O que você pensa quando o tema é “gin”? Se você pensou no famoso coquetel gin tônica, está na hora de conhecer as diversas receitas da coquetelaria que utilizam o gin e o zimbro como ingredientes. Conheça mais sobre esse versátil destilado com sabor único que conquistou as taças e os bares pelo mundo.
O que é o gin
O gin, de forma geral, é um destilado de mosto fermentado de ingredientes naturais, como cereais ou até mesmo raízes, aromatizado com botânicos variados, que podem ser ervas secas, frutas cítricas, especiarias e até flores.
O que difere o gin de outros destilados é, sobretudo, a presença do zimbro, uma vez que que o óleo retirado das suas sementes é utilizado na produção do gin, conferindo à bebida o seu sabor único.
O gin já passou pela história de muitos povos e culturas, e seu processo de fabricação ganhou aperfeiçoamentos, mas a presença do zimbro (que deve ser de, no mínimo, 51%) continua marcante e inalterada.
O zimbro é ingrediente obrigatório na fabricação do gin.
De acordo com a legislação brasileira ( decreto Nº 6.871 de 4 de junho de 2009, Art. 63) o gin ou gim é definido como “a bebida com graduação alcoólica de 35 a 54% em volume, a 20ºC, obtida pela redestilação de álcool etílico potável de origem agrícola, na presença de bagas de zimbro, com adição ou não de outra substância vegetal aromática…Podendo ser adicionada de açúcares até 15g/L”.
O gin pode ser classificado da seguinte forma de acordo com a regulamentação nacional:
- Gim destilado: quando a bebida for obtida exclusivamente por redestilação;
- London dry gin: quando a bebida for obtida por destilação seca;
- Gim seco ou dry gin: contém 6 g de açúcares por litro;
- Gim doce, old ton gin ou gim cordial: contém acima de 6 e até 15 g de açúcares por litro.
Além do tradicional gin inglês e escocês, o mercado nacional de gin tem se destacado globalmente, com criações premiadas. E ainda há o Japão, com produtos artesanais e processos de destilação exclusivos que conservam as características dos seus ingredientes botânicos.
O Amázzoni Gin foi eleito pelo World Gin Awards como o melhor gin do mundo em 2021.
Fonte: Ministério do Turismo
O zimbro e o gin tônica
É de um vegetal da espécie Juniperus Communis de onde são extraídas as bagas de zimbro, que são utilizadas como especiaria não somente para dar o aroma e sabor característico do gin, mas como tempero na gastronomia.
“O zimbro combina muito bem com porco, mas pode ser usado em carne de panela, vaca atolada, shakshuka, rosbife etc. É um tempero em grão e pode ser usado em blends de temperos para diversos fins.”
Expert em carnes Jimmy Ogro
O zimbro também é famoso por suas propriedades medicinais e sua fama já vem de longa data. No Roma e Grécia Antiga o uso do zimbro era associado à cura de doenças e ao aumento da resistência física, entre outros.
No gin, o óleo essencial obtido das sementes que é utilizado na produção da bebida. Além de fazer parte já da produção do destilado, o zimbro pode ser adicionado às receitas de gin tônica, deixando o sabor ainda mais marcante e o visual ainda mais interessante.
Gin tônica: de bebida medicinal ao brinde na taça
Apesar do gin poder ser consumido “puro”, o drink mais famoso que leva gin na composição é o gin tônica, ou gin & tonic, em inglês, disponível inclusive nas versões ready-to-drink (RTD).
Mas sabia que antes de chegar na sua taça, a mistura começou como uma solução medicinal?
No século XVII o pó quinino, obtido da casca da árvore Chincona, era misturado com água e açúcar e ingerido como medicamento. No século seguinte, com a invenção da água carbonatada (com gás), a água tônica de quinino surgiu, como uma opção refrescante e até mesmo preventiva contra a malária.
No século XIX, nas colônias britânicas na Índia, que o costume de misturar a água tônica de quinino com o gin começou. E assim, surgiu o gin & tonic que tornou-se a bebida oficial das tropas inglesas para prevenir doenças.
No decorrer das décadas, a indústria adaptou os componentes, criando sua versão sintética do quinino, barateando os custos de produção da água tônica, tornando-a mais popular, menos amarga e sem objetivos medicinais.
Receitas clássicas com gin
Você sabia que existem diversos clássicos da coquetelaria além do gin tônica que utilizam o destilado como ingrediente? Aprenda a preparar algumas receitas, diretamente da IBA (Associação Internacional de Bartenders) e do mixologista Zona Sul Claudio Adriano.
Gin Fizz
Classificado como “inesquecível” pela IBA, o gin fizz é fácil de preparar e refrescante.
Ingredientes
- 45 ml de Gin
- 30 ml de suco de limão fresco
- 10 ml de xarope de açúcar
- Club Soda ou água com gás
Modo de preparo
- Agite todos os ingredientes com gelo, exceto a água com gás. Despeje em um copo Tumbler alto e fino e cubra com um pouco de água com gás. Sirva sem gelo.
- Decore com uma rodela de limão e se quiser, adicione raspas de limão.
Clover Club
Classificado como “inesquecível” pela IBA, o Clover Club é delicado, com uma textura única devido à presença da clara de ovo na sua composição.
Ingredientes
- 45 ml de Gin
- 15 ml de xarope de framboesa
- 15 ml de suco de limão fresco
- Algumas gotas de clara de ovo (você pode optar pela versão pasteurizada em caixinhas)
Modo de preparo
Despeje todos os ingredientes na coqueteleira, agite bem com gelo, coe para uma taça de coquetel resfriada. Decore com framboesas frescas.
French 75
Classificado como “clássico contemporâneo” pela IBA, o French 75 reserva o suave perlage do champagne para os admiradores da efervescência.
Você pode aprender mais sobre Champagne e espumantes com as dicas do Expert Dionísio Chaves.
Ingredientes
- 30 ml de gin
- 15 ml de suco de limão fresco
- 15 ml de xarope de açúcar
- 60 ml de champagne
Modo de preparo
Despeje todos os ingredientes, exceto o Champagne, em uma coqueteleira. Agite bem e coe em uma taça flûte. Complete com champanhe. Mexa suavemente.
Drinks para brindar
Quer fugir do tradicional e ousar com receitas exclusivas com gin? Confira as receitas do Mixologista Claudio Adriano, responsável pelos coquetéis que você encontra no Bar do Rio.
Gin + Red Bull + maracujá
Um drink para equilibrar os seus sentidos, unindo o poder relaxante do maracujá com as propriedades energéticas do RedBull.
Ingredientes
- 60ml de Gin South Bank London Dry
- 20ml de purê de maracujá Easy Drinks
- Red Bull Tropical
- 1 espuma cítrica Easy Drinks
- Folhas de hortelã
- Açúcar saborizado verde
- Gelo
Modo de Preparo
Em uma taça, coloque o gelo, o gin, o purê de maracujá e complete com gin tropical. Para decorar, coloque a espuma, o hortelã e o açúcar saborizado verde.
O Gin South Bank você encontra com exclusividade no Zona Sul!
Gin Hawai
O Gin Hawai mistura os sabores e aromas das frutas verdes com gin. Uma delícia refrescante que você encontra também no Bar do Rio.
Mas tem receita de gin tônica?
Se você sentiu falta do drink mais popular com gin, o famoso gin tônica, aprenda a preparar diferentes variações dessa receita que conquistou o coração dos brasileiros. Baixe o e-book de drinks de verão e confira ainda mais dicas!
Bar do Rio Zona Sul
Se você quiser curtir o sabor do gin tônica aproveitando a gastronomia do Zona Sul, como pizzaria, spaghetteria, Salada Bar, entre outros, o melhor lugar para pedir o seu drink é no Bar do Rio! Confira as lojas com o serviço disponível mais perto de você.