Não tem jeito! Quando o coração chama, a melhor saída é atender ao seu chamado. Foi assim que Gabriel Pinheiro tornou-se Chef Zona Sul, trilhando uma história de amor com a gastronomia, criando memórias e experiências através de receitas e ingredientes. Vamos juntos nessa história!

Como tudo começou

Carioca da gema e descendente de portugueses e italianos, Gabriel sempre teve a experiência de vivenciar mesas fartas, rodeado de novas receitas e sabores variados. Mesmo sendo filho de médicos e acreditando que daria continuidade ao legado profissional da família, Gabriel percebeu que sua curiosidade na cozinha o levaria a novos horizontes.

Seu lema de infância que divertia a todos na família era “se eu adorar eu como”, mas o prazer pelos sabores o levou além, consolidando seu amor pela carreira gastronômica.

“Gastronomia para mim é algo natural, que remete à família, acolhimento. Levar sabores para as pessoas é trazer de volta experiências, afeto e memórias.”

Chef Zona Sul Gabriel Pinheiro

Em 2004, Gabriel Pinheiro ingressou na área de gastronomia, obtendo seu diploma pela Universidade Estácio de Sá em 2007. Desde então, Gabriel tem aprendido na prática e na teoria com profissionais como Checho Gonzales, Flavia Quaresma, Ana Sales entre outros nomes de grande influência. Enquanto Chef, Gabriel atuou também em redes como Gula Gula e Accor de Hotelaria, ampliando ainda mais o seu know-how.

Atualmente, Gabriel Pinheiro faz parte do hall de Chefs Zona Sul, responsáveis pelo menu diário e exclusivo do café da manhã e Salada Bar da loja Zona Sul em que atua.

O toque de um Chef carioca de coração

Dedicado ao planejamento e criação dos menus para o café da manhã e Salada Bar, Gabriel Pinheiro garante que o tempero especial está, sobretudo, nas relações interpessoais. O aprendizado junto à equipe e aos clientes fortalece os laços e auxilia na criação de cardápios, que levam os comensais a diferentes experiências e ajudam a revisitar memórias.

A estratégia da elaboração das receitas também gira em torna da seleção de insumos frescos e aproveitamento dos alimentos, evitando o desperdício.

“Minha formação contribui muito com as técnicas,  mas são as experiências que regem e ajudam na diversidade dos pratos. Seja em hotéis, restaurantes ou no Zona sul o meu lema sempre será o mesmo: sabor, cor e frescor.”

Chef Zona Sul Gabriel Pinheiro

Zona Sul desde sempre

A relação de Gabriel com o supermercado mais amado do Rio vem de longa data. Cliente fiel da loja Zona Sul Recreio (Av. das Américas, 16237) desde a inauguração, o Chef sempre acompanhou o mix de produtos e vivenciou mudanças na operação de loja com o nascimento do restaurante Zona Sul.

Foi, porém, em Angra dos Reis, que Gabriel criou o seu vínculo afetivo com o Zona Sul. Por dois anos, Gabriel atuou como chef em um resort próximo ao local, e sua visita à loja da região era frequente, criando amizade com os colaboradores e tornando o local o seu ponto de acolhimento, uma vez que trabalhava longe da família e amigos.

“Quando ficamos longe da família durante certo tempo, é muito bom se sentir mais próximo de casa.”

Chef Zona Sul Gabriel Pinheiro

Atualmente sua relação com o Zona Sul se torna ainda mais estreita, podendo atuar com criações e releituras de receitas que impactam diretamente o coração dos cariocas. Entre elas, algumas preferidas como salada de fusilli ao pesto com búfala, couscous marroquino com camarões e carpaccio de salmão com limão siciliano e pimenta rosa.

Receita de pesto genovês (original) por Gabriel Pinheiro

Que tal preparar uma receita do Chef Zona Sul Gabriel Pinheiro na sua casa? A dica do Chef é um molho pesto original, um clássico da gastronomia, geralmente combinado com massas e bruschettas. Entretanto, o céu é o limite para um bom pesto!

Imgredientes

  • 25 gramas de folhas de manjericão
  • 35 gramas de Parmigiano reggiano
  • 15 gramas de pecorino
  • 1 pitada de sal
  • 8 gramas de pinoli
  • 1/2 dente de alho
  • 50 ml de azeite

Modo de preparo

  1. Essa maravilhosa receita pede que usemos o pilão de pedra, mas na falta dele podemos usar o liquidificador mesmo.
  2. Comece com o azeite e o alho e uma leve batida. Em seguida, acrescente os pinoles e a seguir as folhas de manjericão. Após algumas poucas batidas e já com um creme, acrescente o sal e os queijos aos poucos.
  3. Essa é a receita original e logicamente a melhor opção, porém ficam as dicas das substituições: os pinoles podem ser castanhas da sua preferência ou mesmo nozes. Os queijos são parte importante mas um bom parmesão cumprirá o seu papel.

“Cozinhe sua pasta preferida e se delicie. Até hoje não decidi se prefiro quente ou com uma salada.”

Chef Zona Sul Gabriel Pinheiro