A estação mais quente do ano faz muita gente pensar em matar a sede, mas e o cardápio, como fica? A fim de que o seu menu de verão não fique em segundo plano, preparamos uma lista completa de receitas que combinam com a estação e melhor ainda, são fáceis de fazer.

E não pense que só de salada é feita a lista. Afinal, existem muitos pratos com carnes e mais rebuscados que podem ser apreciados no clima mais quente, sem causar aquele peso ou calor após uma feijoada, por exemplo.

Tem entrada, salada (sim!), pratos principais com e sem carnes, massas e claro, como pede a estação mais carioca do ano, muita variedade de receitas com peixes e frutos do mar.

Isso tudo para harmonizar com vinhos de verão selecionados pelos Experts Zona Sul.


Entradas

Para bater papo com os amigos ou simplesmente apreciar o pôr do sol no clima de férias, nada melhor do que as deliciosas “entradinhas”, ou seja, comidas geralmente preparadas em pequenas porções, para degustar aos poucos, aproveitando o melhor do clima.

Croquete de batatas, por Piero Cagnin

Aves

Para quem gosta de pato e frango, estas receitas certamente vão bem para diferentes momentos. Do almoço rápido na correria do dia a dia ao jantar com uma pessoa especial, você pode ousar no cardápio e surpreender no sabor.

Frango ao curry, por Piero Cagnin

Peixes variados

Quantos sabores variados não existem quando pensamos em peixes? Além de extremamente saudável, o peixe permite uma série de receitas, para todas as ocasiões. Desse modo, confira a seguir as sugestões criadas pelos Experts e por chefs brasileiros convidados:

Antes de mais nada, para quem não conhece, o pirarucu é um peixe de sabor inconfundível, considerado o “bacalhau brasileiro”. O Expert Carlos Ohata é um grande apreciador da espécie principalmente pela sua qualidade, versatilidade e sabor. Confira as receitas com pirarucu e saiba mais sobre o peixe neste artigo.


Destaque para o salmão

O salmão é inegavelmente um peixe muito versátil no verão. Primeiramente, é bom lembrar como que você escolher bem o seu salmão para preparar uma boa receita.

Infográfico cortes de salmão. Por Zona Sul.

Em segundo lugar, é válido ressaltar que o salmão vai bem tanto cru, em um belo carpaccio ou no sushi, quanto bem grelhado, assado ou somente selado na frigideira, com molhos variados e um bom azeite.

Salmão a’l unilateral, aspargos e batata-baroa, por Chistophe Lidy


Frutos do mar

Em primeiro lugar, você conhece os benefícios dos frutos do mar na alimentação? Eles são ótimos substitutos para as carnes vermelhas e são ricos em proteínas, vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo. Além do mais, frutos do mar são uma delícia, sobretudo no verão, para degustar na beira da piscina com um bom vinho refrescante.

Um destaque para a feijoada de frutos do mar: natural de Santa Catarina, ela é tão brasileirinha quanto a feijoada tradicional, e não está longe de desbancar a concorrente. Nesse sentido, quem gosta das comidas do mar não deve deixar de provar essa delícia, perfeita para um dia de sol. Criação do Expert Carlos Ohata.

Quer saber mais sobre a feijoada? Saiba mais sobre o prato mais brasileiro de todos neste artigo!


Massas

Massas não combinam só com o inverno. Basta escolher o molho correto e os ingredientes perfeitos que a pasta italiana faz par perfeito com a estação mais ensolarada do ano.

Porém, vamos combinar que uma boa pizza vai bem o ano todo, não é mesmo?


Saladas

Saladas são versáteis, e são muito mais do que aquela clássica combinação de alface com legumes in natura. A salada de cogumelos e de cuscuz, por exemplo, estão aqui para provar que quem diz que não gosta de salada não conhece essas versões.

Aproveite para conhecer os benefícios do cogumelo neste artigo.

Os cogumelos ajudam a prevenir doenças como o mal de Alzheimer e são fontes de antioxidantes.


Receitas sem carne

Atualmente, tem gente que ainda acha que receitas sem carne são sinônimos de comida sem sabor. Isso é um mito! De fato, as receitas com legumes e verduras aproveitam ao máximo a combinação de suas propriedades e podem ser uma excelente pedida para um dia de bastante calor.


Carnes

Antes de tudo, qual é a sua carne preferida? Bovina, suína ou de cordeiro? Todas elas têm suas peculiaridades e podem sim combinar com um bonito dia de verão. Harmonize com o vinho certo e prepare sua carne sem medo.

Para um dia de sol, nada melhor do que um churrasco! Por isso, aprenda as melhores dicas para o churrasco perfeito com o Expert Marcelo Malta neste artigo.

O Expert Marcelo Malta dá dicas para o preparo do churrasco perfeito.

Gostou das dicas? Prepare seus ingredientes e capriche no menu para curtir o melhor do verão!