Destaque entre os países considerados o Novo Mundo da produção de vinhos, o Chile conquista a cada dia que passa o coração e a gastronomia mundial. Vizinho do Brasil, todavia, sem fronteiras com nosso solo, o estreito e comprido território do Chile confere a ele um clima bem variado, indo do deserto mais seco do mundo – o Atacama – às geleiras do sul do país. Tal variedade é um prato cheio para a produção de vinhos deliciosos e reconhecidos.

Não é à toa que, aqui no Zona Sul, os rótulos originários do belíssimo país andino fazem um tremendo sucesso. Seja pelo clima único, pelo terroir ou pelos investimentos maciços em novas técnicas, o fato é que o Chile é autoridade quando o assunto é produzir o néctar dos deuses.

Valle de Colchagua. Infográfico Zona Sul.

E a cerca de 160 km da capital Santiago, em um local cheio de paisagens de cair o queixo, encontra-se o Valle de Colchagua, terra dos melhores e mais premiados vinhos. É nesse local paradisíaco que fica a prestigiada vinícola Viu Manent, produtora de alguns dos melhores rótulos disponíveis aqui no Zona Sul.

A seguir, o Expert Dionísio Chaves apresenta informações incríveis sobre algumas das preciosidades produzidas no Valle de Colchagua pelas mãos dos produtores Viu Manent. Conheça e aprecie com o melhor da gastronomia!

dionisio_chaves

O Expert em vinhos Dionísio Chaves classifica os selecionados Viu Manent e Rayuela com altas pontuações.

Valle de Colchagua: o paraíso dos vinhedos

A natureza foi muito generosa com esse pedaço tão especial da América do Sul. Localizado próximo às cordilheiras dos Andes e da Costa, sendo uma região bem alta (cerca de sete mil metros de altura), o vale é abençoado pela brisa do Oceano Pacífico e pelas águas do rio Rio Tinguiririca. Além disso, o clima estável e equilibrado praticamente o ano todo, quentinho de dia e fresco à noite, é perfeito para o cultivo das vinhas.

É impossível não se render aos encantos do Colchagua. Tanto que vários rankings destacam seus corpulentos Cabernet, Carménère, Syrah e Malbec, por exemplo.

E é nessa tradicional e consolidada região que a Viu Manent, uma das mais respeitadas vinícolas do Chile, tem 254 hectares de vinhedos próprios, produzindo vinhos que satisfazem tão bem o paladar do consumidor cada vez mais exigente.

Viu Manent: apaixonada por vinhos

Em primeiro lugar, a Viu Manent foi fundada em 1935 quando Miguel Viu García e seus dois filhos abriram a Adegas Viu, em Santiago. Alguns anos depois, em 1966, Miguel sonhava em fazer seus próprios vinhos, e por isso adquiriu a fazenda San Carlos de Cunaco, em Colchagua. Esse antigo vinhedo já contava com 150 hectares.

A empresa se denomina como apaixonada por vinhos, sendo esta paixão o combustível que a move.

Assim, a Viu Manent está sempre empenhada em produzir vinhos diferenciados e consistentes com a qualidade, vinhos estes que satisfazem as exigências dos consumidores mundiais, contribuindo ao prestígio do vinho Chileno.

Assista a história resumida da Viu Manent e seu amor pelo Valle de Colchagua no vídeo abaixo:

Viu Manent – Storytelling. Crédito: divulgação;

Vinhos Rayuela

Entre os vinhos produzidos pela Viu Manent, estão os vinhos da linha Rayuela, definidos como “simples, informais e divertidos”. O nome faz referência a um tradicional jogo infantil. Assim, Rayuela é um convite para aproveitar a vida com simplicidade e para compartilhar com os consumidores o estilo lúdico e alegre latino-americano.

Harmonização

Em primeiro lugar, os vinhos Rayuela rosé e branco, como o Sauvignon Blanc Reserva, por serem mais leves, vão bem com saladas, queijos leves e frescos, frutos do mar e peixes.

Já os vinhos tintos, mais encorpados, como o Malbec Reserva e o Cabernet Sauvignon Reserva, vão superbem com churrascos e massas, por exemplo.

Falando em churrasco, clique aqui e confira como fazer o churrasco perfeito!

Vinhos Viu Manent

Os vinhos Viu Manent compõem a coluna vertebral da vinícola. Não é por acaso que levam o nome da empresa, representando seus valores. São considerados, além disso, a ”porta de entrada” para os outros rótulos da marca.

Harmonização

Primeiramente, o vinho branco clássico Sauvignon Blanc, de corpo leve, é ótimo para entrada e harmoniza bem com saladas, carpaccios, peixes leves, comida japonesa e queijos frescos.

Aproveite e saiba como escolher peixes e frutos do mar para acompanhar seu vinho!

Já os vinhos tintos, mais encorpados, como os clássicos Cabernet Sauvignon e o Carménère, vão bem com pratos mais “pesados”, como carnes e massas.

Por fim, agora que você já conhece a qualidade e um pouco da variedade da vinícola Viu Manent, é só passar no Zona Sul e aproveitar! Se preferir, peça também pelo nosso novo site e pelo novo app. Para saber mais sobre os vinhos selecionados para o seu inverno, baixe o catálogo de vinhos e aprenda ainda mais.

Um brinde aos incríveis vinhos chilenos!

Catálogo vinhos de inverno 2021