Aos carnívoros de carteirinha, um aviso: além de saber escolher bem a carne, escolher o tempero é essencial. Pensando nisso, os Experts Marcelo Scofano e Marcelo Malta explicam aqui as formas de temperar seus cortes corretamente. Então já vai separando o garfo e faca porque seu próximo cardápio terá um sabor superespecial. Boa leitura!

Temperos além do churrasco

A vida sem tempero é sem graça. Com tempero, a vida tem mais cor, sabor e cheiro. E a mesma coisa ocorre na gastronomia.

Afinal, o tempero é o grande responsável por nossas maiores lembranças afetivas, aquelas guardadas no fundo do coração. Sabe aquela comida da mãe ou da vó, feita com amor e dedicação? O que seria dela se não tivesse aquele temperinho?

Falou em gastronomia afetiva? Então você precisa conhecer a chef Bia Souza.

Com um pouco de pesquisa e uma boa dose de criatividade, é possível utilizar temperos na cozinha das mais diversas formas. Algumas opções estão apresentadas a seguir:

  • O tempero, se colocado na água a ser utilizada para cozinhar legumes ou refogar carnes, deixa os alimentos ainda mais saborosos;
  • Tempero também é essencial em aperitivos, como canapés e bruschetta. Nesse caso, manjericão, alho e orégano são muito usados;
  • Em sopas e caldos não pode faltar tempero;
  • E é claro, tem que ter tempero no churrasco!

A carne certa pro tempero certo

Nem só de churrasco é feito um apaixonado por carnes e, quando se fala em variedade de temperos, é crucial levar isso em consideração.

Por isso, o Expert Marcelo Malta explica qual o melhor uso para cada tipo de preparo de carnes, para que, como ele mesmo diz “seja preservado o sabor do alimento”. Afinal, tempero é toque especial e não deve ser sobreposto ao sabor da carne.

Corte D’Oro, carnes com qualidade

Porém, é importante sempre escolher carnes de qualidade. Por isso, você pode ir sem medo nos produtos selecionados Corte D’Oro. São diversas opções de carnes bovinas, como alcatra, filé mignon, patinho, entre outros em preparos especiais, como iscas, bifes e medalhões, para você diversificar na cozinha. Afinal, todo dia merece um sabor diferente.

Tipos de cocção para cada tempero

  • Cozidas ou ensopadas: sal, cominho, louro, mostarda, noz-moscada, orégano, páprica doce ou picante, pimenta-da-jamaica, salsão, salsinha, zimbro e pimenta-do-reino.
  • Assadas: alho granulado, cebola, cebolinha, chimichurri, cominho, cravo-da-índia, gengibre fresco ralado, pimenta calabresa, pimenta chilli, raiz forte (para assados com molho), salsa, mostarda em pó e tomilho.
  • Grelhadas: alecrim, chimichurri, coentro e pimenta calabresa, sal, pimenta do reino.

Conhecendo cada tempero

Com as dicas do Expert Marcelo Malta, você já pode seguir em frente e conhecer outros usos para cada um destes temperos e condimentos, que vão além de um menu com proteína animal. Confira as dicas do Expert em azeites e temperos Marcelo Scofano.

Páprica hot

O uso de páprica, especialmente a hot, deixa qualquer prato mais ”quente”. Use onde desejar toques picantes e marinados. Combina também com legumes. Inclusive, no vídeo abaixo, Scofano ensina uma opção de entrada para aqueles que não consomem carne mas adoram uma comida muito bem temperada.

Mix de legumes assados com dip cremoso

Pimenta-branca, pimenta-preta e mix de pimentas

Pimenta é tudo de bom e vai bem no preparo e pré-preparo de marinados. Aproveite para conhecer 8 pimentas para adicionar mais picância a seus pratos.

Pimenta-rosa

Quando o assunto é pimenta, a pimenta-rosa merece destaque. Fruto de uma árvore chamada aroeira, seu sabor perfumado e adocicado combina com carnes vermelhas, no entanto apenas em marinados.

Vale ressaltar que, por seu sabor leve, ela não esconde o sabor de outros alimentos, respeitando a dica do Expert Marcelo Malta sobre a preservação do sabor real das carnes.

Molho madeira

Aposto que você já ouviu falar do molho madeira. Nas churrascarias famosas e em ótimos restaurantes por aí, ele é considerado o queridinho das carnes. Preparado à base de vinho licoroso, esse molho é capaz de tornar qualquer prato com carne mais especial e suculento!

Ideal especialmente para filé mignon e bifes, na finalização, mas também fica perfeito com peixe e frango. Você encontra um molho madeira pronto e de qualidade aqui no Zona Sul, da marca Supra.

Sal do Himalaia, sal marinho e sal defumado

Está redondamente enganado quem acha sal é tudo igual. O sal do Himalaia, por exemplo, tem menor concentração de sódio, além de ser considerado o mais puro dos sais.

Já o sal marinho é o sal resultante da evaporação da água do mar. Por não passar pelo processo de refinamento e nem conter aditivos químicos, nele há muito mais minerais, inclusive o iodo.

E por fim, o sal defumado, tendência na gastronomia mundo afora, é uma das melhores opções para realçar o sabor dos alimentos. Para a produção desse sal, após removido da superfície, ele é defumado com fumaça fria, obtida por meio da queima de diferentes materiais. Também pode ser utilizado na finalização dos pratos!

Sais e pimentas Kotanyi. Foto: Fernando Mafra / Zona Sul.

Tempero chimichurri

Tradicional na Argentina e Uruguai, o chimichurri é feito a partir de ervas frescas (ou desidradatas), óleo e vinagre. Entre os ingredientes estão orégano, cebolinha, pimenta-calabresa e muito mais. É o bônus na cozinha de todo bom cozinheiro. Ideal sobretudo para marinados e composição do molho de finalização para todo corte.

No Zona Sul você encontra chimichurri de qualidade das marcas Zuppa e Bombay.

Geleia de cebola caramelizada

Você é o tipo de pessoa apaixonada por cebola? Além de ser uma delícia e potencializar o sabor dos pratos, ela faz super bem pra saúde. E também existe a geleia de cebola caramelizada Queensberry, perfeita para os fãs de sabores agridoces que querem dar um sabor especial na finalização de bifes e filés. Também é excelente para comer com pães e queijos.

Aproveite e aprenda a fazer uma deliciosa geleia de cebola ao vinho branco.

Fumaça líquida

A fumaça líquida é ótima para o preparo de todos os cortes, sempre que você desejar toques defumados. Obtida a partir de fumaça de verdade condensada, geralmente é encontrada em forma de spray e é perfeita para dar aquela cara de churrasco em qualquer preparação.

Que tal utilizar a fumaça líquida Tempemar na próxima vez que for fritar um hambúrguer na frigideira?

E aí, conseguiu escolher seus temperos favoritos para combinar com seus cortes preferidos? Aproveite e conheça mais sobre o preparo do churrasco perfeito.