Para o Zona Sul, ser carioca de coração significa pensar e agir em prol do meio ambiente. Acreditamos, assim, que por meio da adoção de novos hábitos e pequenas atitudes no dia a dia, todos podem ajudar a tornar nossa cidade maravilhosa um local mais sustentável.
Uma das maneiras mais eficazes de praticar a sustentabilidade é uma atitude bem simples: substituir as sacolas plásticas por sacolas retornáveis, as ecobags, ao fazer compras. Afinal, 1 ecobag = 10 sacolas plásticas a menos. Leia o artigo e saiba mais sobre a ação.
Impactos negativos do plástico no meio ambiente
Você sabia que somente no Brasil são produzidas 10,5 milhões de toneladas de lixo plástico por ano? (fonte: SEBRAE, boletim de inteligência, 2018). Sendo assim, o Brasil está no 4º lugar de um ranking nada bom de países que mais geram lixo no mundo, de acordo com estudo da WWF.
No topo do ranking, EUA, seguido de China, índia e Brasil: países que mais geram lixo no mundo.
Fonte: WWF Brasil
Os impactos negativos do uso excessivo das sacolas plásticas são percebidos desde a sua produção, que consome valiosos recursos não renováveis, até seu descarte, muitas vezes feito de maneira incorreta.
Além disso, nem todo plástico é igual, mas uma característica eles têm em comum: levam de 50 a 500 anos para se decompor na natureza. Até mesmo sacolas biodegradáveis, cuja decomposição demora até 3 anos, são causadoras de danos ambientais e ecológicos.
Plástico: sua decomposição pode levar séculos, além de causar danos ecológicos e até mesmo riscos de intoxicação.
Tipos de plástico
Confira alguns tipos de plásticos mais populares s (fonte: SEBRAE, boletim de inteligência, 2018):
- Polietileno Tereftalado: o famoso PET, do qual são feitas garrafas e embalagens;
- Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e Baixa Densidade (PEBD): sacolas de supermercado, plástico filme, sacos de lixo, tampas, potes;
- Polipropileno (PP): Potes de manteiga, copos e pratos descartáveis, seringas, embalagens de biscoito;
- Poliestireno (PS): Embalagens de iogurte, sorvete, copos e pratos descartáveis, aparelhos de barbear;
- Policloreto de Polivinila (PVC): Embalagens para água mineral, sucos, maioneses e de alguns frascos de remédio.
À primeira vista inofensivas, as sacolas muitas vezes descartadas acabam sendo levadas para os rios e oceanos, prejudicando os seres vivos que ali vivem. Um exemplo é a tartaruga marinha, espécie já ameaçada que sofre pela ingestão de plásticos que causa asfixia e intoxicação.
Além disso, não se sabe ainda os danos da ingestão de alimentos e água contaminação por macro, micro e nanoplásticos nos seres humanos, gerados pela fabricação de produtos para o consumo.
Sendo assim, que tal, a partir de agora, aderir a alguns hábitos eco-friendly no seu dia a dia? Um deles é a substituição do uso de sacolas pelas ecobags!
Ecobags Zona Sul: cuidando do meio ambiente com estilo
Você sabia que 1 ecobag equivale a 10 sacolas plásticas a menos no planeta? Assim, em apenas 1 ano, graças ao sucesso das ecobags, o Zona Sul reduziu em 30% o consumo de plástico, contribuindo junto com você para um mundo mais sustentável.
1 ecobag = 10 sacolas plásticas a menos
No Zona Sul, são muitas as opções para reduzir o desperdício de sacolas plásticas. Além das ecobags disponíveis nos tamanhos P (6kg) e G (18kg), você encontra também várias opções de sacolas térmicas, sacolas de tecido e até carrinho de feira para ir às compras. Além disso, as ecobags e sacolas térmicas estão disponíveis em uma grande variedade de tamanhos, formatos e estampas. É impossível não encontrar uma opção que é a sua cara!
Aproveite para conhecer a nova coleção de estampas Amo Rio + Cicero.
Se você preferir, pode utilizar também as sacolas de papel, que são recicláveis, para armazenar as compras. E olha só que atitude incrível: o Zona Sul tem um caixa verde prioritário para quem usa ecobags. São só vantagens para você!
Atitudes sustentáveis nas compras
Além de lembrar sempre de utilizar as ecobags, outras atitudes sustentáveis podem ser tomadas ao ir ao supermercado. Confira a seguir:
- Vá, sempre que possível, a pé ou de bike ao supermercado
- Caso vá de carro, divida o carro com alguém, ou opte por fazer as compras para um vizinho;
- Faça uma lista e só compre o que é realmente necessário, sem excessos;
- Informe-se a respeito das marcas que consome, verificando se os processos de produção são sustentáveis;
- Escolha, sempre que possível, adquirir produtos orgânicos;
- Informe-se sobre as marcas locais e os pequenos produtores.
- Se quiser, compre pelo site ou WhatsApp e o Zona Sul vai realizar, sempre que possível, sua entrega de maneira sustentável;
Expert Lidy e triciclo elétrico de entrega Triciclo elétrico de entrega Zona Sul
Onde encontrar sua ecobag
Para comprar sua ecobag ou sacola térmica, é só ir até a loja Zona Sul mais próxima ou pedir pelo app ou site Zona Sul. Depois, aproveite para conferir dicas de como não esquecer as ecobags na hora de fazer compras.