Como diz a canção, o Brasil é “abençoado por Deus e bonito por natureza”. Além de ser um país incrivelmente rico em cultura e diversidade, aqui a natureza floresce e nos presenteia com alimentos capazes de aguçar todos os nossos sentidos. Um excelente exemplo disso é o cumaru, especiaria da Amazônia cada vez mais presente na cozinha dos melhores chefs Brasil afora.

Famoso por suas propriedades medicinais, é na culinária que o cumaru tem ganhado espaço, sendo chamada também de baunilha amazônica. Considerada a mais nova “queridinha dos chefs”, a semente do cumaru é sucesso por onde passa! Então aproveite e conheça, a seguir, mais sobre essa delícia genuinamente brasileira.

Cumaru: também conhecido como fava tonka ou fava do cumaru.

Cumaru: o que é?

O cumaru é originário de uma grande árvore da região amazônica, presente em estados como Amazonas, Pará e Rondônia, capaz de atingir 30 metros de altura. O saboroso e aromático fruto dessa árvore, da família das leguminosas, também é chamado de fava tonka e fava do cumaru.

O gestor gastronômico do Zona Sul, Roberto Neves, explica que o cumaru era usado com fins fitoterápicos no Norte do Brasil e que, com o tempo, ganhou fama no meio gastronômico.

O cumaru é a baunilha brasileira. Pode ser utilizado em pratos doces e salgados, em molhos e saladas.

Chef gastronômico Roberto Neves

É na indústria alimentícia que o cumaru realmente se destaca, principalmente por ter a mesma utilização que a baunilha. Nesse sentido, o ingrediente fica irresistível em sobremesas e também em pratos salgados!

Aroma e sabor em qualquer prato

O sabor do cumaru é muito, mas muito delicioso! É cada vez mais comum encontrar pratos com a iguaria, indicada para dar aquele toque genuinamente brasileiro e requintado nas receitas. Já dá pra encontrar sorvetes, bolos e acredite, até cerveja com ele!

Expert Dominique Guerin com os ingredientes para o seu arroz-doce com cumaru.

Qualquer sobremesa fica boa com Cumaru. Brigadeiro, pudim, manjar, biscoitos, mousses… A lista é praticamente infinita! Também dá para preparar açúcar aromatizado colocando algumas sementes no pote de açúcar ou polvilhando as sementes raladas sobre doces, biscoitos, leite e frutas.

Para ser utilizada, rale em um ralador fino – igual ao da noz moscada – em pequena quantidade.

Arroz-doce do Expert Dominique Guerin

Falando em doces, o Expert Domique Guerin tem uma receita irresistível de arroz-doce com cumaru para o seu arraiá em casa. Confira a seguir!

Mas não é só em pratos doces que o cumaru combina. Atualmente, é cada vez mais normal encontrar a especiaria em pratos salgados, especialmente em peixes, frutos do mar e molhos. Clique aqui e confira, por exemplo, a receita de Vieira grelhada com emulsão de maracujá e cumaru elaborada pelo chef francês Jérôme Dardillac.

E aí, ficou curioso para experimentar o sabor único do cumaru? Aqui no Zona Sul, você encontra o cumaru da marca Bombay. Elaborado com toda a qualidade, utilizando a melhor matéria-prima disponível, a Bombay oferece o que há de melhor em ervas e especiarias brasileiras.

Não se esqueça: além de comprar diretamente na loja mais próxima, aproveite e peça também pelo site ou pelo app.