Você é um admirador de vinhos nacionais? Há algum tempo atrás, somente os países do velho mundo eram admirados pela sua produção de vinhos. Contudo, com o passar dos anos, diversos países, incluindo alguns da América do Sul ganharam notoriedade no cenário da vitivinicultura mundial. Entre eles, o Brasil! Se você precisa provar pra crer, a hora de levar a expressão ao pé da letra é agora, experimentando os novos vinhos Cristofoli que acabam de chegar diretamente do sul do país para o coração dos cariocas.
Vinícola Cristofoli: a história
Em primeiro lugar, a história dos vinhos Cristofoli (@vinhoscristofoli) começa com uma família que veio da Itália para o Brasil, sonhando com uma vida próspera e feliz (uma história parecida com as origens do Zona Sul).
O sonho deu certo e hoje em dia, os vinhedos situados na região de Faria Lemos (Rio Grande do Sul) adquiridos e cuidados pelos fundadores são administrados com orgulho e carinho pela quarta geração da família Cristofoli.
Através do cultivo de uvas Vitis viniferas autóctones da Itália nos vinhedos, tais como Sangiovese, Moscato, Peverella, Barbera e Bonarda, a família Cristofoli que, inicialmente fabricava vinhos para consumo próprio, transformou o prazer em negócio e hoje produz rótulos de alta qualidade, que o Zona Sul tem o prazer de apresentar aos cariocas de coração.
Assista um pouco dessa história através do olhare do Expert Dionísio Chaves, nesse tour exclusivo do Zona Sul pelas vinícolas brasileiras:
Na rota dos vinhos
Além da fabricação de vinhos, a Vinícola Cristofoli faz parte da Rota Turística Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas, em Bento Gonçalves. Ou seja, é um local indicado para quem ama viajar! A rota turística dos vinhos é um passeio superindicado para quem ama uma boa viagem gastronômica e o charme do enoturismo.
Fica a dica: a vinícola Cristofoli faz parte do roteiro de passeios incluindo toda a família, com possibilidade de almoços, spuntino e piqueniques ao ar livre.
Conheça os rótulos Cristofoli
E então? Que tal conhecer alguns rótulos Cristofoli e saber como harmonizar cada um deles? O Expert Dionísio Chaves traz diversas ideias de como combinar seus vinhos com pratos variados! Você também pode descobrir as melhores harmonizações com vinhos Cristofoli para os dias quentes.
Tinto Cristofoli Sangiovese
Com aroma muito distinto e elegante, este Sangiovese é a perfeita expressão de frutas vermelhas como framboesa e cereja, além de apresentar algumas notas de especiarias.
Um vinho coringa em harmonização.
De corpo médio, feito 100% com uvas Sangiovese, é perfeito para acompanhar pratos principais. Combina com carnes bovinas, aves, queijos, pizzas, massas leves com molho vermelho e carnes exóticas. Deve ser servido entre 16 e 18ºC.
Cristofoli Cabernet Sauvignon
O estilo deste Cabernet Sauvignon provém de uma vinificação tradicional com maturação de seis meses em barrica de carvalho. Você conhece a importância da madeira na produção dos vinhos?
Sem dúvidas, um vinho perfeito para quem aprecia uma ótima gastronomia.
De coloração violácea e aromas de frutas negras mesclados com as notas de especiarias, possui corpo médio e deve ser servido entre 16 e 18ºC.
Harmoniza sobretudo com carnes bovinas, como carnes assadas recheadas, queijos mais curados e massas. Um risoto de funghi é uma ótima opção.
Branco Cristofoli Chardonnay
Este Chardonnay é produzido com uvas que amadurecem em temperaturas amenas, conservando os delicados aromas frutados. Perfeito para entradas, deve ser servido de 8 a 10ºC.
Seu agradável frescor juntamente com seu ótimo volume de boca, mantêm um vinho de média estrutura totalmente equilibrado em seu paladar.
Harmoniza com carnes brancas (carnes mais leves), peixes e risotos. Pode-se pensar em casar também com massas feitas com molhos brancos, cremosos ou à base de queijos. Uma dica são os molhos Alfredo da linha San Francesco.
Branco Cristofoli Moscato de Alexandria
A uva Moscato de Alexandria é extremamente delicada e perfumada. Por ser uma variedade muito antiga, cultivada até mesmo no Egito Antigo, suspeita-se que Cleópatra bebia vinho moscatel!
Reza a lenda que o vinho Moscatel era especialmente elaborado para Cleópatra, controlado por provadores!
O vinho Cristofoli Moscaro de Alexandria é de extrema jovialidade, com delicadas e francas notas de flores brancas, também frutado com presença de mamão papaia e ervinhas de quintal, como poejo e alecrim. Sendo seu charme o seu “Bouquet”.
Sua acidez refrescante combina com carnes brancas, peixes e frutas secas. No caso de massas, pode acompanhar o molho pesto, pois equilibra a experiência com o óleo e o queijo que compõem a receita.
O Expert Dionísio Chaves convida a todos a conhecer a mais recente chegada na adega carioca de coração. Confira a dica: