Pense, agora, em um hambúrguer suculento e queijo derretendo num pão macio e saboroso. É de dar água na boca! Aliás, falando nesse famoso sanduíche, dia 28 de maio é o Dia Mundial do Hambúrguer! E cá entre nós: existe jeito melhor de celebrar essa paixão gastronômica do que devorando um delicioso combo de hambúrguer com batata frita? Vale a pena até dar uma escapadinha da dieta!

Além disso, você nem precisa sair de casa para comemorar com as opções e receitas que o Zona Sul preparou pra você aqui! Então já vai reservando um espacinho para aproveitar a data com muito sabor e suculência!

História do hambúrguer

Apesar de não se saber com exatidão a origem do hambúrguer, acredita-se que tudo começou na Alemanha, mais precisamente na região de Hamburgo (por isso o nome hambúrguer), no século XVII. Naquela época, açougues da cidade começaram a vender carne moída em formatos arredondados, novidade que fez muito sucesso por ser saborosa, nutritiva e acessível.

Foi nos Estados Unidos, entretanto, que a novidade se popularizou e ganhou destaque. Ainda no século XVII, os primeiros imigrantes da cidade de Hamburgo levaram o hambúrguer aos EUA, e como não poderia ser diferente, o sucesso foi imenso! Logo, os americanos tiveram a – excelente – ideia de colocar o hambúrguer no meio do pão, e foi aí, finalmente, que nasceu o lanche como conhecemos hoje.

Curiosidade: no Brasil, o hambúrguer foi introduzido em 1952 pelo tenista americano Robert Falkenburg (campeão de Wimbledon), que inaugurou a primeira lanchonete Bob’s no Rio de Janeiro.

Desde então, a receita ganhou uma infinidade de variações e estilos. Assim, hoje em dia, existe hambúrguer para todos os gostos: desde fast-food até pratos sofisticados e artesanais. Também não faltam opções para quem não come carne, visto que é cada vez mais comum encontrar hambúrgueres veganos e plant-based. Confira uma receita aqui mesmo, neste post, criada pela chef gastronômica Lorena Abreu.

Hambúrguer Corte D’Oro

Para comemorar fazendo o seu hambúrguer o casa, o segredo está no ingrediente que você escolhe. Por isso, a dica é a linha Corte D’Oro, exclusividade Zona Sul. Para o preparo, é só deixar o hambúrguer descongelar naturalmente e grelhar por 3 minutos em cada lado. Depois, é só usar a imaginação e montar seu lanche!

Carne de qualidade para o seu sanduíche com a linha Corte D’Oro, que você encontra aqui no Zona Sul.

 A Corte D’Oro é uma marca de carnes preparadas especialmente para você, que sempre busca o melhor! No Zona Sul, além do tradicional hambúrguer de carne bovina, tem o incrível hambúrguer de fraldinha e de picanha.

Que tal preparar seu hambúrguer Corte D’Oro seguindo o passo a passo do Expert em carnes Marcelo Malta? Confira essa receita que dá água na boca só de olhar!

Hambúrguer Corte D’Oro por Malta.

Hambúrguer vegano

Os hambúrgueres veganos e vegetarianos são uma tendência atualmente, inclusive para os flexitarianos. Seja no mercado ou em lanchonetes e hamburguerias, as opções de hambúrguer sem proteína animal são surpreendentes e cada vez mais variadas. Entre os ingredientes utilizados, estão a soja, cogumelos, grão-de-bico, feijão, batata-doce e muito mais.

E não precisa “torcer o bico”, porque o sabor é fabuloso, conquistando até mesmo os carnívoros devotos. Sem contar que são opções saudáveis e nutritivas, principalmente por conter ingredientes nutritivos.

hamburguer vegano
Hambúrguer vegano. Imagem ilustrativa.

Hambúrguer de shitake, Quinoa e nozes, por Lorena Abreu

A chef gastronômica do Zona Sul, Lorena Abreu, traz uma receita muito simples para você fazer seu hambúrguer vegano em casa. A receita rende 4 unidades. Rapidinho e delicioso. Pode anotar:

Ingredientes

  • 200g de cogumelos shitake fresco fatiado salteado no azeite
  • 200g de quinoa mista em grãos cozida al dente com pouco de sal
  • 80g de nozes
  • 150ml de shoyu de coco ou light
  • 30ml de óleo de gergelim torrado
  • 1 dente de alho picado
  • Cebolinha picada a gosto

Modo de preparo

Em um liquidificador, coloque as nozes, o cogumelos salteados, o restante dos ingredientes, exceto a quinoa e bata até formar uma pastinha (pode ser meio “grosseira”, com alguns pedaços de nozes). Pré aqueça o forno à 210ºC.

Unte as mãos com azeite e modele os hambúrgueres. Coloque em um tabuleiro antiaderente untado com azeite e asse por 20 minutos. Retire e sirva com pão e acompanhamentos que desejar.

O resultado é este aqui:

Batata Lutosa

Após preparar seu hambúrguer, é hora de pensar na batata frita. Afinal, é impossível resistir a essa combinação perfeita. Melhor ainda quando a batata é bem crocante, sequinha e de qualidade belga, terra das melhores batatas fritas do mundo. Estamos falando das batatas Lutosa, crocantes por fora e macias por dentro, deliciosas tanto frita quanto assadas.

Hambúrguer com batata: uma combinação perfeita!

No Zona Sul, você encontra a opção Tradicional (palito), Wedge (meia-lua), Noisette (bolinha) e Rösti com queijo. Se preferir, compre anéis de cebola Lutosa, opção que também fica excelente com hambúrguer!

Toque do Expert: hambúrguer com queijo raclette

Essa deliciosa receita, preparada especialmente pelo Expert André Guedes, combina o hambúrguer de sua preferência, picles, queijo raclette e o seu pão favorito. É uma receita simples, mas deliciosa.

Nela, o Expert utiliza 3 pães diferentes: pão de cerveja preta, pão de milho, e pão integral de hambúrguer. Imagine só o sabor e o aroma? Então acompanhe o vídeo a seguir e prepare seu paladar para essa receita exclusiva!  

Receita de hambúrguer com queijo Raclette.

Sugestão especial: kit hambúrguer

A gente sabe que carioca de coração adora praticidade. E claro, adora hambúrguer. Por isso, juntamos uma coisa boa com a outra e disponibilizamos um super kit hambúrguer Corte D’Oro, para você criar seu hambúrguer em casa com os melhores ingredientes selecionados. O kit contém:

  • 1 Batata Frita Lutosa 400g
  • 1 Bolsa Térmica Amo Rio
  • 2 unidades de Hambúrguer Chef Burguer Corte D’oro com 2 Unid 360 g cada bandeja
  • 1 Pão para Hambúrguer Panetto 200 g
  • 1 Queijo Cheddar Polenghi Sandwich In 144 g

Um kit prontinho para os apaixonados por hambúrguer? Só tem no Zona Sul.

Se você é um “hamburgueiro” oficial, tire sua foto e compartilhe com a gente, no Instagram do @sigazonasul.