O Natal, sem sombra de dúvidas, não é uma data comemorativa qualquer. Muito mais do que isso, ele é, inegavelmente, uma época maravilhosa para criar experiências que ficam sempre guardadas na memória e no coração. Além disso, é a hora de utilizar ingredientes especiais como o amor, a amizade, o carinho e a paz, enfim, é usar a gastronomia para criar momentos inesquecíveis.

Por isso, a fim de ajudar você e sua família a compartilhar o melhor do Natal juntos, separamos aqui as melhores receitas.

Saladas

Antes de mais nada, começaremos por uma salada refrescante, visto que uma boa ceia também pede equilíbrio entre pratos leves e mais “robustos”. Em outras palavras, as saladas são sempre opções nutritivas e deliciosas para começar a sua festa.


Acompanhamentos

Primeiramente, quem disse que ninguém come arroz e farofa no Natal? Com toda certeza, eles podem ser preparados de um jeito todo especial e, desse modo, até mesmo disputar a posição de preferidos com os assados protagonistas da festa. Aprenda as receitas a seguir e surpreenda a todos com um croquete de lentilha.


Bacalhau e carnes

Em primeiro lugar, carnes, aves e o famoso bacalhau não podem faltar na sua ceia. Dessa forma, qual você gosta mais: chester, pernil, tender ou cordeiro? Seja como for, todos eles estão aqui, com receitas gostosas para você aprender.


Sobremesas

Mesmo que você não seja o maior fã de doces, praticamente todo mundo deixa aquele “espacinho” para as sobremesas no Natal. Entretanto, se depender das receitas deliciosas que separamos aqui, melhor dar um intervalo entre o jantar e os doces, visto que todo mundo vai querer provar de tudo! Seja como for, certamente você adorará estas receitas. Confira a seguir:

Crumble de frutas

Para quem acha que a maçã não pode ser versátil, ou seja, não pode ser usada em vários tipos de pratos e combinações diferentes, confira esta receita de crumble de maçã e pera, pelo Expert Dominique Guerin. Além do mais, saiba mais sobre os benefícios da maçã neste artigo.

Muffins de frutas vermelhas

Agora, no passo a passo abaixo, você aprenderá a preparar muffins de frutas vermelhas com o Expert da patisserie, Dominique Guerin. Além disso, ainda segundo o Expert, “qualquer amador de gastronomia pode fazer”, ou seja, se este é o seu caso, pode preparar sem medo!

Tâmaras recheadas com mascarpone e nozes

Desta vez, para que você tenha uma experiência ainda mais inesquecível, o Expert Piero Cagnin prepara uma receita com as tradicionais tâmaras natalinas em uma sobremesa rápida e fácil de fazer para servir especialmente na ceia de Natal.

Você aprenderá, aliás, a fazer uma mistura das frutas secas com o delicioso mascarpone, um queijo cremoso, conhecido por ser um dos ingredientes do famoso Tiramisu. Conheça mais sobre os benefícios das tâmaras neste artigo.

Torta cítrica de limão com azeite

Você acha que biscoito maizena com azeite, limão e ricota combinam? Mas é claro que sim! De fato, quem vai provar isso é o Expert em azeites e temperos, Marcelo Scofano, com uma receita surpreendente de dar água na boca.

Outras receitas de sobremesas


Biscoitos

Acima de tudo, é um fato que os biscoitos natalinos são uma tradição divertida para a família toda. Afinal, dos mais clássicos, como os amanteigados, aos mais refinados, como os de gengibre, eles são sucesso certo. Então escolha o seu favorito e aprenda agora mesmo o passo a passo.


Bebidas

Além de tudo isso, você também pode preparar a sua bebida para deixar o menu bem completo! Delicie-se, finalmente, com um gostoso clericot à base de espumante, um ponche sem álcool ou com um saudável e nutritivo suco de frutas. Portanto, um brinde ao Natal!

Clericot do Dionísio.

Enfim, deu vontade de preparar a sua mesa completa? Então tire uma foto da sua mesa especial e marque o nosso Instagram, @sigazonasul.