Você pode não ser fã de uma dose de um forte whisky nem tão adepto dos drinks sem álcool, mas certamente você já provou um gin tônica, a bebida que equilibra frescor, doçura e amargor, com álcool na medida certa. O coquetel que se tornou uma febre nas metrópoles brasileiras celebra em 19 de outubro a sua data mundial oficial. Vamos aprender mais sobre o gin tônica e seus segredos com o mixologista do Bar do Rio, Claudio Adriano!
19 de outubro é o Dia Mundial do Gin tônica!
Aqui você vai ver:
- Gin tônica, o queridinho do Brasil
- A origem do gin
- A descoberta do quinino
- O surgimento do gin tônica
- Prepare seu gin tônica em casa
- Variações do gin tônica
- Onde comprar os ingredientes
Gin tônica: queridinho do Brasil
Com mais de 160 anos de existência, o gin & tonic (G&T), conhecido pelos brasileiros como Gin Tônica, voltou à moda nos últimos anos. Só no Brasil, o consumo de gin tornou-se notável de acordo com levantamento oficial da Wine and Spirits Research (IWSR).
Notavelmente, o Brasil emergiu como um novo hotspot da categoria, com volume 3 vezes maior do que os últimos dois anos com previsão de crescimento de 27,5% até 2023, conforme o crescimento da tendência de consumo de gin tônica em bares sofisticados em São Paulo e Rio de Janeiro.
Wine and Spirits Research (IWSR)
E, apesar de não fazer parte do catálogo de drinks da entidade internacional de coquetelaria, a IBA (international Bartender Association), o drink é um clássico informal que todo bartender precisa conhecer. Mas o popular gin tem uma longa história que envolve medicina, política, guerra e claro, coquetelaria. Conheça:
A origem do gin: da alquimia à guerra
A história da destilação começa muito antes das bebidas alcoólicas serem um símbolo de socialização. No século IX as técnicas de destilação foram desenvolvidas pelo árabes e no decorrer dos séculos adaptada para a medicina, com a infusão de ervas.
Zimbro: de erva medicinal a ingrediente do famoso coquetel.
O zimbro, também chamado de genebra, genebreiro, junipo, junípero ou zimbrão, é uma planta usada como tempero ou no preparo de óleos extraídos de suas sementes para fins medicinais.
Na Europa do século XIII, por exemplo, um destilado à base de zimbro era utilizado pelos holandeses para curar a febre. No século XVII portanto, o gin ganha uma importância no cenário político e militar e alcança a Inglaterra.
A bebida dos soldados
Durante a guerra de independência em que holandeses e britânicos lutaram lado a lado contra os espanhóis (guerra dos 80 anos), os britânicos conheceram a bebida holandesa chamada de Dutch Courage (coragem holandesa). Assim, a bebida à base de zimbro passou a ser ingerida pelos soldados britânicos.
O gin tem um longo histórico que vai do desenvolvimento da medicina e dos campos de batalha aos bares populares e da alta sociedade.
Ao chegar na Inglaterra, o Dutch Courage tornou-se a bebida barata dos porões e bares de rua. Porém, o Rei Guilherme III viu no gin a oportunidade de fazer dinheiro para lutar contra os franceses e estimulou a produção de gin no país. O resultado foi um consumo ainda maior da bebida.
Todavia, tornar-se famoso é uma faca de dois gumes. E o gin, por se tornar uma bebida altamente consumida, começou a ser acusada como causadora de problemas e de destruir os bons costumes britânicos. Sendo assim, o governo tentou conter a mania do gin através de inspeções a destilarias, mas o resultado não foi bem sucedido.
A bebedeira coletiva foi batizada de “a loucura do gin”, imortalizada em uma gravura de William Hogarth, batizada de “O Beco do Gim” (Gin Lane), de 1751.
A loucura foi dando espaço a outras bebidas como o rum e as cervejas, e o surgimento de uma regulação de mais qualidade e maiores impostos, permitia a melhoria da qualidade técnica dos alambiques e um maior leque de opções.
A descoberta do quinino
No século XVII o quinino (ou quinina), obtido da casca da árvore Chincona revolucionou o mercado do gin. O pó do quinino, bem amargo, era misturado com água e açúcar era ingerido como xarope contra a malária. No século XVIII, com a invenção da água carbonatada, a água tônica de quinino surgiu, como uma opção refrescante, levemente amarga e possivelmente preventiva contra a malária.
A quinina é extraída da casca de uma planta comum nos países da América do Sul, a Cinchona.
Porém vale lembrar que apesar de o quinino ter sua eficácia contra a malária, as concentrações de quinino na água tônica são muito baixas se comparadas às doses utilizadas para o tratamento da doença. Além do fato de que atualmente, são utilizadas versões sintéticas do extrato, o que simula o sabor mas não mantém as propriedades medicinais.
Lembre-se que apesar de alguns boatos e dicas que circulam pela web, água tônica de quinino não tem poder curativo ou preventivo contra a Covid-19. Cuidado com as #fakenews.
O surgimento do gin tônica
Foi no século XIX, nas colônias britânicas na Índia, que o costume de misturar a água tônica de quinino com o gin começou. Uma forma de “refrescar” a bebida já popular e amada pelos ingleses. E assim, surge o gin & tonic, que com a adição do limão ganhou sua versão como conhecemos hoje em dia.
O Gin & Tonic tornou-se a bebida oficial das tropas inglesas pois continha substâncias que preveniam doenças, como o quinino (contra a malária) e o limão (contra o escorbuto, ocasionado pela falta de vitamina C).
No decorrer das décadas, a indústria adaptou alguns componentes, como o quinino da água tônica, por exemplo, criando sua versão sintética de aromatizante, o que barateou os custos de produção da água tônica, tornando-a mais popular, menos amarga e sem objetivos medicinais.
O gin no decorrer das décadas foi mudando de status: de bebida associada à pobreza e à bebedeira coletiva, tornou-se ingrediente de um coquetel que saiu das tropas para os balcões dos bares da alta sociedade.
Prepare o seu gin tônica em casa
Para fazer da sua casa o seu bar e preparar o seu gin tônica, basta seguir as dicas no mixologista Claudio Adriano, responsável pelo Bar do Rio:
O segredo é escolher um bom gin, uma boa tônica e se aventurar! Estudar um pouco sobre as ervas botânicas presentes no gin escolhido, experimentar combinar especiarias e surpreender o paladar!
Mixologista Claudio Adriano
Gin tônica com frutas vermelhas e calda de compota de figo
Que tal preparar seu gin tônica de frutas vermelhas e calda de compota de figo seguindo as dicas do Expert José Padilha @padilhasommelier ? Aperte o play!
Gin tônica com Tanqueray nº 10
Adicione 50 mL de Gin Tanqueray Nº TEN numa taça de Gin cheia de gelo até a boca. Complete com água tônica e mexa a bebida delicadamente. Finalize com um gomo de limão siciliano espremido e fatias de gengibre fresco.
Essa e outras receitas você encontra no catálogo de drinks de verão.
Catálogo de drinks para o verão Gin inglês Tanqueray nº Ten
Variações do gin tônica
As variações do gin tônica são diversas. De acordo com Claudio Adriano @claudiodriano, existem as versões com xarope, com purê de frutas, energético além de possibilidades de substituir a tônica por outras bebidas carbonatadas como o Hard Seltzer, além de cervejas, e outras novas roupagens do clássico.
Gin tônica por Claudio Adriano. Foto: @claudiodriano Bar do Rio. Foto: Zona Sul
Segundo o mixologista, o gin tônica para fazer jus ao seu nome, precisa desses dois ingredientes básicos: o gin e a tônica. Porém, outros drinks inspirados no gin tônica podem ser uma ótima alternativa, inclusive para versões sem álcool!
Uma ideia é utilizar ingredientes como canela, gengibre ou frutas vermelhas adicionados à tônica pura deixá-la com um toque mais elegante.
Ingredientes para fazer seu gin tônica
Para facilitar, você encontra bebidas e ingredientes prontos para fazer o gin tônica perfeito. Como o Kit de especiarias Gin Tônica Perfeito Bombay, que contém alecrim, anis estrelado, cardamomo, canela, casca de laranja, flor de hibiscus, pimenta rosa, zimbro e ainda vem com uma colher bailarina!
Kit de especiarias Bombay Gin tônica Bar do Rio
Confira a lista completa de ingredientes para fazer a bebida mais trending do momento sem sair de casa e fazer um brinde ao dia mundial do Gin:
- Escolha o seu gin preferido;
- Combine com sua água tônica;
- Não esqueça o limão siciliano;
- E o toque das especiarias.
Veja o passo a passo para preparar o seu:
@zonasulsupermercados Em homenagem ao Dia do Gin Tônica nós trouxemos esse drink que virou o queridinho de muita gente! #Gastronomia #Drink #Gin #Primavera #ZonaSulTáOn
? som original – Zona Sul
Por outro lado, se você quiser celebrar a data especial dando um passeio, a dica é fazer seu “tim-tim” aqui no Bar do Rio: uma experiência do seu happy hour dentro do Zona Sul! Saúde!
Acompanhe os podcasts
Para saber mais sobre o dia do gin tônica, ouça o podcast e acompanhe os episódios no Spotify!