A gastronomia francesa possui um sabor especial. Muito além do charme do idioma ou dos requintados cafés e restaurantes, a França reserva segredinhos para o seu dia a dia na cozinha. E para entender como o menu francês pode estar presente no seu cardápio, nada melhor do que ficar de olho nas dicas do Expert Zona Sul em gastronomia Christophe Lidy, francês de nascença e carioca de coração!
Conhecendo a França com Christophe Lidy
Christophe Lidy é natural da região da Alsácia, na França. Formado pelo escola de Gastronomia de Strasbourg (Alsácia), Lidy já trabalhou em restaurantes em Paris e Nova York com chefs renomado como Thomás Keller e Michel Rostang.
Morando no Brasil desde 1989, chefiou a celebrada casa Garcia e Rodrigues no Leblon e hoje é responsável pelos desenvolvimentos de novos projetos em toda a rede Zona Sul.
Para conhecer mais sobre o que a culinária francesa tem de especial, a equipe do Gastronomia Carioca conversou com o Expert e descobriu curiosidades que vão fazer a diferença no seu prato. Confira!
O que você identifica de mais marcante na culinária brasileira que não é uma característica comum na França?
Uma situação que não é comum na França mas se apresenta bem com uma característica brasileira seria o hábito de fritar o alho. No Brasil, os cozinheiros gostam muito de fritar o alho para temperar arroz, feijão etc. Já na França, o alho costuma ser refogado e não frito.
Torta é algo muito presente na culinária francesa em geral?
Acho que na nossa geração, as mães costumavam preparar tortas com frutas da época (morango, maçã, ameixa, pêssegos). Acho que isso remete muito à culinária da nossa infância. Obviamente essa tradição era muito mais forte no interior e nas famílias que tinham acesso a pomares.
Muito se fala sobre doces franceses, como macarons, eclairs, tartelettes, entre outros. Mas quais pratos salgados são marcantes na culinária francesa?
Depende muito das regiões e das culturas. Por exemplo, na minha região (Alsace), o prato mais representativo seria a Choucroute; já no sul da França (Languedoc-Roussillon) seria o Cassoulet; na Provence seria a Ratatouille; perto de Marseille seria a Bouillabaise, entre outros.
Mas se eu puder escolher um prato que mais representa a França seria a blanquette de vitela!
Queijos mofados: o savoir-faire francês
Quando o assunto é gastronomia francesa, é impossível não lembrar que a França é referência mundial na fabricação de vários tipos de queijos, principalmente os queijos mofados e os queijos de cabra (Fromage de Chèvre). Entre os mais famosos estão Camembert, Brie, Roquefort, Reblochon, Comté, entre outros.
Impossível não reconhecer o “savoir-faire” na produção dos queijos mofados. Portanto Brie, Camembert e Roquefort não podem faltar na sua mesa! Além claro dos queijos de cabra com seu marcante apelo gastronômico.
Expert em queijos e frios André Guedes
Receita de tartine de brie com damasco e mel
Que tal combinar um dos queijos mais famosos da França, o brie, com damasco e mel em um prato que serve como entrada para qualquer recepção? Aprenda com Christophe Lidy o passo a passo e harmonize com um vinho rosé francês.
O espumante e os vinhos são muito tradicionais da França. O uso das bebidas como ingrediente também é recorrente?
A bebida em geral é muito presente na culinária francesa! Não só o vinho tinto e branco, indispensável em muito dos pratos tradicionais (Boeuf bourguignon), mas também, o cognac, a cerveja e aguardentes nas sobremesas. Até o Pastis, nossa bebida nacional!
Pastis é um clássico aperitivo francês: são bebidas alcoólicas aromatizadas com anis.
Receita de Gigot de 7 horas
O “gigot de 7 horas” é um prato clássico da culinária francesa que utiliza vinho no seu preparo, e acredite, vale cada minuto de espera. Assista ao passo a passo e não se esqueça de preparar um bom acompanhamento, como batatas assadas ou um gratin dauphinois. Afinal, um prato tão incrível merece uma companhia à altura!
Como Expert Zona Sul, o que você consegue trazer do seu aprendizado e cultura francesa para o dia a dia carioca de coração?
No dia a dia de loja trazemos várias harmonizações bem tradicionais francesas que brasileiros não conheciam, e a grande maioria emplacou. Um exemplo é o famoso brie com damasco, que é sucesso certo.
Atualmente no Zona Sul, temos uma ampla variedade de produtos franceses que já fazem parte do dia dia do público carioca de coração: começando pela tradicional baguette, seguida por outras delícias como croissant, madeleines mostarda Dijón, queijos Brie, entre outros.
A França tem uma tradição culinária bem ampla e ensinamos muita coisas, mas aprendemos muito também com a gastronomia nacional e os hábitos dos cariocas de coração!
Você encontra pães de receita francesa da padaria Zona Sul e sobremesas com o sabor de Paris no Ateliê Doce.
Receita de massa folhada de queijo brie e figo
Para reproduzir a combinação francesa de sucesso em casa, você pode seguir as dicas do Expert Stanislas Brito e utilizar uma deliciosa massa folhada e trançar com brie com e geleia de figo.
Para conhecer mais Sabores do Mundo
Se você amou conhecer mais sobre a gastronomia francesa e quer aproveitar a viagem para dar uma saborosa volta ao mundo, baixe o e-book de receitas Sabores do Mundo, com diversas receitas dos Experts e Chefs Zona Sul.
Aproveite o melhor da sua viagem conectado ao amor pela gastronomia!