Você já experimentou drinks sem álcool? Muitas vezes confundidos com sucos, vitaminas ou smoothies, os mocktails ou zero proof drinks estão em alta, tanto pelo sabor, complexidade e benefícios para a saúde. Afinal, criar um coquetel é muito mais do que admirar um copo bonito com líquido colorido. É função da mixologia, sobre a qual vamos entender mais aqui. Cheers!

O que é mixologia

Atire a primeira pedra quem nunca sacudiu uma coqueteleira e se sentiu o próprio bartender! Mas assim como em toda atividade, a arte de criar drinks vai muito além das ferramentas utilizadas.

A mixologia vai além de criar bebidas em um bonito ritual de apresentação. Combinar os ingredientes na medida certa, na ocasião ideal, criando a experiência sensorial completa e personalizada é uma verdadeira arte que demanda estudo e experiência.

A mixologia é um ramo da coquetelaria e utiliza o conhecimento sobre cada ingrediente para criar a bebida perfeita.

Mixologista e Bartender

Por mais que haja muitas divergências entre as nomenclaturas, o mixologista está mais ligado aos bastidores da criação dos drinks e o bartender mais dedicado a preparação dos mesmos. Porém, um mixologista precisa ser bartender e um bartender pode se aprofundar como mixologista.

A diferença é muito pequena entre as terminologias, explica Claudio Adriano, especialista responsável pelo Bar do Rio.

No mundo das cervejas também existem as diferenças entre o sommelier e o mestre-cervejeiro.

Em ambos os casos, porém, é indispensável que o profissional em coquetelaria conheça os clássicos drinks que todo mundo ama, como uma boa Margarita ou aquela brasileiríssima caipirinha.

Claudio Adriano e o Bar do Rio

Claudio Adriano Lucas Chagas é especialista com 14 anos de experiência em coquetelaria clássica e mixologia. Além disso, já foi instrutor por mais de 2 anos e barman em importantes casas do Rio de Janeiro, como Bar Soho e Rio Cenário com Henrique Fogaça. Hoje atua na criação de coquetéis para o Bar do Rio e também no treinamento de bartenders para a rede.

E os drinks sem álcool?

Agora que você já conhece o papel importante do mixologista, pode imaginar a sua importância na criação de drinks também em suas versões sem álcool, já que um bom coquetel depende da mistura de ingredientes especiais e não somente do fato de conter uma bebida alcoólica em sua composição.

Tradicionalmente encarados como a última opção do bar, os drinks sem álcool ganharam igual importância nos bares, não só como opção de bebida para os “motoristas da rodada” mas como uma alternativa saborosa e saudável, o que aponta para uma tendência crescente do público preocupado com a alimentação saudável.

A demanda por um estilo de vida saudável aumentou, principalmente durante a pandemia.

O movimento não-alcoólico tem ganhando cada vez mais adeptos, uma vez que existe a crescente demanda por drinks sem álcool com sofisticação, muito sabor e mais saúde.

Que tal um quentão sem álcool? Veja essa dica rápida do mixologista Claudio Adriano:

@sigazonasul

Que tal um quentão sem álcool? Vem ver essa receita do mixologista Cláudio Adriano! ##ZonaSulTáOn ##quentão ##quentãosemálcool ##tiktokreceitajunina

♬ som original – Trechos Paraense

Bebidas funcionais

Os mocktails ou zero proof drinks, como são também conhecidos os coquetéis sem álcool, entram na categoria de bebidas funcionais que, como o próprio nome indica, possuem a função de trazerem benefícios à saúde, performance ou bem-estar.

Além da preferência pelos drinks sem álcool, evitando os seus efeitos colaterais como retenção de líquido ou embriaguez, vários amantes de um bom coquetel sem álcool estão buscando alternativas de bebidas com menos açúcar, xaropes naturais no lugar dos industrializados e opções menos carbonatadas. Drinks naturais, plant-based, todavia com a mesmo equilíbrio de sabores que um bom drink de clássico seria capaz de oferecer.

De acordo com o pesquisa realizada em 2020, 29% dos consumidores têm produrado por mais alimentos funcionais desde a pandemia.

Lembrando que, mocktails e cocktails podem conviver harmonicamente e que ser um amante das versões alcoólicas não impede em nada que você opte e até mesmo prefira certos drinks sem álcool. E vice-versa. Afinal, assim como o flexitarianismo, a opção pelos drinks sem álcool pode ser uma questão puramente de equilíbrio na sua alimentação.

Bar do Rio

Bom, seja para os drinks com gin, cachaça e até mesmo cerveja, ou para as versões mais “limpas” como a deliciosa soda italiana, você pode contar com o Bar do Rio.

O Bar do Rio é um ambiente gostoso e aconchegante situado em diversas unidades das lojas Zona Sul. Uma oportunidade incrível de experimentar bebidas gostosas e criativas, diretamente sob o olhar do mixologista Claudio Adriano, e ainda harmonizar com os melhores produtos que o Zona Sul oferece, como petiscos, queijos e frios.

Separe o seu momento para curtir a vida com sabor e conecte-se ao melhor da gastronomia!