Você é fã de café? Se você é daqueles que topa um café em qualquer ocasião, vamos compartilhar neste post dicas especiais para você preparar seu próprio café, prática cada vez mais adotada pelos coffee lovers.

De fato, existem aqueles amantes de café que preferem moer por conta própria seus grãos, de forma a garantir o sabor, aroma e todas as características do café. Todavia, já existe alguma variedade dentro dos cafés que já vêm moídos. Como saber a moagem ideal para o seu método?

Para te ajudar nesse processo, neste post, vamos falar sobre algumas das melhores cafeteiras disponíveis no mercado, além de dar dicas valiosas especialmente para você, que deseja moer o seu próprio café ou descobrir qual tipo de moagem escolher nas prateleiras.

Lembre-se: a moagem ideal vai depender do tipo de café que você quer fazer.

Moagem de grãos para cada método de preparo

Os grãos podem ser moídos em vários tamanhos distintos. A moagem correta, sem dúvidas, faz toda a diferença no resultado final! Lembre-se: a moagem ideal vai depender, também, do tipo de café que você quer fazer. Veja a seguir:

  • Fina (como sal): ideal para o preparo de café espresso.
  • Média-fina (como areia fina): cafeteira italiana (Moka).
  • Média (como areia): para métodos de café coado e aeropress.
  • Média-grossa (como açúcar cristal): prensa francesa. Resulta em um café saboroso e encorpado.
  • Grossa (como aveia): cold brew. Utilizada nas cafeterias Italiana (Moka) e francesa (French Press). Resulta em um café mais encorpado e forte.
guia do café infográfico zona sul
Infográfico tipos de moagem, por Zona Sul

Além disso, uma boa dica é somente realizar a moagem minutos antes do preparo, preservando ao máximo as características do café. Também é muito importante que a moagem seja precisa, observando se as partículas estão homogêneas, garantindo, assim, a qualidade da bebida.


Tipos de cafeteira

Agora que você já sabe o tipo de moagem ideal para cada tipo de cafeteira, vamos falar mais sobre cada uma delas? Alguns modelos, além da sua funcionalidade, garantem um charme especial para o momento da degustação. Conheça os modelos e experimente uma outra forma de tomar seu cafezinho.

Moka e Moka Mini Express

Essa cafeteira proporciona um café intenso e com textura aveludada. As cafeteiras Moka também existem em inox e este modelo é também apropriado para fogões de indução.

Já a Moka Mini Express é super compacta e perfeita para o seu momento especial do café. Além de ser ideal para preparar uma dose individual, ela ajuda a aquecer sua xícara.

Aprenda a fazer seu café na Moka com o Expert em cafés, Paulo Tassinari. Confira no vídeo abaixo:

Como fazer café na Moka com Paulo Tassinari

French Press (Prensa Francesa) e Aeropress

A French Press é recomendada para um café com maior concentração de óleos e partículas finas. É perfeita para quem procura dominar o tempo de contato entre água e café. A obtenção do café se dá exatamente como o nome diz: prensando a água quente com o pó de moagem grossa, o café é extraído e o sabor é irresistível.

Para obter o pó de moagem grossa, você pode comprar um moedor de grãos e moer por pouco tempo. Quanto mais tempo ligado o moedor, mais fina será a moagem.

Quer aprender a usar a prensa francesa? Procure por “dicas” nos destaques dos stories do @tassinaricafes e aprenda todo o passo a passo diretamente com o Expert Paulo Tassinari.

Já a cafeteira Aeropress é uma criação mais recente e, apesar de funcionar à base de pressão como a prensa francesa, o método permite a utilização de diferentes moagens de grão, desde as mais grossas às mais finas. Curiosidade: o criador da Aeropress é um inventor de brinquedos, Alan Adler.

Filtros de Papel

O clássico filtro de papel que você tem em casa tem seu charme especial. Ainda mais se você considerar a extensa variedade de suportes para os coadores que existem por aí. Desde os mais elegantes suportes de louça e vidro às versões mais populares com materiais mais baratos, existem diversas formas de utilizar o seu filtro de papel.

guia do café zona sul filtro de papel

Para melhor resultado, escalde o filtro com água quente imediatamente antes de colocar o pó de café.

Porém, fique esperto: os branqueadores usados para clarear filtros de papel podem interferir no sabor do seu café. Para melhor resultado, escalde o filtro com água quente imediatamente antes de colocar o pó de café.

Máquinas de café espresso em cápsulas

Famosas pelo design e praticidade, as máquinas de espresso em cápsulas permitem que o amante de um bom café experimente uma grande variedade de sabores em porções individuais. O material das cápsulas pode variar, podendo ser feitas com alumínio, plástico ou materiais biocompostáveis. É importante lembrar que nem todas as cápsulas são recicláveis, cabendo a nós pensarmos em recursos de upcycling e separação de materiais diferentes.

Preste atenção nas marcas e fabricantes das máquinas e cápsulas, pois algumas produzem cápsulas exclusivas.

Saiba mais sobre os benefícios do café em cápsula aqui.

Outras características do café

Caso você deseje escolher o café perfeito, as características de cada café vai além da moagem e do tipo de cafeteira utilizada. Características como corpo, doçura e acidez também são diferenciais de cada café. Por isso, fique de olho nas dicas do Expert Paulo Tassinari para escolher o café certo para o momento ideal.

Uma dica para começar a conhecer mais sobre cafés é experimentar os cafés produzidos no Rio de Janeiro. Aprender com o que é de casa é mais fácil! Confira algumas dicas sobre cafés do Rio aqui e no vídeo abaixo: