Todo bom profissional sabe que, além da expertise e conhecimento adquirido, a escolha das ferramentas impacta diretamente na qualidade do resultado final. O mesmo acontece na cozinha! E você não precisa ser Chef de verdade para ter acesso a bons utensílios para criar uma experiência gastronômica completa. Basta conhecer a Experiência Tramontina no Zona Sul Santa Mônica! Conheça essa novidade com a gente.
Por que Experiência Tramontina?
A gastronomia, mais do que o simples ato de se alimentar, envolve toda a experiência sensorial que o momento da refeição carrega. Envolve o armazenamento, o preparo, o cozimento e a mesa posta. Desde a forma como a matéria-prima é escolhida e armazenada até o momento da última garfada em torno da mesa com a família, tudo isso faz parte da gastronomia que conecta.
Por isso, o supermercado mais amado do Rio, em parceria com a @tramontinaoficial, lançou um espaço dedicado a uma experiência gastronômica completa, com utensílios semiprofissionais e profissionais, para ajudar você em todo esse processo de carinho que é o preparo de uma receita.
Visite a Experiência Tramontina no segundo piso do Zona Sul Santa Mônica, na Avenida das Américas 8.888 – Barra da Tijuca.
Lá, você encontra tudo o que precisa para tornar suas receitas ainda mais surpreendentes, como itens de armazenamento práticos e elegantes, utensílios de corte e preparação incríveis, panelas e frigideiras de alta qualidade e louças para deixar sua mesa ainda mais bonita.
Além de tudo isso, é mais gostoso ainda saber que você estará consumindo produtos de uma marca comprometida com a responsabilidade ambiental, em busca sempre da inovação e o aperfeiçoamento de seus produtos.
Conheça alguns utensílios essenciais na gastronomia
Para ajudar você no seu passeio pelos utensílios de cozinha, entre tábuas, panelas, facas, pratos e tudo mais que a Tramontina tem a oferecer, que tal começar pelo básico? Enumeramos alguns itens essenciais para a maioria das suas receitas e que, devido ao uso contínuo, precisam ser de ótima qualidade. Faça sua lista:
Panelas em aço inox
As panelas em aço inox Tramontina são práticas e ótimas para o preparo de todos os tipos de receita, pois conduzem o calor de forma uniforme e rápida e mantêm a temperatura por muito mais tempo, até a hora de servir! Por ter fundo triplo, a panela não precisa ir ao fogo alto, evitando assim que as alças esquentem e que manchas amareladas decorrentes das chamas altas prejudiquem na limpeza da sua panela.
Também é possível encontrar as panelas inox com alças de madeira. A madeira é um material isolante térmico, ou seja, não transmite bem o calor, evitando ainda mais que as alças esquentem.
E mais: as panelas de inox não liberam nenhum tipo de resíduo nas suas receitas e são mais saudáveis que muitas outras panelas de mercado.
Tábuas de corte: cuidado e praticidade
Há muito tempo se discute qual o melhor material para as tábuas de corte. Na realidade, cada material tem as suas vantagens e merece cuidados especiais. Todavia, a tábua de madeira é uma das mais tradicionais, presentes nas cozinhas de todas as gerações.
A madeira, mais flexível do que o vidro que possui alta dureza, fere menos o fio da navalha das facas e é ótima para cortar alimentos. Não deve, porém, ficar molhada por muito tempo e deve ser hidratada com óleo mineral de tempos em tempos. Deixá-la de molho em solução com água sanitária também ajuda a remover as bactérias que ficam nas ranhuras da madeira.
As tábuas de madeira Tramontina possuem tratamento antibacteriano Microban, que é exclusivo e protege contra bactérias e germes.
As tábuas de plástico como o polipropileno (PP) são as mais práticas e leves. O recomendado, portanto, é possuir tábuas diferentes para cada tipo de alimento, para reduzir o risco de contaminação cruzada.
Uma opção para o corte das suas carnes é optar pela tábua de churrasco Tramontina. Ela possui lados com texturas distintas, bordas com acabamento emborrachado, que não a deixa deslizar, e proteção antimicrobiana que inibe a proliferação de fungos e bactérias em sua superfície.
Dica de higiene na cozinha: as tábuas de corte, de qualquer material, devem secar na vertical ou suspensas.
Facas: um mundo para descobrir
Quando o assunto são as facas de corte, pouca gente sabe diferenciar os inúmeros modelos disponíveis e suas funcionalidades. Conheça alguns modelos @tramontinaoficial:
- Faca Chef: uma faca versátil para uso diário, indicada para todo o tipo de alimentos e temperos, desde amassar o alho até cortar medalhões.
- Santoku: uma faca versátil de fácil uso que corta, pica e fatia.
- Cutelo: indicada para corte de carnes mais preciso. A lâmina espessa e pesada facilita a quebra de ossos.
- Faca para legumes e frutas: ela é menor do que as anteriores e é perfeita para descascar, limpar e fazer alguns cortes delicados, onde as outras facas seriam grandes demais.
- Faca para pão: serrilhadas, permitem cortar o pão sem amassar.
- Faca para tomate: como o fio é microsserrilhado, os cortes são feitos sem amassar o alimento.
- Faca para filetar: com lâmina flexível, é indicada para cortes de filés e para retirar a pele de peixes.
- Facas para queijos: as fatias de queijo não ficam grudadas nela por causa dos furos. É ideal para cortar e fatiar queijos moles e semiduros.
Para servir com elegância
Após o preparo, a apresentação do seu prato faz toda a diferença para a degustação. Como diz o ditado popular, a gente também “come com os olhos”. Por isso, escolher recipientes interessantes e adequados é essencial. Os tipos de pratos para você arrumar sua mesa são:
- Pratos fundos: sopas, caldos e comidas com molho. Uma massa com molho, por exemplo, deve ser servida em um prato fundo para não sujar a roupa do seu convidado.
- Pratos rasos: é onde geralmente vai a refeição principal e o mais utilizado no dia a dia. Para comidas que precisem ser cortadas com “mais afinco”, como as carnes, escolha pratos com bordas levemente mais altas.
- Pratos de sobremesa: rasos e menores que os de refeição principal, devem ser acompanhados também dos talheres de sobremesas.
Que tal começar agora a criar sua experiência gastronômica completa com o melhor da parceria Tramontina e Zona Sul?