Deliciosamente refrescante, leve e nutritivo, com boa quantidade de fibras, o melão é uma das hortaliças mais amadas quando o assunto é vida saudável. Consumido de várias formas, como suco, shakes, sorvetes e doces, é difícil resistir a seu sabor docinho e seu cheiro tão característico.

Aqui você vai conhecer variedades e receitas com esse alimento tão leve e refrescante e aproveitar a feira do melão Zona Sul! Role o post e saboreie as dicas.

Feira do melão: 11 a 17 de agosto

De 11 a 17 de agosto acontece a feira do melão Zona Sul. É a oportunidade perfeita para você, fã dessa fruta tão deliciosa e nutritiva, aproveitar toda nossa variedade com ótimo custo-benefício. Mas antes, vamos aprender um pouco mais sobre ele? Tenho certeza de que, após a leitura deste post, você vai correr pro Zona Sul comprar o seu!

Melão é hortaliça

Você sabia que o melão é uma hortaliça? Do ponto de vista botânico, o melão e a melancia são plantas da família das cucurbitáceas, como a abobrinha, a abóbora, a moranga, o pepino; todas consideradas hortaliças de fruto. Porém, não precisa se preocupar. Chamar o melão de fruta não tem problema: é como um apelido carinhoso.

Conheças as hortaliças mais consumidas no Brasil e no mundo aqui (Embrapa).

Melão é uma hortaliça-fruto, da família da melancia, pepino e abobrinha.

De acordo com a EMBRAPA, há registro de seu cultivo no Egito e no Irã desde cerca de 2.500 a.C. Sua origem ainda é motivo de controvérsia entre os pesquisadores. Enquanto alguns o situam na Índia e no Irã, outros acreditam que o centro de origem do melão se situe na África.

Ideal para todos os momentos

Nossa hortaliça-fruto melão é ideal para ser consumida em qualquer horário. Seja de manhã, no lanche da tarde ou como sobremesa no jantar, uma generosa fatia é sempre bem-vinda. Combinar o sabor do melão com frios e queijos é tudo de bom. Quer dicas? No final deste post você vai ver as dicas de receitas da chef Lorena Abreu.

Se tem um lugar onde você sempre encontra um suculento e doce melão é no café da manhã Zona Sul. Também nas saladas de frutas Quasi Pronto em potinhos para dar aquela pausa na correria e aproveitar os benefícios das frutas com a praticidade de um produto ready-to-eat.

E, claro, nas bancas do nosso Hortifruti, que sempre tem legumes, frutas e verduras frescos e selecionados para você. Só escolher!

Benefícios do melão

Enfim, que o sabor é inconfundível e delicioso já sabemos. Mas além disso, essa poderosa fruta de cor amarela traz muitos outros benefícios. Confira só:

  • Muito refrescante;
  • Cheio de vitaminas A, B e C;
  • Cálcio, fósforo e potássio também não faltam;
  • Excelente para a saúde do intestino, pois tem muitas fibras;
  • Traz saciedade e auxilia no processo de emagrecimento;
  • Hidrata e faz bem pra pele; e muito mais!

Melão: considerado um alimento alcalinizante e rico em sais minerais.

Variedades do melão

Como podemos ver, só tem vantagem em comer melão! Mas sabia que existem diversos tipos além daquele clássico de casca amarela? Quais você já conhece?

Melão Amarelo

A variedade mais conhecida é a amarela, não tão aromática, mas de produção mais simples e consumo garantido. Neutro no sabor, também fica ótimo misturado com outras frutas ou pratos doces, como sorvete. O melão amarelo contém o antioxidante betacaroteno. É considerado um alimento alcalinizante, pois 60% de seus sais são alcalinos. Contém vitaminas A, C e E, além de alguns minerais como cálcio, fósforo e ferro.

Melão Pele-de-sapo

O Melão Pele de Sapo é uma variedade da fruta que, até então, era pouco conhecida no Brasil, mas sempre admirada em países Europeus, principalmente na Espanha. De casca levemente rugosa e de coloração verde com pequenas manchas verde-escuras, esse melão é ligeiramente alongado, com a polpa branca ou esverdeada e textura entre média e macia.

Quando colhido no tempo certo, pode ser mais saboroso que as demais variedades, pois possui brix muito alto e muito mais suculento. Por isso, é perfeito para drinks, sorbets (sobremesa gelada à base de água e frutas) e para recheio de massas.

Brix é uma escala numérica que mede a quantidade de açúcar na fruta. Ou seja, quanto maior o brix, mais docinho é o melão.

variedades do melão
Variedades do melão. Infográfico Zona Sul.

Cantaloupe Italiano e Americano

O cantaloupe italiano, também conhecido como europeu em alguns lugares, é uma fruta muito apreciada pelo mercado francês e inglês para consumo in natura.  Tem casca saturada, polpa laranja e bastante firme.

O cantaloupe americano é uma variedade de melão arredondado e enrugado. É originário da Índia e da África. O cantaloupe americano é uma fruta de consistência firme, muito usada para o mercado de processados. É muito aromático e fica perfeito em mousses ou para contrastar com carnes curadas e salgadas.

Melão Galia

De sabor único, os benefícios do Melão Galia são diversos, pois possui grande quantidade de nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo. Não é todo dia que você se depara com essa variedade de melão nos supermercados ou mercados, mas eles estão crescendo em popularidade cada dia mais. Sua polpa é verde e tem um gosto adocicado, porém, mais picante.

Muito utilizado no preparo de canapés como presunto parma ou salmão defumado. Sua doçura combina bem com os sabores desses complementos.

Melão Orange

Essa variedade possui uma polpa alaranjada e doce, ao mesmo tempo em que possui uma casca lisa que fica entre a coloração bem amarelada e esbranquiçada. Além de ser delicioso puro, ele faz ótimas caipirinhas! Fica a dica.

Como escolher e conservar seu melão

Agora que você já conhece algumas variedades, é hora de escolher o melão! Primeiramente, você precisa apertar a extremidade oposta ao talo. Se o melão estiver maduro, ela deve ceder prontamente. Deve também ser pesado e soltar aroma agradável pela casca.

Preste muita atenção: se o melão estiver muito aromático, pode estar maduro demais.

Além disso, a casca deve ser grossa e sem manchas. Se precisar amadurecer mais, mantenha-o em temperatura ambiente. Os melões maduros devem ficar em local fresco e arejado, mas podem ser mantidos na geladeira, em filme plástico transparente, por 1 semana. Congele-os após cortados em bolas ou cubos ou em calda.

Bônus: dicas de receita com melão da chef Lorena Abreu

A chef Lorena Abreu, gestora gastronômica Zona Sul e especialista em alimentação saudável e vegetariana, traz algumas dicas de combinações incríveis com a hortaliça.

Shake detox

Para um detox, faça um shake de melão com castanhas-do-Pará: basta bater no liquidificador 300g de melão em cubos gelado com 3 castanhas do Pará. Shake prontinho em 1 minuto!

Entradinha e salada

Para preparar uma salada sem erro, misture melão com queijo, nozes e rúcula. E para uma refrescante recepção, uma entrada combinando melão com presunto de Parma, ou com queijo e Pesto.

Gostou? Ficou com água na boca? Não deixe de aproveitar a feira do melão do Zona Sul e se conectar com o melhor da gastronomia.