A Grécia, berço da civilização ocidental, é famosa por sua cultura e arquitetura, bem como pela gastronomia colorida e variada. Todavia, os vinhos gregos também merecem destaque pelo seu terroir característico e castas locais utilizadas na produção. Aliás, dentre os rótulos famosos, estão os vinhos Domaine Skouras. Conheça mais e experimente a vitivinicultura grega!
A origem de Skouras
A história do Domaine Skouras começou em 1986, com um vinho emblemático, Megas Oenos, que se tornou sinônimo de George Skouras. Naquela época, aliás, Megas Oenos foi uma mistura pioneira de uvas do tipo Agiorgitiko e Cabernet Sauvignon.
Atualmente, o Megas Oenos é um dos vinhos com presença consistente no mundo dos vinhos europeus, com uma capacidade de envelhecimento comprovada e apenas rivalizada por poucos vinhos gregos.
Em 1980, George Skouras foi estudar Agricultura na Universidade de Dijon, na Borgonha, França. Entretanto, a sua convivência com os Chardonnays e Pinot Noirs da região, bem como com os famosos viticultores locais, o fascinou.
Nesse sentido, ao se formar em Dijon em enologia, George começou a acumular experiência em muitas regiões clássicas de produção de vinho da França, Itália e Grécia.
A vinícola
O estabelecimento da vinícola final em Malandreni, na região da Nemea, ocorreu em 2004. A nova infraestrutura aumentou a capacidade e as capacidades técnicas. Além disso, para a equipe de Domaine Skouras, a tecnologia tem tudo a ver com controle e observação, permitindo uma intervenção mínima nos vinhos, apenas na medida necessária.
A vinícola boutique está localizada na área de Nemea, na vila de Gimno.
Confira os vinhos exclusivos Domaine Skouras
Domaine Skouras atualmente cultiva as variedades Roditis, Alepou e Moscofilero (todas as variedades de uvas de casca rosa, mas geralmente usadas na produção de vinho branco), bem como tintos como Agiorgitiko e, mais recentemente, o Mavrostifo de Argos, uma variedade antiga e quase extinta da região. Além disso, variedades cosmopolitas também são cultivadas, como Chardonnay, Viognier, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Syrah e Merlot. Confira alguns rótulos em destaque:
Armyra Branco Vinho branco Skouras Vinho rosé Skouras Vinho tinto Skouras
Cuvée Prestige Branco
Produzido com as uvas Moscofilero e Roditis, este vinho possui tonalidade amarelo palha claro com reflexos verdes, aromas de frutas cítricas, bem como toque floral lembrando o jasmim, notas de hortelã e mineral. Na boca, é leve, fresco e fácil de beber. Vinho ideal para ser consumido em clima tropical.
Acompanha bem carpaccios, saladas, peixes grelhados, peito de frango e queijos frescos. Que tal aprender receitas de verão para saborear com este vinho?
Carpaccio de salmão por Carlos Ohata Salada de bacalhau Couscous de peixe por Piero Cagnin
Armyra Branco
Produzido com 95% Chardonnay e 5% Malagousia, e 30% fermentado e amadurecido por 6 meses em barrica de carvalho francês. Apresenta uma cor amarelo palha intenso com reflexos verdes. Nariz muito fino com notas de pêssego maduro, frutas tropicais como abacaxi e limão, notas de manteiga e caramelo. Na boca, tem bom corpo, boa acidez, é equilibrado e macio, bem como final de boca longo e complexo.
Vai bem com peixes gordurosos, moqueca baiana e queijos meia cura. Que tal saber mais sobre a moqueca e aprender receitas diferentes deste prato bem brasileiro?
Moqueca baiana por Piero Cagnin Canapé de salmão defumado por Carlos Ohata
Cuvée Prestige Rosé
Produzido com 70% Agiorghitiko e 30% Moscofilero. Apresenta uma cor cereja brilhante, aromas de cereja madura, framboesas, notas de flores e pétalas de rosa. Na boca, apresenta corpo médio, bom frescor, com uma sensação de erva-doce na boca, final longo e muito agradável.
Harmoniza com saladas, pizzas, queijos frescos e carnes magras. Aproveite para conhecer mais sobre queijos orgânicos.
Cuvée Prestige tinto
Produzido com 90% Agiorghitiko e 10% Cabernet Sauvignon. Possui uma tonalidade vermelho púrpura com reflexos rubi. No nariz, apresenta aromas intensos de cerejas pretas, amoras, ameixa, violeta e ervas secas. Na boca, tem corpo médio, taninos delicados e bom equilíbrio, assim como um final de boca moderado e harmonioso.
Acompanha bem carnes vermelhas maturadas, ensopados, assados, massas com molhos vermelhos ou ragu e queijos meia cura. Aproveite para conhecer os diferentes tipos de massa italiana para preparar o seu menu.
Ragu de costela com polenta Massa italiana ao molho Norma
Onde comprar
Você encontra os vinhos gregos Domaine Skouras nas lojas Zona Sul e, em breve, também no site. Gosta do sabor mediterrâneo? Conheça mais ingredientes diretamente da Grécia para sua casa.