Você já ouviu falar de uma cerveja feita com uvas Chardonnay? A Leopoldina Italian Grape Ale já foi eleita a melhor Italian Grape Ale do Mundo! Separe sua taça de vinho branco e aprecie um novo sabor que une o melhor dos mundos: a cerveja e a enologia. Conheça mais sobre essa experiência em forma de bebida e aprenda com o time de Experts e Chefs Zona Sul a harmonizá-la com diferentes pratos e receitas.
Aqui você vai ver:
- O estilo Italian Grape Ale
- Leopoldina Italian Grape Ale Chardonnay
- Receitas para harmonizar
- Catálogo de primavera Zona Sul
O estilo Italian Grape Ale
O estilo de cerveja conhecido como Italian Grape Ale (IGA) nasceu na Itália, mas rapidamente ganhou fãs pelo mundo, conquistando também o coração dos brasileiros.
Tudo começou com uma ideia diferente do italiano Nicola Perra, proprietário da cervejaria Barley em Sardenha, um dos pioneiros do estilo. Ele resolveu misturar o mosto da uva Grenache (chamada de Cannonau na Sardenha) e outras cepas locais, dando origem à cerveja batizada de BB10.
A ideia deu tão certo que outras cervejarias começaram a desenvolver suas próprias versões de Grape Ale, com processos distintos de fermentação e utilizando castas locais e criando blends.
Modo de produção
O grande diferencial desse estilo de cerveja está no fato de incorporar uvas viníferas no processo de fermentação ou maturação. O malte utilizado para sua produção pode ser Pilsen ou de base clara. Já as leveduras são Ale, belgas, inglesas ou de vinho, dependendo do objetivo desejado pelo mestre cervejeiro. O lúpulo é adicionado moderadamente para que o amargor não sobressaia na cerveja.
Já o mosto das uvas pode ser adicionado em diferentes etapas da fabricação da cerveja: durante a fervura, na fermentação ou durante o envelhecimento da bebida. O resultado depende do equilíbrio entre os ingredientes e o acompanhamento das etapas, dando origem a bebidas que podem ir do leve ao complexo.
Leopoldina Italian Grape Ale Chardonnay
No Brasil, quem produz a marcante Italian Grape Ale Chardonnay é a Cervejaria Leopoldina (@brewineleopoldina), do Grupo Famiglia Valduga, na região da Serra Gaúcha. A cerveja leva o mosto da uva Chardonnay, dos reconhecidos vinhos da Casa Valduga. Produzida pelo método tradicional com segunda fermentação na garrafa, é elegante e seca.
A Leopoldina Italian Grape Ale Chardonnay possui premiações importantes pelo mundo: classificada como melhor do mundo no concurso Brut Beers 2021, medalha de ouro no Country Winner 2021 e bronze na premiação do Brussels Beer Challenge 2021, na Bélgica.
Características
- IBU:5
- Teor alcoólico: 8,5
- Cor: Ouro velho
- Temperatura de serviço: 4º a 6ºC
“Para apreciar sua Grape Ale, utilize uma taça de vinho!”
Expert em Cervejas José Padilha
Além da Grape Ale Chardonnay, a Cervejaria Leopoldina fabrica cervejas do mesmo estilo utilizando, contudo, outras uvas, como Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Moscato, entre outras.
Receitas para harmonizar
A cerveja Italian Grape Ale Chardonnay Leopoldina harmoniza com pratos como steak tartare, tartare de salmão (ou de peixes em geral), carne de porco assada e queijos maturados (Grana Padano, Roquefort). Para viver essa experiência sensorial, que tal preparar algumas dessas receitas em casa e aprimorar o sabor com sua Grape Ale?
Tartar de atum nipo-mexicano por Carlos Ohata
Se você prefere um tartar de peixes, o Expert Carlos Ohata ensina a preparar uma receita inspirada na culinária japonesa, mas com alguns detalhes da gastronomia do México, como as tortillas e o avocado. O tartar de atum nipo-mexicano é fácil de fazer. Acompanhe as etapas:
Pernil suíno assado por Jimmy Ogro
Carne de porco assada também combina com sua Italian Grape Ale. Para um casamento digno de “felizes para sempre”, basta seguir a receita do Expert em Carnes Jimmy Ogro e surpreender o seu paladar. Aperte o play:
Tábua de queijos por André Guedes
Sua Grape Ale harmoniza com queijos maturados, que podem compor uma deliciosa tábua de queijos e frios. A ordem de degustação dos queijos e bebidas faz toda a diferença na experiência, começando por queijos cremosos como mozzarella de búfala e queijo de cabra, seguido por queijos de mofo branco, como brie ou camembert.
Em um segundo momento, queijos como o Gouda ou Emmental, seguido por queijos maturados como os Minas curados. Por fim, os queijos mais marcantes como os de mofo azul.
Siga a dica do Expert em Queijos e Frios André Guedes e não decepcione!
Catálogo de primavera Zona Sul
A cerveja Leopoldina Grape Ale Chardonnay faz parte da seleção de bebidas de primavera Zona Sul 2024, que contém vinhos, cervejas e destilados selecionados pelos Experts Zona Sul. E, além das bebidas, você ainda conta com receitas, harmonizações e curiosidades para fazer da primavera uma estação ainda mais gostosa.