Saborosos, nutritivos e saudáveis, os cogumelos são fontes de antioxidantes e ajudam a prevenir doenças como o mal de Alzheimer. Por isso, são muito bem vindos em pratos especiais ou no dia a dia, oferecendo um sabor único às suas receitas.

Os cogumelos ajudam a prevenir doenças como o mal de Alzheimer e são fontes de antioxidantes.

De diferentes formas, tamanhos, cores e sabores, os cogumelos são fontes  de fibras, proteínas, vitaminas e minerais que contribuem para o bem-estar do organismo. O consumo de cogumelos no Brasil têm aumentado, e não se limita às receitas veganas e vegetarianas e somam um sabor diferente aos amantes da boa culinária ao redor do mundo. Além do sabor único é uma ótima opção pra na elaboração de pratos como molhos para carnes e massas, recheios de tortas, salgados, sanduíches e muito mais. 

infográfico cogumelos zona sul
Tipos de cogumelos e suas utilizações: Shiitake, Shimeji, Cogumelo Paris e Portobello.

E não paramos por aí: os cogumelos também podem ser poderosos aliados para quem deseja perder alguns quilinhos e não a qualidade nutricional, pois possuem poucas calorias, são livres de gorduras, colesterol e ricos em vitaminas do complexo B, niacina, riboflavina e vitamina D. Assim, eles aumentam a saciedade e melhoram o funcionamento do intestino. Em um estudo publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, também mostra que consumir cogumelos mais de duas vezes por semana reduz o risco de problemas de memória e linguagem em pessoas com mais de 60 anos, devido aos antioxidantes presentes.

Confira estas dicas

  1. Quanto mais frescos, maior a concentração dos benefícios. 
  2. Os cogumelos podem ser degustados em preparações bem simples ou até nas mais elaboradas. 
  3. Economize no sal. Como eles soltam muita água durante o preparo, o exagero ao tempero pode ficar ainda mais evidente.
  4. Reutilize a água do cozimento para o preparo de caldos, sopas e arroz.

Para perder alguns quilinhos e não a qualidade nutricional.

De onde vem?

Saber a origem dos produtos é importante para conhecer como o alimento foi plantado ou produzido, pois quanto mais próximo o produtor está de nossos lojas, mais frescos os cogumelos chegam até você.

  • Shitake: Galdinópolis, Nova Friburgo, RJ. Vai bem com carnes e batata.
  • Champignons e Portobello: Sul de MG. Vai bem com frango e omelete.
  • Shimeji branco, preto e salmão: Carapebus, RJ. Vai bem com? peixe. Shimeji branco e o Shimeji salmão são muito utilizados na cozinha oriental.

Container Might Greens: uma fazenda urbana dentro do Zona Sul

A Fazenda Urbana é a primeira do Brasil e da América do Sul a produzir cogumelos dentro de contêineres instalados em um supermercado. E imagina só onde você os encontra? No Zona Sul Santa Mônica. A produção é vertical e em ambiente controlado por tecnologia e processos sustentáveis, resultando em alimentos locais de qualidade, sem pesticidas e de alto valor nutricional.

Receitas com cogumelos

  • Salada de cogumelo Paris. Dica: Pra servir frio ou quente acompanhado de folhas ou carnes grelhadas.
  • Strogonoff de Cogumelos. Dica: pra acompanhar o tradicional arroz branco ou inove com arroz muito grãos.
  • Bobó de champignon recheado no forno. O sabor do dendê vai bem com cogumelos. Dica: experimente usar a polpa do coco in natura pra um sabor mais fresco.