Adotar uma alimentação mais saudável, com mais legumes e verduras pode parecer uma tarefa difícil para alguns. Ainda mais quando o assunto são saladas. Porém, ao contrário do que muitos pensam, um cardápio repleto de saladas vai muito além do alface e pode contar também com a adição de molhos, que levam novos sabores e texturas à refeição. Que tal aprender a preparar molhos variados e refrescantes com a Expert Lorena Abreu?
Aqui você vai ver:
Receitas de molhos para saladas por Lorena Abreu
Se falou em pratos coloridos e nutritivos, nada melhor do que contar com as receitas da Expert em Cozinha Saudável Lorena Abreu para compartilhar receitas de molhos deliciosos a fim de deixar suas saladas ainda melhores. Afinal, é possível fugir do básico com ingredientes que você tem em casa. E se não tiver, conte com a agilidade e qualidade do supermercado mais amado do Rio para garantir seus ingredientes.
Lorena Abreu (@_lorenaabreu) é formada em gastronomia tradicional e especializada em alimentação saudável. Atuando na área há mais de dez anos, Lorena transforma pratos simples do dia a dia em refeições surpreendentes. Lorena iniciou no Zona Sul como gestora gastronômica e hoje em dia atua como Expert Zona Sul em Cozinha Saudável.
Confira as receitas da Lorena e vá além do alface, tomate e cebola. Abuse da criatividade!
Molho grego de iogurte com pepino (Tzatziki)
A cozinha mediterrânea é repleta de hortaliças e utiliza ingredientes como azeite e iogurte em diversos preparos. Para colocar o sabor da Grécia no seu cardápio, a Expert Lorena Abreu ensina a preparar um molho grego para suas saladas conhecido como Tzatziki.
É refrescante e perfeito para os dias mais quentes e também pode servir como dip para mergulhar seus legumes fatiados ou pão pita.
Ingredientes para iogurte dessorado
- 500g de iogurte grego natural sem açúcar bem firme
- Coador de papel de café
- Suporte para coador de café
- Tigela
Ingredientes para o molho
- Iogurte grego já dessorado
- 1/2 pepino japonês sem sementes ralado ou cortado em cubinhos bem pequenos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Fio de azeite extravirgem a gosto
- Sumo e raspas de 1 limão siciliano
- Folhas de endro / dill ou hortelã picadinhas
Modo de preparo
- Iogurte dessorado: coloque o suporte do filtro de café apoiado na tigela. Coloque o filtro de café e o iogurte por cima e deixe dessorar por no mínimo 2h dentro da geladeira. Após, despreze o soro e use o iogurte bem firme para fazer o molho.
- Molho: em uma tigela, misture todos os ingredientes, prove e ajuste os sabores. Finalize com endro e azeite. Sirva em seguida.
Molho para salada Caesar com iogurte grego (Tahine)
Quem é apaixonado por salada Caesar? Alfaces sequinhas e crocantes, com croutons, frango grelhado, queijo e, claro, aquele molho de deixar com água na boca! O molho cremoso e levemente cítrico originalmente leva maionese, mas é possível preparar uma variação utilizando tahine, pasta feita de sementes de gergelim torradas e moídas.
Ingredientes
- 300g de iogurte grego sem sabor firme dessorado
- 3 colheres de sopa de tahine
- 1 colher de sopa de mostarda dijon
- Sumo de ½ limão tahiti ou siciliano
- 1/3 xícara de azeite extravirgem
- Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
- Em um liquidificador ou mixer, coloque todos os ingredientes, exceto o iogurte. Bata bem até ficar encorpado.
- Despeje a mistura junto ao iogurte, mexa bem para unificar os ingredientes, prove e ajuste os sabores.
- Sirva sobre seu mix de folhas adicionando lascas de queijo parmesão ou pecorino por cima.
Molho agridoce de amora
Gosta da combinação de frutas com saladas? O molho de amora da Expert Lorena Abreu é um sabor elegante para fugir do tradicional. Experimente com a refrescante combinação de amora, espinafre, couve, manga, abacaxi, nozes pecan, queijo feta e um toque de sal e pimenta.
O toque do agridoce vai muito bem em diversos pratos. Um exemplo é o clássico Romeu e Julieta, o famoso queijo com goiabada, ícone da gastronomia mineira.
Ingredientes
- 1/2 caixa de amora
- 1/2 xícara de abacaxi em cubos
- 1/3 xícara de azeite extravirgem
- 1/2 xícara de sumo de limão siciliano ou Tahiti
- 1/2 xícara de água filtrada
- 1 colher de sopa de mostarda Dijón – opcional
- 4 colheres de sopa de mel ou agave (ou mais caso prefira)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo: em um liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata bem até obter um molho liso e homogêneo. Coe caso necessário. Prove e ajuste os sabores.
Maionese vegana de alho assado
Uma boa maionese artesanal pode ser o que você precisa para dar aquele realce na sua salada. Mas você sabia que é possível fazer uma maionese vegana, sem ovos? A maionese de alho da Expert Lorena Abreu também é perfeita para acompanhar uma tábua de legumes para receber os amigos.
Ingredientes
- 200ml de leite de amêndoas
- 1 cabeça de alho
- 1/4 cebola
- 1 colher de sopa de mostarda dijon
- 1 colher de sopa de vinagre
- Óleo de gergelim cru até dar ponto
- Sal a gosto
- Gotinhas de limão siciliano
Modo de Preparo
- Alho: retire as pontinhas dos dentes de alho e tempere com azeite, sal e pimenta. Embrulhe e leve para assar em forno pré-aquecido à 180 graus por 40 min aproximadamente.
- Retire e verifique se o alho está macio e aperte para sair todo alho e coloque dentro do liquidificador com a cebola, mostarda, vinagre e bata bem até ficar com uma textura lisa e homogênea.
- Após, coloque o óleo de gergelim cru a fio, aos poucos até dar ponto.
- Finalize com gotinhas de limão siciliano e ajuste o tempero.
Molho de pasta de amendoim
Sabia que a pasta de amendoim pode virar um molho salgadinho com o toque do shoyu e do limão para suas saladas? Não acredita? Faça você mesmo e descubra o potencial dessa diferente combinação inspirada na culinária tailandesa. Uma dica é servir com salada de repolhos e pepino japonês fatiados bem fininhos, cebolinha e frango desfiado.
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de pasta de amendoim sem açúcar
- 1/2 xícara de shoyu macrobiótico ou shoyu de coco
- Sumo de ½ limão tahiti ou um pouco mais para ajusta a acidez
- 2 colheres de sopa de azeite extravirgem
Modo de preparo
Em uma tigela, junte todos os ingredientes mexendo bem até virar um molho liso e homogêneo.
Vinagrete de maracujá
O vinagrete é um molho oriundo do francês vinagrette, que é a emulsão de vinagre com azeite, temperado com ervas finas. Contudo, essa emulsão se tornou a base de diferentes versões de vinagrete e outros ingredientes usualmente são acrescidos às receitas.
Na versão da Expert Lorena Abreu, a polpa do maracujá com o toque de mel vai deixar o seu molho vinagrete delicado e agridoce, para servir não somente com saladas, mas com legumes e carnes.
Ingredientes
- 1 xícara de polpa de maracujá (240g)
- 1/2 xícara de azeite extravirgem
- 1/2 xícara de mel
- 3 colheres de sopa de vinagre branco
- Sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
- Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata bem até obter um molho liso e homogêneo.
- Sirva o vinagrete com saladas, legumes crus ou grelhados, peixes, frutos do mar, aves (frango grelhado ou pato) carne suína ou bovina (rosbife).
Vinagrete tradicional Quasi Pronto
O vinagrete brasileiro que todo mundo ama e não pode faltar para o churrasco também é conhecido como “molho à campanha” e vai bem sobre o arroz, sobre a farofa e sobre a salada. Ele confere ao prato um toque cítrico perfeito! Por ser um molho com bastante ingredientes in natura, ele é crocante, encorpado e serve como acompanhamento e pode até ser confundido com uma salada por si só.
Para fazer um vinagrete brasileiro de um jeito super rápido, a dica da Expert é utilizar os legumes já cortados da linha Quasi Pronto! Depois é só misturar tudo e garantir o sucesso do seu prato.
Ingredientes
- Mix para vinagrete Quasi Pronto
- Mix de Cebola picada Quasi Pronto
- Pimenta-biquinho cortada ao meio
- Coentro
- Suco de 1 limão Tahiti ou siciliano
- Tomate-cereja
Modo de preparo
- Complete com água gelada.
- Acerte o tempero com sal e tempero a gosto.
- Regue com azeite de oliva.
- Adicione, por fim, os tomates cereja, misture e sirva.
Salada Bar Zona Sul
Para aqueles que querem apreciar uma boa variedade de saladas mas não desejam ir para a cozinha, a dica é procurar o Zona Sul mais próximo com o serviço de Salada Bar. Todo dia os Chefs Zona Sul preparam opções variadas, entre pratos quentes e frios, para o seu almoço ficar do jeitinho que o carioca de coração ama.