Dos dias 21 a 29 de novembro, será celebrada a V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo no Rio de Janeiro. Aliás, você sabia que o Zona Sul, além de ser Carioca de Coração, tem raízes italianas? A empresa, fundada pela família Leta, da Calábria para o Brasil, também foi responsável pelo início das importações de massa italiana em solo nacional.

Desse modo, pode-se dizer que o Zona Sul faz parte da sua tradicional macarronada de domingo.

O Zona Sul foi responsável pelo início das importações de massa italiana no Brasil.

Sendo assim, com o objetivo de valorizar os benefícios da dieta mediterrânea, temos o prazer de anunciar nossa parceria na quinta edição do evento Settimana della Cucina Italiana nel Mondo no Rio de Janeiro (Semana da Cozinha Italiana no Mundo). O evento acontecerá entre os dias 21 e 29 de novembro, e desta vez, devido à pandemia do Covid-19, a edição ocorrerá em formato digital.

Coloque um lembrete no seu calendário: 21 a 29 de novembro, semana da Itália!

A V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo é uma iniciativa do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro em parceria com a Accademia Italiana della Cucina, o Instituto Italiano de Cultura, a ENIT- Agência Nacional de Turismo da Itália, os Supermercados Zona Sul e a Revista Comunità Italiana.

V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo no Rio de Janeiro

Programação

A edição deste ano terá diversas lives com várias personalidades e influenciadores digitais como Bela Gil, Miguel Falabella, Bruno Astuto, Chiara Civello, Danio Braga, João Vitti, Nicola Siri e Emilio Orciollo. Além disso, nosso Expert em vinhos, Dionísio Chaves, também participará do hall da fama, ensinando suas receitas preferidas.

Já a professora de italiano Daniela Olivert, que organiza viagens para a Itália há 10 anos, vai comentar as particularidades do turismo enogastronômico em cinco diferentes regiões do país.

Com o intuito de aproximar as culturas gastronômicas da Itália e do Brasil, e graças a uma nova parceria com a secretária Danielle Barros, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, selecionados chefs italianos e brasileiros vão criar receitas inéditas com ingredientes típicos de ambos países, que serão apresentadas em lives direto da cozinha do Instituto Italiano de Cultura.

Para saber a agenda completa de lives, acesse agora mesmo o perfil @italyinrio no Instagram.

Restaurantes participantes

Além da agenda virtual, o público que se sentir à vontade para frequentar deliciosos restaurantes, terá a oportunidade de provar pratos exclusivos nos parceiros do evento: Alloro al Miramar, Anna Ristorante, Artigiano, Bota, Casa do Sardo, Coltivi, Da Carmine, D’Amici, Gabbiano, Gioia, Grado, Il Leone, Ino., La Trattoria, Margutta, Nido, Posí Mozza e Mare, Sult (com o chef convidado Luciano Boseggia), Vero Gelato Pizza e Café.

Espaço Itália, produtos com preços especiais

E ainda: nas lojas Zona Sul em Ipanema (Rua Barão da Torre) e Barra da Tijuca (loja Santa Mônica), durante a Settimana, você pode contar também com O “Espaço Itália”.

zona sul loja barão da torre ipanema
Loja Rua Barão da Torre, Ipanema

Nesse local, você encontrará uma ampla seleção de produtos italianos a preços especiais. Sem dúvidas, grandes opções de vinhos e ingredientes selecionados estarão à sua espera para deixar seu menu ainda mais “delizioso”. Também no site, você pode comprar os produtos selecionados com preços especiais!

Ação social

A fim de levar a culinária italiana a quem mais precisa, uma ação social será realizada em parceria com o Refettorio Gastromotiva, espaço na Lapa que já transformou mais de 200 toneladas de alimentos em refeições gratuitas.

Um menu completo assinado pelos chefs Michele Petenzi, Silvio Podda e Bruno Marasco será doado a 200 pessoas através da ONG ítalo-brasileira Il Sorriso Dei Miei Bimbi, que fica na Rocinha.

V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo no Rio de Janeiro
Refettorio Gastromotiva. Foto: divulgação

Baixe o e-book de receitas

Por fim, para ninguém ficar com água na boca, o evento conta com um livro digital, feito em conjunto com a Academia Italiana de Cozinha, o “Cucina Nostra”. Nele, você pode aprender receitas saborosas e igualmente fáceis de preparar, que representam cada uma das 20 regiões do famoso mapa da “bota”. Confira abaixo:

Do mais, que tal saber mais a respeito da culinária italiana em nosso blog? Clique aqui e saiba mais sobre massas, molhos e vinhos que são sempre bem-vindos em momentos especiais.