Aqui no Zona Sul, temos uma adega maravilhosa contendo os melhores rótulos do mundo e, além disso, contamos com um Expert que pode te ajudar a entender mais sobre vitivinicultura e gastronomia. Sommelier há mais de 26 anos e com uma extensa bagagem de premiações, o Expert Dionísio Chaves é o responsável por trazer até você todo o conhecimento necessário para que você tenha toda a autonomia no universo dos vinhos.
Para isso, o Expert Dionísio criou, com muito carinho, uma pontuação própria, levando em consideração vários critérios importantes. Então fique com a gente até o final e prepare-se para degustar vinhos bem classificados, selecionados de todo o coração pra você.
Dionísio Chaves: o premiado sommelier brasileiro
Natural do Ceará, Dionísio Chaves mora no Rio desde os 2 anos de idade. Ao longo de seus mais de 26 anos de profissão, Dionísio teve o privilégio de conhecer os principais países produtores de vinhos e inúmeros produtores dessa apaixonante bebida. Durante 12 anos, atuou como professor na Associação Brasileira de Sommelier.
Em 1999 e 2002, foi eleito campeão brasileiro entre os sommeliers, além de campeão da América do Sul, em 2004, vice-campeão das Américas, também em 2004, e único sommelier brasileiro classificado para os concursos mundiais do Canadá, em 2000, e Grécia, em 2004. É um orgulho para o Zona Sul ter Experts de excelência levando sempre as melhores experiências a todos os cariocas de coração!
Pontuação Dionísio Chaves
Em primeiro lugar, Dionísio Chaves considera que, como sommelier, uma de suas principais tarefas é ser um garimpeiro, ou seja, ir em busca das melhores opções dentro de cada faixa de preço. Para isso, é preciso viajar muito, ir a feiras de vinhos e visitar produtores de diferentes países e regiões. É assim que se escolhe os melhores vinhos encontrados na nossa adega!
Aqui no Zona Sul, só vinhos com classificação mínima de 85 pontos são selecionados. Muitos, aliás, passam de 90 pontos! Para classificar um vinho, o Expert leva em conta os aspectos visuais, olfativos e gustativos do vinho. A bebida, assim, leva uma pontuação que vai até 100 pontos.
A seguir, confira com mais detalhes outras características levadas em conta na hora da pontuação.
Equilíbrio
Primeiramente, um vinho equilibrado é um vinho harmonioso, que apresenta o equilíbrio ideal entre açúcares, acidez, taninos e teor de álcool. Quando os taninos sobressaem, por exemplo, a bebida se torna muito amarga e ”áspera”.
Estrutura
Assim como uma casa sem estrutura não para em pé, o vinho sem boa estrutura não agradará ao paladar dos apreciadores da bebida. Geralmente, vinhos estruturados são mais mais ”encorpados”, ou por serem vinhos mais novos, ou pela quantidade de taninos.
Escolher vinhos mais encorpados não quer dizer que sejam melhores do que menos encorpados. Cada qual tem o seu objetivo e o ranking leva isso em consideração.
Expert Dionísio Chaves
Complexidade
Essa positiva característica, por sua vez, mostra que o vinho tem diversas qualidades, aromas e sabores. Aqui, o leque de sensações é grande e somente um sommelier especializado tem a capacidade técnica de sentir, através do olfato e paladar, a complexa variedade de notas que um bom vinho deve ter.
Ser um vinho complexo não quer dizer que não seja um vinho “fácil” de harmonizar. Um exemplo são os vinhos Rayuela, indicados para quem ama gastronomia e os outros rótulos da vinícola chilena Viu Manent, ideais para quem quer começar a se apaixonar pelo mundo dos vinhos.
Intensidade
Os vinhos podem ser leves, médios ou encorpados. Porém, nesse caso, não apenas o corpo mas o teor alcoólico, níveis de acidez e a concentração de taninos são alguns dos aspectos a serem considerados.
Persistência aromática e gustativa
Essa característica diz respeito à duração do aroma e do sabor do vinho na boca. Quanto mais prolongada for a sensação, melhor é classificado o vinho!
Custo-benefício
O custo-benefício, é claro, não poderia ficar de fora! Afinal, quem disse que é preciso gastar uma fortuna para tomar um bom vinho? Aqui no Zona Sul, não faltam opções incríveis e com boa pontuação que cabem no seu bolso!
Escolhendo com base na pontuação Dionísio Chaves, é impossível errar! Aproveite e confira algumas dicas de ouro para aprender mais sobre vinhos.
Assista aqui o depoimento do Expert explicando o seu passo a passo nas escolhas dos rótulos:
Bônus: aprenda a harmonizar
Além disso, claro, não pode faltar o conhecimento sobre as harmonizações para que o sabor de cada prato seja realçado com o vinho ideal. Baixe os catálogos de vinhos e aprenda ainda mais!
Vinho tinto Argento harmonizado com empanadas Morandé espumantes e culinária oriental