No dia 6 de janeiro, celebra-se o Dia de Reis, uma tradição relacionada ao Natal que inclui um costume gastronômico delicioso: a torta de reis, ou galette de rois, em francês. Conheça mais sobre a história dessa receita que acompanha gerações e encomende sua exclusiva torta de reis preparada pelo Expert da Pâtisserie Zona Sul Dominique Guerin.
O que é o Dia de Reis
Segundo a tradição cristã, o dia 6 de janeiro representa o dia em que os reis magos visitaram o menino Jesus. De acordo com os escritos bíblicos, após o nascimento do menino Jesus, alguns magos foram guiados por uma estrela até o local do seu nascimento. Como foram três presentes dados ao recém-nascido (mirra, incenso e ouro), imagina-se que cada presente foi dado por um dos visitantes. Os magos não eram necessariamente reis, mas a expressão pode ter surgido na era medieval, na qual costumavam associar o termo aos sábios.
A data de 6 de janeiro não é relatada na Bíblia, mas é celebrada 12 dias após o Natal, encerrando oficialmente as festividades natalinas. Nesse dia as decorações de Natal são desmontadas e guarda-se tudo para o próximo Natal.
No dia 6 de janeiro celebra-se o Dia de Reis que encerra oficialmente a festividade natalina.
As celebrações do Dia de Reis
Para celebrar o Dia de Reis muitos são os costumes ao redor do mundo. No interior do Brasil, por exemplo, acontece a folia de reis: uma festa com música e danças que dura 12 dias, do Natal ao dia 6 de janeiro.
Em Portugal, é preparado o bolo-rei em formato de coroa com frutas secas, costume que também acontece no Brasil por conta dos colonização. Há também a versão sem frutas secas para aqueles que não curtem muito os ingredientes, chamada de bolo-rainha. Na Itália, há a tradição da “Befana”, representada por uma senhora que distribui prendas às crianças.
E na França, a data é celebrada com um item gastronômico de dar água na boca: a torta de reis ou, em francês, galette des rois. Uma sobremesa tradicional e deliciosa que o Expert Dominique Guerin reproduz com qualidade e sabor para os cariocas de coração.
A história da galette des rois
A história da galette vai além das celebrações natalinas e remonta à antiguidade romana, em que nas festividades em homenagem ao deus Saturno os romanos davam a um escravo o direito de escolher o que quisesse comer, caracterizando um “dia de rei”.
O costume foi adaptado pela Igreja, que substituiu a “saturnália” pelo Dia de Reis. O costume do preparo da torta, no entanto, manteve-se o mesmo, com alterações de formatos e receitas no decorrer dos anos.
As fatias da galette de rois devem corresponder ao número de convidados e quem tirar a fatia com a fava se torna o “rei” e ganha a coroa.
A galette original francesa era feita com massa mais pesada e depois ganhou diferentes variações, com massa folhada, salgada, entre outras. Seu formato, diferente do tradicional bolo-rei português que é em forma de coroa, é redondo e plano, receita que ganhou corpo na corte de Luís XIV.
Mas nem tudo são flores na história da famosa torta. A galette des rois (ou torta de reis) precisou ser renomeada como gâteau des Sans-culottes ou Galette de la L’Égalité, uma vez que durante a Revolução Francesa o bolo de reis foi proibido por causa do seu nome. A solução dos confeiteiros, portanto, foi manter a iguaria e mudar o seu nome. Afinal, ninguém queria perder o sabor divino da tradição gastronômica.
Na França, o Dia de Reis é conhecido como L’Epiphanie (Epifania).
A receita mais popular da galette é feita com com massa folhada e recheada com frangipane, que é um creme com ovos, manteiga e amêndoas. Dentro da torta fica escondida a fève, um prêmio representado por uma peça de porcelana. Quem tirar o pedaço da torta com a fève torna-se o “rei do dia”, tal como faziam os romanos na tradição original.
A galette de rois na sua casa
Para celebrar o Dia de Reis com sua família aproveitando o melhor da receita tradicional francesa, você pode contar com o Zona Sul! Só o supermercado mais amado do Rio tem a torta de reis elaborada pelo Expert da Pâtisserie Dominique Guerin. Nascido na França, Dominique conhece de perto a famosa tradição da galette e coloca em cada ingrediente um pouco do amor e das lembranças que carrega em sua história.
Quanto aos presentinhos que fazem parte da tradição das fèves, a torta Zona Sul também conta com um brinde. Tudo perfeito para compartilhar um sabor digno dos reis.
Por fim, para quem adora um docinho, vale dar uma olhada nos doces irresistíveis do Ateliê Doce Zona Sul: um pedacinho de Paris na sua casa. São éclairs, tarteletes, chocolates artesanais exclusivos e muito mais sobremesas elaboradas pelo Expert Pâtissier Guerin, incluindo as sobremesas exclusivas natalinas, como pinheiros de chocolate e trono de Natal.