No universo da gastronomia, há certos ingredientes que possuem a capacidade de dar um brilho especial nas receitas. O damasco é um desses protagonistas. Com um perfeito equilíbrio entre doçura e acidez, ele é versátil, combinando com pratos doces e salgados. E ainda tem seu lugar marcado nas ceias brasileiras — mesmo sendo originário de terras bem distantes daqui. Saiba como aproveitar todo o sabor do damasco das mais diferentes formas e aprenda receitas com os Experts e Chefs Zona Sul.
Aqui você vai ver:
- De onde vem o damasco?
- Como é produzido o damasco desidratado?
- O damasco na gastronomia: receitas
- Para um Natal de coração
De onde vem o damasco?
O damasco tem origem milenar. Seu cultivo remonta à Ásia Central, especialmente na Armênia, Turquia e Irã — regiões onde a fruta era associada à vitalidade e ao sol. Com o tempo, foi adotado por povos mediterrâneos e ganhou espaço na confeitaria e na culinária europeia, conquistando, em seguida, demais países por todo o mundo.

Damasco: versátil em receitas doces e salgadas.
No Brasil, por questões climáticas, não há produção expressiva da versão fresca. O damasco é uma fruta típica de clima temperado, que precisa de longos períodos de frio para florescer e frutificar. Segundo a Embrapa, o país praticamente não produz damascos frescos em escala comercial, já que as condições climáticas brasileiras não são adequadas para o cultivo.
Mesmo não sendo expressivo como fruta fresca no Brasil, sua versão seca (desidratada) ganhou popularidade por ser fácil de armazenar, possui um sabor concentrado e uma boa durabilidade. O ingrediente passou a integrar receitas da confeitaria, compor pratos salgados e até mesmo fazer parte das ceias de Natal e Ano Novo.
O damasco já faz parte da memória afetiva de muitas famílias brasileiras, tornando-se sinônimo de celebração.
Como é produzido o damasco desidratado?
Muita gente sequer conhece a versão in natura do damasco, apesar de ser íntimo da fruta desidratada. Isso porque a versão seca é muito mais difundida em território nacional. Mas você sabe como é feito a desidratação do damasco?


O processo de desidratação é simples. Em regiões tradicionais como Turquia, Irã e Armênia, muitos damascos ainda são secos ao sol, um método ancestral que preserva o sabor e intensifica o perfume. Já na produção industrial, a fruta madura passa por câmaras de ar quente que retiram grande parte da umidade, garantindo um produto mais estável e padronizado.
Em ambos os casos, a desidratação concentra o sabor e deixa o damasco com sabor mais intenso.
Damasco seco é mais calórico?
Devido ao seu sabor mais doce na versão seca, pode haver a dúvida se o damasco desidratado é mais calórico. De fato, ele é sim mais calórico que a fruta fresca porque, ao perder água no processo de desidratação, seus nutrientes — inclusive os açúcares naturais — ficam concentrados, aumentando a densidade energética por grama. Por outro lado, ele também concentra mais fibras e potássio.
Ou seja, mesmo mais calórico, o damasco seco continua oferecendo bons nutrientes e antioxidantes, sendo uma escolha interessante quando consumido com moderação.
O damasco na gastronomia: receitas
A parte que todo mundo ama é provar o damasco, seja na versão fresca, seca, em geleias, doces e pratos diversos. A combinação queijo brie e damasco, por exemplo, é um casamento com direito a “juntos para sempre”.



Em preparos salgados, ele vai bem em assados, recheios, farofas e arrozes, trazendo contraste ao sabor. Nas sobremesas, funciona como protagonista ou coadjuvante em pavês, cheesecakes, cremes e massas. Também aparece em saladas, entradas com queijos, molhos cítricos e até em coquetéis, destilados e licores.

Pão integral com nozes, castanha-do-Pará e damasco Panetto: só tem no Zona Sul.
Que tal aprender a preparar receitas com damasco? Escolha sua favorita para hoje e convide quem merece compartilhar essas delícias com você.
Mhallabye
Mhallabye (ou Mhalabie) é um manjar libanês delicado, servido com calda de damascos e pistaches. É parecido com o nosso manjar-branco brasileiro, mas com toques frutados típicos da culinária do Oriente Médio. Aprenda a receita com a Chef Zona Sul Tamires Christine e aproveite para conhecer os Sabores do Oriente.


Ingredientes
- Damasco seco 150g
- 100 g de amido de milho
- 200 g de açúcar
- 50 mL de água de flor de laranjeira
- 100 g de açúcar
- 150 g de damasco seco
- 1 L de água
Modo de preparo
- Deixe os damascos de molho na geladeira por aproximadamente 8 horas para hidratar. Após esse período coloque-os em uma panela com 1 litro de água e leve ao fogo baixo.
- Quando a água começar a reduzir coloque o açúcar e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos, mexendo ocasionalmente. Se for necessário coloque mais água aos poucos, para dar ponto de geleia, os damascos devem ficar bem macios.
- Deixe esfriar e reserve.
- Para o manjar: misture o amido, leite e açúcar, leve ao fogo baixo, mexendo sempre com um fouet até engrossar. Retire do fogo e misture a água de flor de laranjeiras. Coloque o creme em tacinhas e deixe esfriar na geladeira.
- Quando estiver gelado, sirva com a calda de damasco.
Cheesecake de brie com damasco
O clássico brie com damasco é uma combinação perfeita! Pode ser na tábua de queijos ou em forma de receita, essa dupla pode deixar qualquer ocasião mais saborosa. Aprenda a preparar uma cheesecake perfeita com a Chef Zona Sul Thays Costa.
Ingredientes
- 600 g de cream cheese
- 200 g de creme de brie
- 1 colher de chá de baunilha
- 100 mL de creme de leite fresco
- 80 g de açúcar refinado
- 4 ovos
Base da Cheesecake
- 100 g de biscoito maisena triturado
- 50 g de manteiga derretida
Modo de Preparo
- Em um bowl, misture o biscoito triturado com a manteiga derretida até formar uma farofa úmida.
- Transfira para uma forma de fundo falso e, com as costas de uma colher, espalhe a farofa até forrar todo o fundo da assadeira.
- Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 10 minutos.
- Na batedeira planetária, coloque o cream cheese e o creme de brie. Bata em velocidade baixa até ficar homogêneo.
- Acrescente o açúcar, o creme de leite, os ovos e a baunilha, batendo até ficar bem incorporado.
- Desligue a batedeira e transfira o creme para a assadeira já com a base assada.
- Leve ao forno a 180 °C por aproximadamente 35 minutos, ou até ficar levemente dourada e firme
Panna cotta com geleia de damasco e pistache
Uma sobremesa leve com o sabor marcante do damasco em forma de geleia. A receita da Expert Lorena Abreu é fácil de preparar e tem tudo para impressionar os seus convidados.


Ingredientes para a base
- 500 mL de creme de leite 35% de gordura (para chantilly)
- 250 mL de leite integral
- 240 g de açúcar demerara ou 100 mL de mel
- Gotas de extrato de baunilha a gosto
- 10 g de gelatina incolor, dissolvida conforme instruções da embalagem
Ingredientes para a calda
- 200 g de damasco seco
- 480 mL de água
Finalização
- 100 g de pistache descascado, tostado e triturado
Modo de preparo
- Base: em uma panela média, coloque todos os ingredientes da base, exceto a gelatina. Mexa bem com um fouet (batedor de arame) por aproximadamente 6 minutos em fogo médio-baixo. Após esse tempo, adicione a gelatina já dissolvida conforme as instruções da embalagem e mexa até incorporar completamente. Retire do fogo e despeje o creme em taças individuais ou em potinhos próprios para desenformar. Leve à geladeira por cerca de 4 horas, até firmar.
- Calda: pique os damascos em cubos e coloque-os em uma panela com a água. Cozinhe em fogo médio até que os damascos se desmanchem e formem uma geleia rústica. Desligue o fogo, deixe esfriar e guarde na geladeira até o momento de servir.
- Finalização: desenforme a panna cotta gelada sobre um prato. Cubra com a geleia de damasco. Salpique o pistache triturado por cima. Sirva em seguida.
Para um Natal de coração
O damasco, assim como algumas frutas vermelhas, oleaginosas e outras frutas secas como ameixas e passas, está presente nas ceias de fim de ano de muitos brasileiros. A fruta geralmente está presente tanto em receitas quanto na mesa de aperitivos.


Se você ama o clima de Natal, separamos algumas dicas para você fazer a sua festividade ficar ainda mais gostosa, aproveitando melhor o tempo com os amigos e familiares e deixando o trabalho por conta do Zona Sul.
Precisa escolher um presente? O seu supermercado do coração oferece kits e cestas com seleções especiais para um presente bem gastronômico. Quer economizar tempo na cozinha e aproveitar cada segundo com a família? Conte com as proteínas, acompanhamentos e sobremesas que só o Zona Sul prepara com sabor de afeto para sua ceia.


Por fim, se você só precisa mesmo é de bons ingredientes para preparar sua ceia, as marcas próprias Zona Sul oferecem qualidade e garantia de origem, porque uma boa receita depende de bons ingredientes.












