Você é fã dos pratos com frutos do mar, de um peixe bem temperado ou de um camarão bem crocante? Então antes de tudo, é essencial aprender a escolher os seus ingredientes. Confira dicas para comprar sempre peixes frescos, preparar salmão, camarões e transformá-los em receitas deliciosas.

Benefícios na alimentação

Os frutos do mar são ingredientes capazes de incrementar qualquer cardápio, devido aos diversos sabores que conseguem apresentar. Como um bônus, eles ainda são ricos em vitaminas e sais minerais. Conheça os benefícios de cada um deles neste artigo/podcast.

E não é só de peixe que vivem os mares, existem também os mariscos que possuem conchas ou carapaças, como ostras, caranguejos, moluscos e crustáceos em geral. Provenientes tanto de águas salgadas como doces, eles deixaram de pertencer apenas a pratos exóticos e chegam à nossa mesa das mais variadas formas.

“O nosso carro chefe é o trio salmão, tilápia e camarão.”

Expert em peixes e frutos do mar, carlos ohata

Os frutos do mar são alimentos aliados em potencial para fortalecer o sistema imunológico. Muitos ainda contribuem para reduzir o colesterol e protegem contra doenças cardiovasculares, como é o caso dos camarões, lulas e polvos.

Alguns mitos fazem você acreditar que peixes e frutos do mar não possam fazer parte da alimentação diária, entre eles, que são alimentos caros, difíceis de preparar e só devem ser comprados perto dos locais de pesca. Para provar que isso não é verdade, o nosso Expert Carlos Ohata e o comprador Genildo Ferreira dão uma super aula e contam o que você encontra de mais fresco todos os dias. Confira abaixo as variedades da peixaria Zona Sul:

Tipos de peixes e frutos do mar, por Zona Sul.
  • Frutos do mar: camarão cinza (de vários tamanhos), Camarão VG, Camarão VM, Polvo, Cavaca, Lagosta, Lagostim Pitu, Lula.
  • Moluscos frescos: mexilhão, Vôngole e Ostras
  • Peixes: no Zona Sul Santa Mônica, na Barra, aos finais de semana, você encontra Salmão, Namorado, Atum, Congro Rosa, Linguado médio, Linguado Verdadeiro, Pescada Abrótea, Pescadinha, Sardinha, Tilápia, Pirarucú, Cherne, Robalo, Vermelho Pargo, Olho de Cão, Pescada Amarela, Tambaqui, Olhete e outros.

Dicas para um preparo perfeito

Seja na compra de um peixe, na escolha do melhor corte do salmão ou na hora de limpar o camarão, algumas dicas são preciosas para nada sair errado na sua receita. Por isso, fique de olho nas dicas dos especialistas da nossa peixaria.

1. Identifique um peixe fresco

Não se esqueça, todo cuidado é pouco na hora de preparar pratos à base de frutos do mar. Não se pode bobear: os pescados devem estar sempre fresquíssimos para garantir o sabor e evitar intoxicações alimentares.

“O peixe que os clientes encontram fresco por aqui é fruto de muito trabalho do nosso time, que diariamente está selecionando os melhores itens que chegam às nossas peixarias”, completa Carlos Ohata.

Infográfico “identificando um peixe fresco”, por Zona Sul.

Um peixe fresco possui as seguintes características:

  • Brilho nas escamas ou couro sem odor forte
  • Guelras bem vermelhas
  • Olho bem vivo

2. Para não errar no preparo do salmão

Tenha cuidado na hora de preparar para não quebrar ou despedaçar. Além disso, escolha o tipo de corte especial de acordo com o modo de preparo, pois existem as postas, lombo (com ou sem pele, alto ou baixo), carpaccios e medalhões.

Infográfico “cortes de salmão”, por Zona Sul.

3. Camarão ao gosto do freguês

Inteiro ou limpinho, você escolhe como quer. Dica para limpar em casa: primeiro retire a cabeça, depois a casca e o rabo, faça um corte leve na parte das costas do camarão de ponta a ponta e retire a sujeira; lave em água corrente.

Infográfico “como limpar seu camarão”, por Zona Sul.

Receitas com peixes e frutos do mar

Para preparar receitas como um Expert, selecionamos duas receitas especiais, de dar água na boca:

Salmão selado com gergelim e mix de cogumelos

Esta receita capricha na mistura dos sabores dos mais variados tipos de cogumelos (aproveite para conhecer a diferença entre tipos de cogumelos neste artigo). Criação do Expert Piero Cagnin, rende duas porções.

Salmão selado com gergelim e mix de cogumelos, por Piero Cagnin.

Camarões VG empanados

Pra se apaixonar por camarão! Criação do Expert Piero Cagnin, rende 2 porções.

Camarões VG empanados, por Piero Cagnin.

Depois destas dicas você não vai mais querer deixar de consumir frutos do mar no seu dia a dia. Ancore seu barco no Zona Sul e compre sempre peixes frescos!