O Zona Sul está fazendo aniversário: são 60 anos repletos de conquistas, inovações e, principalmente, amor ao Rio e aos cariocas. Assim, desde 1959, o Zona Sul tem se dedicado em oferecer o melhor da gastronomia, atendimento e sustentabilidade, construída com muitas mãos e afeto.

Neste post, conheça um pouco mais sobre a trajetória do Zona Sul e saiba por que a marca faz parte da cultura do Rio e mora no coração dos cariocas.

A história do Zona Sul

São 60 anos de muito amor pelo Rio. Mas você sabe como tudo começou?

Anos 50: da Itália para o Brasil

Tudo começou nos anos 50, mais especificamente em 1959, quando Francesco Leta, imigrante italiano da região da Calábria e seus irmãos, em uma barraca de feira na Zona Sul do Rio, passaram a oferecer os melhores produtos e atendimento da região. A primeira loja da rede, nos anos 60, veio como consequência deste trabalho de dedicação e amor, e foi instalada no bairro de Ipanema. Nas décadas seguintes, a rede ampliou e cativou cada vez mais corações.

Francesco Leta e a barraca de feira que daria origem ao Zona Sul. Ipanema, 1959.

Um desses corações, inclusive é o da Maria Nancy, cliente desde a primeira loja. Assista seu depoimento no vídeo abaixo:

Atendimento com o coração

Sendo uma empresa familiar, o Zona Sul também constrói sua história por meio de outras famílias: é frequente que colaboradores e consumidores possuam mais de uma geração de história para contar com o Zona Sul, muitos, inclusive, referindo-se à empresa como uma extensão das suas casas. É o caso da colaboradora Vera Lúcia e do colaborador Vicente Vieira.

Vera, que faz parte da família Zona Sul desde os anos 80, sabe bem como é ser carioca de coração. Confira o depoimento:

Já Vieira, gestor da categoria de queijos, viu no Zona Sul a oportunidade de crescer e, assim como a rede, se aperfeiçoou e amadureceu a cada dia. Confira o emocionante depoimento:

Anos 90: a tecnologia como facilitadora

Nos anos 90, o Zona Sul se moderniza com a criação do chaveirinho e do 1º e-commerce de varejo de alimentos do Rio de Janeiro, em 1997. Além disso, em 1999, com a primeira edição da revista Estação Zona Sul, criou-se mais um ponto de contato com os amantes da gastronomia e também com os chefs da cidade que têm a publicação como referência.

Desde então, chefs renomados vêm estrelando as capas da publicação, como José Hugo Celidônio, Pedro Artagão e Ludmilla Soeiro. Afinal, o Zona Sul sabe que além de comprar e vivenciar, o consumidor quer entender sobre o que consome.

Veja a homenagem a José Hugo Celidônio, que foi capa da Revista Estação no verão 2016/2017.

Anos 2000: consumo local e integração

Com a finalidade de aumentar sua participação na cultura gastronômica do Rio, em 2000, a primeira pizzaria foi lançada na loja do Barra Square. Assim, o público passou a ter ainda mais motivos para ir ao mercado.

Veja o depoimento do colaborador Chiquinho, o criador da primeira pizza servida no Zona Sul:

Em 2010, a fim de ficar ainda mais próximo dos clientes e facilitar as compras, foi lançado o app da rede. Hoje, o atendimento digital engloba site, app e integrações com diversas tecnologias. Clique aqui e saiba mais.

zona sul ta on digital
Zona Sul Digital: é rápido, é digital e é de coração.

2015: Experts Zona Sul

Em 2015, houve o lançamento dos Experts Zona Sul, colocando um time de profissionais à frente de cada categoria de produto, ajudando o público a se manter atualizado e informado. São especialistas que, assim como você, estão conectados pelo amor à gastronomia.

Experts Zona Sul

Zona Sul hoje

Todo o carinho e amor pelo Rio rendeu frutos: atualmente, o Zona Sul tem mais de 40 lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro, além de ter 6.000 funcionários e 80 mil clientes atendidos por dia. Além das filiais de autosserviço, a rede está presente por meio do e-commerce, levando o Zona Sul para bairros onde não há lojas físicas.

Tudo isso, certamente, só foi possível tendo o cliente como foco em todas as atividades da empresa. Atualmente, por meio das redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube, além do Blog Gastronomia Carioca, o Zona Sul está cada vez mais próximo dos clientes, sempre atento aos seus desejos e expectativas.

Veja o vídeo abaixo com nosso agradecimento a você, ontem, hoje e sempre.

Zona Sul Santa Mônica: uma loja fora do comum

Em 2019, com a proposta de levar ao carioca um espaço repleto de sabores e experiências gastronômicas, chegou no coração da Barra da Tijuca o Zona Sul Santa Mônica. A loja é linda, cheia de delícias, novidades e responsabilidade socioambiental. Fica na Av. das Américas, 8.888, Barra da Tijuca.

Exposição Cariocas de Coração

Para comemorar seus 60 anos, o Zona Sul, em parceria com a Galeria Úmida, organizou um evento na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, que reuniu arte, gastronomia e música. Reunindo diversos artistas urbanos como ACME, Felipe Guga, Camila Camiz, entre outros, o evento transformou corações em suporte para a arte, transformando a praça em uma exposição de arte a céu aberto.

Confira abaixo a entrevista com o artista ACME, e acompanhe no Youtube a playlist completa com os depoimentos de todos os participantes.