Se você é um amante de café, sabe: a vida com café vai muito além da xícara. Ele é um ingrediente que transforma bebidas, receitas e momentos em experiências diferenciadas. Presente em coquetéis, sobremesas e até mesmo pratos salgados, o café também inspira a criação de bebidas como iogurtes, cervejas e licores, resultando em combinações surpreendentes. Será que você já provou as bebidas que utilizam o café como ingrediente?

Aqui você vai ver:

Café pra toda hora

O brasileiro é apaixonado por café. Não é à toa que a primeira refeição do dia se chama “café da manhã”. Café é sinônimo de bate-papo, de concentração, de estudo, de pausa no trabalho, de energia. A importância do café para o brasileiro é tanta que o país não só é o maior produtor mundial de café, mas também ocupa a posição de segundo maior consumidor global, ficando atrás somente dos Estados Unidos (fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária).

A bebida é tão popular que, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Axxus em parceria com a ABIC, 97% dos brasileiros afirmam consumir café ao acordar, e 61% dizem que ele melhora o humor e a disposição.

O Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio.

Os benefícios do café são comprovados cientificamente: os antioxidantes protegem o corpo dos malefícios de radicais livres e a cafeína melhora o cansaço físico e mental, auxiliando a memória, melhorando o desempenho nas atividades físicas e o humor. Sem contar que o café é um potente termogênico.

Seja no cafezinho, no pingado ou em versões mais sofisticadas, o café faz parte da identidade cultural do Brasil e não precisa estar restrito ao consumo somente na xícara. Café vai bem em outras bebidas e muitas delas se inspiram no sabor do café para criar versões de seus rótulos para conquistar os coffeelovers.

Cerveja com café

Tanto a cerveja quanto o café passam por alguns processos parecidos durante sua produção. No café, os grãos são tostados, em diferentes níveis de torra, liberando aquele aroma incrível que todo mundo ama. Na cerveja, o malte também é torrado, influenciando no corpo e na complexidade da cerveja. As cervejas mais escuras, com notas de toffee e chocolate, como as Porters e Stouts, são as que mais combinam com o café, por semelhança.

Inspirados por essa incrível combinação, alguns mestres cervejeiros criaram cervejas com café, como a Colorado Demoiselle Porter com Café ou a Odin Coffee Blond.

Ambas as cervejas levam café na composição, mas enquanto a Demoiselle é uma cerveja escura (Porter), robusta, com malte marcante e tostado, com aroma marcante de café, a Odin Coffee Blond é uma cerveja refrescante com toques suaves de café verde. Dois extremos incrivelmente saborosos para quem ama café e cerveja.

A Demoiselle é uma Porter premiada, adicionada de café obtido de pequenos produtores artesanais da região de Alta Mogiana.

Expert em Cervejas José Padilha

Assim como o café, o chocolate também passa por um processo de torrefação, combinando muito bem com praticamente os mesmos estilos de cerveja que harmonizam com café. Se você também é amante de um bom derivado do cacau, saiba como combinar cerveja e chocolate.

Licor com café

Drinks com café são bem presentes na coquetelaria, e algumas receitas são clássicas, como o espresso martini, ou o irish coffee, perfeitos para aquecer no dia frio. Outras receitas são exclusivas, como o Coffee do Barão, que você só encontra no Bar do Rio.

Coffee do Barão por Zona Sul.

Esses coquetéis utilizam o café como ingrediente, mas se você busca por uma bebida já produzida com café, a dica é optar pelos licores.

Um licor clássico de café é o tradicional Amarula, o licor cremoso mais premiado do mundo. O licor africano Ethiopian Coffee Amarula, é produzido a partir do fruto marula, com um toque de café da Etiópia. Outras opções para os coffee lovers estão disponíveis, como o licor fino de café Schluck Cold Brew e o brasileiro Cabra Lab Café. Todos são ótimos servidos puros com gelo ou como base para os mais variados drinks.

Iogurte com café

Para quem gosta de café com leite, outra alternativa é o iogurte com café. Apesar de lácteos, os sabores são bem distintos, com o toque azedinho do iogurte. O casamento entre as duas bebidas é um boost na concentração e na energia.

Também é possível encontrar iogurtes sem lactose, para quem sofre com alergias ou intolerância à proteína do leite.

O iogurte é um alimento funcional probiótico, que faz bem para a digestão e ajuda na imunidade, enquanto o café ajuda a dar disposição e concentração. A soma dessas propriedades é perfeita para começar o dia com o organismo funcionando a todo vapor.

Cafés Ready-to-Drink (RTD)

As bebidas RTD (Ready-to-Drink) de café são opções prontas para consumo, vendidas em garrafas ou latas, desenvolvidas para quem busca praticidade.

Há uma diferença entre os produtos em lata prontos para consumo e os preparados solúveis enlatados. Os cafés solúveis são instantâneos e precisam ser misturados com água ou leite antes de beber. Eles passam por processos de desidratação, como liofilização ou spray drying, para virar pó ou grânulos.

Já os cafés RTD são bebidas prontas, vendidas em garrafas ou latas, sem necessidade de preparo. Eles podem ser gelados, aromatizados, proteicos, funcionais, sem lactose, entre outras variações.

Há muitas opções no mercado de cafés, cappuccino, frappuccinos e preparados com café prontos para beber. Você pode escolher o seu favorito e matar a vontade de sentir o sabor do café.

Para os apaixonados por café

Se você é daqueles que não troca seu momento de apreciar um cafezinho por nada, aproveite para conhecer ainda mais sobre esse universo com as dicas dos Experts e Chefs Zona Sul. Fique de olho nos artigos e fortaleça sua conexão com a gastronomia por meio do conhecimento:

Paulo Tassinari: Expert Zona Sul em Cafés