Pense, agora, em um hambúrguer suculento e queijo derretendo num pão macio e saboroso. É de dar água na boca! Aliás, falando nesse famoso sanduíche, dia 28 de maio é o Dia Mundial do Hambúrguer! E cá entre nós: existe jeito melhor de celebrar essa paixão gastronômica do que devorando um delicioso combo de hambúrguer com batata frita? Vale a pena até dar uma escapadinha da dieta!
Além disso, você nem precisa sair de casa para comemorar com as opções e receitas que o Zona Sul preparou pra você aqui! Então já vai reservando um espacinho para aproveitar a data com muito sabor e suculência!
Expert da padaria Stanislas Brito
História do hambúrguer
Apesar de não se saber com exatidão a origem do hambúrguer, acredita-se que tudo começou na Alemanha, mais precisamente na região de Hamburgo (por isso o nome hambúrguer), no século XVII. Naquela época, açougues da cidade começaram a vender carne moída em formatos arredondados, novidade que fez muito sucesso por ser saborosa, nutritiva e acessível.
Foi nos Estados Unidos, entretanto, que a novidade se popularizou e ganhou destaque. Ainda no século XVII, os primeiros imigrantes da cidade de Hamburgo levaram o hambúrguer aos EUA, e como não poderia ser diferente, o sucesso foi imenso! Logo, os americanos tiveram a – excelente – ideia de colocar o hambúrguer no meio do pão, e foi aí, finalmente, que nasceu o lanche como conhecemos hoje.
Curiosidade: no Brasil, o hambúrguer foi introduzido em 1952 pelo tenista americano Robert Falkenburg (campeão de Wimbledon), que inaugurou a primeira lanchonete Bob’s no Rio de Janeiro.
Desde então, a receita ganhou uma infinidade de variações e estilos. Assim, hoje em dia, existe hambúrguer para todos os gostos: desde fast-food até pratos sofisticados e artesanais. Também não faltam opções para quem não come carne, visto que é cada vez mais comum encontrar hambúrgueres veganos e plant-based. Confira uma receita aqui mesmo, neste post, criada pela chef gastronômica Lorena Abreu.
Chef Lorena Abreu Hambúrguer vegano com fritas
Hambúrguer Corte D’Oro
Para comemorar fazendo o seu hambúrguer o casa, o segredo está no ingrediente que você escolhe. Por isso, a dica é a linha Corte D’Oro, exclusividade Zona Sul. Para o preparo, é só deixar o hambúrguer descongelar naturalmente e grelhar por 3 minutos em cada lado. Depois, é só usar a imaginação e montar seu lanche!


Carne de qualidade para o seu sanduíche com a linha Corte D’Oro, que você encontra aqui no Zona Sul.
A Corte D’Oro é uma marca de carnes preparadas especialmente para você, que sempre busca o melhor! No Zona Sul, além do tradicional hambúrguer de carne bovina, tem o incrível hambúrguer de fraldinha e de picanha.
Que tal preparar seu hambúrguer Corte D’Oro seguindo o passo a passo do Expert em carnes Marcelo Malta? Confira essa receita que dá água na boca só de olhar!
Hambúrguer vegano
Os hambúrgueres veganos e vegetarianos são uma tendência atualmente, inclusive para os flexitarianos. Seja no mercado ou em lanchonetes e hamburguerias, as opções de hambúrguer sem proteína animal são surpreendentes e cada vez mais variadas. Entre os ingredientes utilizados, estão a soja, cogumelos, grão-de-bico, feijão, batata-doce e muito mais.
E não precisa “torcer o bico”, porque o sabor é fabuloso, conquistando até mesmo os carnívoros devotos. Sem contar que são opções saudáveis e nutritivas, principalmente por conter ingredientes nutritivos.


Hambúrguer de shitake, Quinoa e nozes, por Lorena Abreu
A chef gastronômica do Zona Sul, Lorena Abreu, traz uma receita muito simples para você fazer seu hambúrguer vegano em casa. A receita rende 4 unidades. Rapidinho e delicioso. Pode anotar:
Ingredientes
- 200g de cogumelos shitake fresco fatiado salteado no azeite
- 200g de quinoa mista em grãos cozida al dente com pouco de sal
- 80g de nozes
- 150ml de shoyu de coco ou light
- 30ml de óleo de gergelim torrado
- 1 dente de alho picado
- Cebolinha picada a gosto
Modo de preparo
Em um liquidificador, coloque as nozes, o cogumelos salteados, o restante dos ingredientes, exceto a quinoa e bata até formar uma pastinha (pode ser meio “grosseira”, com alguns pedaços de nozes). Pré aqueça o forno à 210ºC.
Unte as mãos com azeite e modele os hambúrgueres. Coloque em um tabuleiro antiaderente untado com azeite e asse por 20 minutos. Retire e sirva com pão e acompanhamentos que desejar.
O resultado é este aqui:
Batata Lutosa
Após preparar seu hambúrguer, é hora de pensar na batata frita. Afinal, é impossível resistir a essa combinação perfeita. Melhor ainda quando a batata é bem crocante, sequinha e de qualidade belga, terra das melhores batatas fritas do mundo. Estamos falando das batatas Lutosa, crocantes por fora e macias por dentro, deliciosas tanto frita quanto assadas.
Hambúrguer com batata: uma combinação perfeita!
No Zona Sul, você encontra a opção Tradicional (palito), Wedge (meia-lua), Noisette (bolinha) e Rösti com queijo. Se preferir, compre anéis de cebola Lutosa, opção que também fica excelente com hambúrguer!
Batatas belgas Lutosa Fritas Batatas belgas Lutosa Rosti Batatas belgas Lutosa Wedges
Toque do Expert: hambúrguer com queijo raclette
Essa deliciosa receita, preparada especialmente pelo Expert André Guedes, combina o hambúrguer de sua preferência, picles, queijo raclette e o seu pão favorito. É uma receita simples, mas deliciosa.
Nela, o Expert utiliza 3 pães diferentes: pão de cerveja preta, pão de milho, e pão integral de hambúrguer. Imagine só o sabor e o aroma? Então acompanhe o vídeo a seguir e prepare seu paladar para essa receita exclusiva!
Sugestão especial: kit hambúrguer
A gente sabe que carioca de coração adora praticidade. E claro, adora hambúrguer. Por isso, juntamos uma coisa boa com a outra e disponibilizamos um super kit hambúrguer Corte D’Oro, para você criar seu hambúrguer em casa com os melhores ingredientes selecionados. O kit contém:
- 1 Batata Frita Lutosa 400g
- 1 Bolsa Térmica Amo Rio
- 2 unidades de Hambúrguer Chef Burguer Corte D’oro com 2 Unid 360 g cada bandeja
- 1 Pão para Hambúrguer Panetto 200 g
- 1 Queijo Cheddar Polenghi Sandwich In 144 g


Um kit prontinho para os apaixonados por hambúrguer? Só tem no Zona Sul.
Se você é um “hamburgueiro” oficial, tire sua foto e compartilhe com a gente, no Instagram do @sigazonasul.