Com o expressivo aumento do número de pessoas excluindo alimentos de origem animal do cardápio, a busca por uma alimentação vegana nunca esteve tão em alta. Mas nos supermercados, cada vez mais produtos identificados como plant based têm aparecido.

Tem dúvidas sobre as diferenças entre veganismo e plant based? Então acompanhe este post!

Veganismo

Uma dieta vegana exclui todos os ingredientes de origem animal. Ressalta-se, porém, que o veganismo vai muito além da alimentação: o vegano não utiliza roupas, maquiagens, cosméticos ou quaisquer outros produtos testados em animais ou que tenham ingredientes de origem animal em sua composição (saiba mais sobre o veganismo neste link).

O veganismo é considerado um estilo de vida, adotado por pessoas que procuram evitar o sofrimento animal e os danos ao meio ambiente.

Entretanto, no mercado, existem muitos produtos industrializados sem ingredientes de origem animal, como bolachas, biscoitos, refrigerantes, sucos, etc. É comum, também, observar a presença de vários produtos veganos nas mais famosas redes de fast food.  E é aí que entra a maior diferença entre a alimentação vegana e plant based.

Plant Based

Em primeiro lugar, é comum confundir as nomenclaturas. Por isso, estamos aqui para ajudar você. Afinal, são muitas as similaridades entre a alimentação vegana e a plant based.

Como o próprio nome já diz, plant based é a alimentação à base de plantas, ou seja, é rica em alimentos naturais e também não compactua com a exploração e sofrimento dos animais.

Plant based: rica em alimentos à base de plantas, do modo mais natural possível.

Todavia, enquanto no veganismo muitos consomem farinhas refinadas, alimentos com corantes, conservantes etc., na alimentação plant based a alimentação é a mais natural possível. É a própria natureza no prato. 

Na alimentação plant based, a preferência é sempre por alimentos em sua forma integral, cortando alimentos ultraprocessados.

O foco, aqui, é manter uma alimentação natural, variada, colorida e orgânica, sempre priorizando alimentos que vêm da terra. Nesse caso, criatividade é essencial para combinar ingredientes e inovar na cozinha.

Aproveite para conhecer mais sobre alimentos orgânicos.

Entretanto, optar por produtos plant-based não quer dizer que não se pode encontrar diferentes produtos no supermercado. Muitas marcas já seguem essa nova filosofia e oferecem produtos naturais, sem conservantes, à base de vegetais.

Produtos como a bebida vegetal Naveia, isotônico Jungle, queijo vegan Superbom, entre outros, são opções para quem quer investir em uma alimentação mais natural. E você encontra no Zona Sul!

Mais saúde

É um fato que maneirar no consumo de alimentos ultraprocessados e industrializados traz inúmeros benefícios à saúde. Sem contar que, com mais alimentos naturais, você garante mais fibras e, com isso, mais saciedade. Seu intestino agradece.

Além disso, por meio do consumo de alimentos direto da terra, você garante que seu corpo tenha todas as vitaminas e nutrientes necessários para funcionar bem. Assim, você tem menos risco de desenvolver doenças como câncer, diabetes etc.

O consumo de alimentos direto da terra, garante que seu corpo tenha todas as vitaminas e nutrientes necessários para funcionar bem.

Sendo assim, nunca é tarde para rever nossos hábitos alimentares e ajustar nossas escolhas a fim de garantir mais saúde e vitalidade ao nosso organismo. Sem contar que o planeta também agradece!

Receita

Gostou da ideia de inserir mais sabor da natureza na sua alimentação? Que tal começar agora com essa receita deliciosa de salada de quiabo cru com tomate, por Regina Tchelly? Você vai se surpreender.

Salada de quiabo cru especial, por Regina Tchelly, Zona Sul.

Comece aos poucos, continue estudando sobre o assunto e, além disso, conte com as opções do Zona Sul para garantir mais cor e saúde ao seu prato!