O verão está com tudo. Dias quentes e ensolarados na praia ou em casa com amigos pedem bons drinks. Porém, engana-se quem pensa que fazer drink é complicado, ou só para especialistas em mixologia. Além do mais, com utensílios e ingredientes que você tem em casa, fica muito fácil preparar um drink profissional, com a curadoria do nosso Expert José Padilha.

A origem do Gin

A história do Gin começou na Holanda, no século XVII. O médico Francisco de La Boe, por meio da busca de um medicamento para problemas renais e urinários, criou a bebida a partir do zimbro, fruta arredondada semelhante à uva, juntamente com destilado de cereais.

O sabor marcante e o preço acessível fizeram com que bebida se popularizasse por todas as camadas sociais. Desse modo, a base da bebida, zimbro e álcool de cereais, é a mesma, independentemente da maneira de fabricação.

Foi por meio da busca de um medicamento para problemas renais e urinários, que o Gin foi criado.

Nos anos 90, porém, o Gin foi perdendo sua popularidade. Até que, em meados dos anos 2000, na Europa, iniciou-se o consumo de Gin com gelo para refrescar após o dia de trabalho. Desde então, seu consumo, combinado aos mais variados drinks foi aumentando, tornando a bebida famosa novamente.

Gin é tendência

De fato, o Gin é a bebida do momento, considerada por muitos a queridinha dos bartenders (e consumidores). O posto que antes era da vodca, foi gradativamente sendo “tomado” pelo Gin, devido ao seu frescor e possibilidade de sabores, devido aos botânicos utilizados em suas combinações.

O Expert José Raimundo Padilha indica alguns Gins de qualidade para você preparar suas bebidas, como os premiados Amázzoni e o orgânico Vitória Régia, assim como o Mutatis. Todos brasileiros!

Desmistificando o Gin Tônica

Hoje em dia, quando se fala em Gin, qual é o drink que vem à cabeça? Com toda certeza, o Gin tônica, ou G&T (Gin and Tonic). Por ser mega refrescante, pouco calórico e possibilitando uma infinidade de combinações com frutas e especiarias, a bebida é, inegavelmente, um sucesso onde quer que se vá.

Desde então, o Gin Tônica se popularizou e hoje é uma das bebidas mais difundidas e apreciadas do mundo.

drinks gin tonica zona sul foto rodrigo azevedo
Gin Tônica. Foto: Rodrigo Azevedo/Zona Sul

A receita mais difundida de Gin Tônica utiliza a tônica para dar um toque de amargor e muita efervescência. Para aprender a preparar sua receita de Gin Tônica com o Expert José Raimundo Padilha, baixe gratuitamente o catálogo de drinks de verão e confira como é fácil!

Aprenda uma receita de Gin Tônica com chá de hibisco muito simples de preparar, criada pelo Expert José Padilha.

Mas você sabia que você pode preparar seu drink com substitutos igualmente deliciosos, como cachaça e cerveja? Confira este artigo até o final e se surpreenda!

Substituindo o Gin por Cachaça

A cachaça, inegavelmente, faz parte da cultura e identidade brasileira. Chamada de mé, caninha, marvada ou branquinha, a cachaça é um dos destilados mais antigos do mundo.

Famosa na caipirinha, pode ser usada no lugar do Gin na criação do drink “cachaça tônica”.

Além disso, produz-se aguardente em todos os cantos do país, com mais de 4 mil marcas registradas e com uma grande diversidade de aromas, cores e sabores. Saiba mais sobre esta bebida que tem identidade brasileira neste artigo.

A cachaça pode ser um incrível substituto do Gin para a criação de um Gin tônica brasileiríssimo, o drink “cachaça tônica”. Uma cachaça de qualidade, de preferência sem muito tempo de envelhecimento em barris de carvalho, conferem ao drink um sabor leve e refrescante.

Você não precisa ser mixologista para preparar seu drink. Ele pode ser servido em um copo alto ou em uma taça grande de vinho. Basta caber bastante gelo, pois faz toda a diferença.

José Raimundo Padilha, Expert em Cervejas Zona Sul

Substituindo a Tônica

Nem só de tônica é feito um drink efervescente. No famoso Gin tônica, a bebida gaseificada é a responsável pela carbonatação do drink (efervescência). Todavia, outras bebidas podem combinar muito bem com o Gin (ou cachaça) e trazer mais sabor e refrescância.

Troque a tônica por Hard Seltzer

Uma aposta do momento é a Hard Seltzer: água gaseificada, com álcool e frequentemente, aromas de frutas. Sensação no verão dos EUA, chegou ao Brasil com tudo! Substitui a tônica com vantagens, uma vez que as frutas podem trazer uma excelente versatilidade aos drinks.

Hard Seltzer Topo Chico, em diferentes sabores. Você encontra no Zona Sul.

Troque a tônica por cervejas artesanais com frutas

Você pode aproveitar o clima quente do verão e usar uma geladíssima cerveja artesanal para compôr o seu Gin Tônica que, consequentemente, neste caso, vai virar um “Gin Sour”.

Isso porque o estilo Catharina Sour, criado no Brasil e reconhecido internacionalmente, é o mais indicado para trazer o sabor das frutas e um suave amargor (em substituição ao da tônica) para a sua criação.

Cervejas Catharina Sour: Graviohlá-lá e I’m Sour (Three Monkeys). Foto: Fernando Mafra / Zona Sul.

As cervejas I’m Sour, com pitaya e goiaba e a Graviohla-lá, com graviola, são as dicas do Expert José Padilha para surpreender o seu paladar. Saiba mais sobre as cervejas artesanais Catharina Sour neste artigo.

Substituindo o xarope por doces de compota

Algumas receitas de drinks levam xaropes aromatizados para dar um toque mais doce à bebida. O xarope, nada mais é do que uma infusão de açúcar. Sendo assim, uma alternativa para deixar seu drink mais fácil ainda de preparar é utilizar aquele restinho do caldo de uma compota de frutas como ingrediente.

A mistura do Gin tônica com o doce de limão ou de laranja é perfeita. Experimente, portanto, desmistificar o seu drink e criar sua versão com as delícias que você tem em casa!

Os drinks e destilados deixaram de ser tendência faz tempo, para virar uma realidade cada vez mais presente nas cartas de bares, restaurantes e até supermercados.

José Raimundo Padilha, Expert Zona Sul

Para os mais aventureiros, que se arriscam no mundo da mixologia, a dica é o Kit de especiarias da Bombay, para você criar sabores diferentes. O kit contém 8 especiairias, colher bailarina e pode ser comprado pelo site Zona Sul.

Incluso no Kit Gin Tônica Perfeito Bombay:

  • Alecrim (20g);
  • Anis Estrelado (18g);
  • Cardamomo (15g);
  • Canela (20g);
  • Casca de Laranja (36g);
  • Flor de Hibiscus (15g);
  • Pimenta Rosa (24g);
  • Zimbro (30g);
  • Colher Bailarina.

Harmonize seu drink com um petisco

Assim sendo, vá a uma loja Zona Sul e escolha a sua combinação preferida de ingredientes para criar sua receita, juntando as dicas do Expert José Padilha com o seu toque especial.

Aproveite e confira também nosso catálogo de drinks para o verão e se inspire nas maravilhosas combinações de sabores que nossos Experts trazem para você. Além disso, no catálogo, você encontra combinações de frios para montar sua petisqueira para curtir com os amigos juntamente com seu drink, que você pode preparar em casa ou degustar no Bar do Rio.