Seja no alto verão ou no mais extremo inverno, sempre há um whisky perfeito para cada clima! Mas como acertar o rótulo ideal para cada ocasião? Abra sua mente para o universo dos whiskies e saiba como escolher o rótulo certo para cada clima, harmonizando com receitas e antepastos, nas mais deliciosas combinações. E tudo isso com as dicas do mixologista Zona Sul, Claudio Adriano.

Aqui você vai ver:

O que é o whisky?

O whisky (ou uísque) é uma bebida alcoólica destilada feita a partir da fermentação de grãos, como cevada, milho, centeio e trigo. Seu de produção envolve a destilação e envelhecimento em barris de madeira.

Existem algumas principais diferenças entre os tipos de whisky, que dependem do cereal utilizado, do processo de produção, da origem e maturação. Entre os tipos mais famosos de whisky, estão o Scotch (escocês), os americanos Bourbon, Tenesse e Rye; e o whisky irlandês, cada um com suas especificidades.

O Dia Mundial do Whisky é comemorado no dia 17 de maio.

Cada estilo possui características próprias, mas também têm variações de sub estilos, com é o caso dos escoceses, por exemplo: os mais florais são Lowlands e Speyside. Já os mais defumados são os Highlands e Islay.

A escolha do tipo de whisky adequado para cada ocasião está diretamente vinculada ao conhecimento dos estilos. Alguns combinam muito bem em copos com gelo e drinks refrescantes, enquanto outros são indicados para coquetéis mais encorpados e combinam com dias mais frios.

Sendo assim, nada melhor do que seguir as dicas de quem conhece do assunto com propriedade, o mixologista Zona Sul, Claudio Adriano, que além de selecionar as melhores bebidas disponíveis para os cariocas de coração, também é responsável pela criação de coquetéis para o Bar do Rio.

Whisky certo para cada clima

Claudio Adriano ensina as características principais para você escolher o whisky certo para a temperatura do dia.

Para os dias mais quentes, os whiskies mais refrescantes são:

  • Mais leves no corpo (baixo teor oleoso).
  • Notas cítricas, florais, frutadas (ex: maçã verde, pera, mel).
  • Geralmente irlandeses ou jovens.
  • Baixo teor de defumação e madeira.
  • Alta versatilidade em coquetéis com gelo, frutas e água com gás.

Entre os rótulos que você encontra no Zona Sul, alguns whiskies mais versáteis para serem consumidos com gelo ou em drinks refrescantes. Alguns exemplos: o Jameson Irish Whiskey, um blended irlandês triplamente destilado; Jameson Caskmates IPA Edition, finalizado em barris de IPA, com toques de lúpulo; Jack Daniel’s Honey que conta com toques adocicados do mel; e ainda Jack Daniel’s Apple, com o toque cítrico de maçã verde.

Whiskies mais indicados para os dias frios têm as seguintes características:

  • Encorpados e oleosos.
  • Notas de especiarias, caramelo, toffee, fumaça, madeira.
  • Maturação prolongada ou barris de carvalho tostado.
  • Incluem bourbons, escoceses envelhecidos e single malts turfados.
  • Ideais para consumo puro ou drinks intensos, com sensação de aquecimento.

Entre os rótulos indicados pelo mixologista que você encontra no Zona Sul estão nomes como o americano Maker’s Mark Bourbon, com notas de caramelo e especiarias doces; Dewar’s 12 Anos, amadeirado e encorpado; Chivas Regal 12 Anos, combinação de grãos e maltes maturados por no mínimo 12 anos; e Ballantine’s Finest, clássico whisky escocês.

Harmonizações com receitas dos Experts e Chefs Zona Sul

O whisky é uma bebida versátil que pode harmonizar perfeitamente com antepastos, pratos principais e sobremesas, assim como acontece no universo dos vinhos e cervejas. Para combinar o seu whisky com o prato certo para a estação, alguns princípios podem auxiliar na compreensão de como combinar a intensidade da bebida com a complexidade do prato:

  • Pratos leves: whiskies e coquetéis mais frutados e suaves, servidos com gelo, vão bem com pratos mais leves, assim como queijos mais macios e cremosos.
  • Pratos condimentados e carnes: whiskies encorpados e envelhecidos em barris de madeira vão bem com pratos mais condimentados, assim como carnes, frios, e antepastos mais temperados.
  • Sobremesas e chocolates: whiskies mais adocicados, com notas toffee, mel ou baunilha vão bem com sobremesas e acentuam o sabor de receitas com chocolate.

Experimente algumas harmonizações sugeridas pelo mixologista Claudio Adriano e combine rótulos que você encontra no supermercado mais amado do Rio com receitas dos Experts e Chefs Zona Sul.

Jameson Irish Whiskey + Tartine de brie com damasco e mel

Quer receber os amigos em casa em um dia mais quente? Aposte em uma recepção fácil e saborosa, como a tartine de brie com damasco e mel do Expert em Gastronomia Christophe Lidy.

O Jameson Irish Whiskey é suave, com notas florais, mel e um toque amadeirado, combinando perfeitamente com queijos macios de mofo branco como o brie. O detalhe que faz a diferença está no damasco e no mel, que realçam as notas doces e frutadas da harmonização.

Tartine de brie, damasco e mel por Christophe Lidy.

Chivas Regal 12 anos + Pernil suíno assado com molho de laranja

O dulçor e corpo do whisky Chivas Regal casam com o toque caramelizado do pernil suíno tostado e equilibram a acidez da laranja. Prepare sua receita com o Expert em Carnes Jimmy Ogro.

Pernil suíno com laranja por Jimmy Ogro.

Jack Daniel’s Honey + Brownie de chocolate com flor de sal

A doçura do whisky Jack Daniel’s Honey com mel acentua o sabor do chocolate, e o sal da receita da sobremesa equilibra o sabor de ambos, criando contraste.

Para experimentar esse casamento, prepare você mesmo um delicioso brownie de chocolate, seguindo o passo a passo do Chef Zona Sul David Eleutério.

Ingredientes

  • 350g de chocolate meio amargo
  • 350g de manteiga
  • 170g de farinha de trigo
  • 330g de açúcar
  • 5g de sal (1 colher de chá rasa)
  • 300g de ovos (5 ou 6 ovos)
  • 100g de nozes

Modo de preparo

  1. Comece picando e torrando as nozes em uma frigideira.
  2. Derreta o chocolate com a manteiga.
  3. Bata os ovos com o açúcar. Junte a farinha com o sal.
  4. Misture os ovos com chocolate e acrescente a farinha.
  5. Coloque o papel manteiga em uma assadeira e verta a massa.
  6. Salpique as nozes.
  7. Para finalizar, leve para assar por 35 minutos a 160 °C.

Para saber mais sobre o universo das bebidas

Quer aprender mais sobre o universo das bebidas, como vinhos, cervejas e destilados? Fique de olho em tudo que acontece no Gastronomia Carioca e baixe os catálogos de bebidas Zona Sul, que conta com dicas e seleções criteriosas de rótulos feitas pelos Experts e consultores do supermercado do coração.

E para aprender ao vivo com chefs, mixologistas e convidados, a dica é se inscrever nas aulas da Estação Sabores e escolher o seu tema favorito. Além do aprendizado e da experiência com sabor de afeto, você ainda recebe parte do valor investido de volta em forma de cashback para você utilizar como quiser nas lojas Zona Sul.

Viva essa experiência no supermercado que é muito mais do que um lugar para fazer compras, mas um lugar para comer e viver bem!