Você sabia que o peixe está no ranking das Top3 proteínas animais mais consumidas no mundo? Porém, no Brasil ainda existe uma série de dúvidas sobre o consumo desse alimento tão saudável. Muita gente deixa de preparar seu menu por achar que só o peixe fresco preserva sabor e nutrientes, abrindo mão muitas vezes da praticidade de um congelado de qualidade. Como saber se isso é mito ou verdade?

Desvende essas questões com a Frescatto e aproveite uma semana especial para comprar seus pescados aqui no Zona Sul: a Semana do Pescado!

O consumo de peixe no Brasil e no mundo

O peixe é uma proteína saborosa e saudável, rica em nutrientes e, devido à diversidade de espécies, oferece uma boa variedade de preços. Ainda assim, o consumo no Brasil é baixo, quando comparado com outros países. A média mundial chega aos 20 kg por ano, enquanto aqui são consumidos em média apenas 10,2 kg por ano.

Você sabia? Mais de 75% da produção de peixe do mundo é destinada ao consumo humano. O resto é na sua maior parte processado para farinha e óleo de peixe.

Edital FAO – Pesca e aquicultura

De acordo com relatório internacional da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), o apetite mundial por peixes e produtos pesqueiros não mostra sinais de desaceleração. Pelo contrário! O setor de pesca e aquicultura expandiu-se nas últimas décadas e a produção, consumo e comércio alcançaram seu recorde em 2018.

O consumo de pescados aumentou no mundo, mas no Brasil e na América Latina o crescimento ainda não é tão representativo.

No entanto, apesar desses aumentos, o Estado Mundial da Pesca e Aquicultura 2018 (SOFIA, sigla em inglês), prevê que em 2030 aproximadamente 71% dos peixes disponíveis para consumo humano (184 milhões de toneladas) serão consumidos nos países asiáticos, enquanto que as menores quantidades serão consumidas na Oceania e na América Latina.

Semana do Pescado & Frescatto

Mudar essa realidade, destacando as qualidades nutricionais e incentivando a comercialização de pescados, além de aumentar o conhecimento da população sobre os seus benefícios, é o objetivo da 18ª Semana do Pescado, entre os dias 1 e 15 de setembro.

Peixe: rico em gorduras boas, vitaminas, proteínas, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A iniciativa, que conta com a participação da Frescatto Company (Frescatto, Buona Pesca e Porto Frescatto) e do Zona Sul, é uma parceria entre as indústrias de pescados, redes de supermercados, restaurantes e associações para incentivar o consumo dessa proteína nutritiva e saudável no Brasil.

“Ao estimular o consumo de pescados nesses períodos, mostramos ao consumidor que existem pescados para todos os gostos, bolsos e mesas, e que é possível, sim, aumentar o consumo da proteína também no restante do ano.”

Thiago De Luca, CEO da Frescatto Company

Congelado ou fresco? O teste cego

Maa fica a pergunta: será que somente a Semana do Pescado é suficiente para estimular o consumo de peixes, já que existe o mito sobre a qualidade do peixe congelado?

Para provar que o peixe congelado Frescatto preserva as mesmas propriedades para o paladar do que aquele trabalhoso peixe fresco da feira, foi realizado um teste cego nas ruas. Bruno De Luca entrevistou várias pessoas e fez todo mundo provar Sashimi de Salmão, Tilápia Grelhada e Camarão Empanado de olhos vendados.

Será que eles descobriram qual era peixe fresco e qual era peixe congelado? Confira os bastidores dessa ação e tire suas próprias conclusões:

Teste cego – peixe fresco x congelado

Dica de consumo

Deu pra perceber que o pescado congelado Frescatto é tão bom quanto o fresco. O sabor é o mesmo! O que faz a diferença é a procedência do produto e a ocasião de consumo.

Se você for comer o peixe em 1 ou 2 dias, vai no fresco. Não tem erro. Mas saiba escolher o seu pescado direitinho na peixaria, com as dicas do Expert Carlos Ohata.

Experts Zona Sul em Peixes Carlos Ohata.

Agora, se você não sabe quando vai preparar seu prato, vai no congelado. O que não vale é comprar peixe fresco e congelar. Por isso, escolha sempre uma marca que você confia!