Você sabia que a gastronomia tem o poder de transformar vidas? Alimentar-se de forma mais saudável impacta na qualidade de vida, aproveitar alimentos impacta na sustentabilidade e nas finanças, entre outros. Quem está ligada em toda essa versatilidade gastronômica é a chef Zona Sul Thays Costa, que traz na sua bagagem a experiência com o mundo dos famosos e um olhar apurado para o público.

Quem é Thays Costa

Thays Costa é gastrônoma e produtora culinária. Desde 2010 já atuava como consultora Zona Sul de queijos e frios, formada pelo mestre queijeiro e Expert André Guedes e pelo Chef Joel Guerin.

Thays Costa já atuava como consultora Zona Sul de queijos e frios, formada pelo Expert André Guedes.

Com conhecimento em culinária Ayurvedica, francesa, mediterrânea e contemporânea, asiática, panificação e confeitaria, Thays já realizava eventos em hotéis cinco estrelas quando em 2012 iniciou uma nova jornada como produtora culinária do programa Mais Você, como braço direito da apresentadora Ana Maria Braga, além de atuar em outros programas da rede Globo por 9 anos.

Com esse incrível histórico que mescla o dia a dia das ruas e dos bastidores, Thays atualmente é uma Chef Zona Sul, levando um diferencial exclusivo ao Salada Bar, com o objetivo de proporcionar aos cariocas de coração uma experiência gastronômica inovadora.

Confira um jogo rápido de perguntas e respostas da equipe Zona Sul com Thays Costa:

Como é a experiência de atuar como Chef Zona Sul? Pode contar um pouco da sua rotina?

Ser Chef Zona Sul abrange muitas áreas gastronômicas, no meu caso eu atuo em todas elas.

Meu dia a dia é chegar, olhar a loja como um todo e visar oportunidades. Outro ponto é sempre ficar atenta a o que está em tendência! Se é época de frutas, fazer ações e degustação com esses produtos, para o cliente conhecer. Sempre faço receitas de acordo com o clima, estação ou que está safra.

Salada Bar loja Zona Sul da Rua Dias Ferreira por Thays Costa. Foto: acervo Thays Costa.

Alguns chefs têm sua característica marcante. Qual é o seu toque de chef?

Como trabalhei muitos anos em programa de TV como produtora culinária (criava as receitas do programa Mais Você), e tinha que pensar em pratos de todos os tipos de culinária do Brasil, faço sempre adaptações para chegar o mais próximo da gastronomia da região sempre buscando praticidade.

O que você considera como essencial na elaboração de pratos para o Zona Sul?

Eu acredito que o essencial pra montagem dos pratos é que sejam afetivos e sofisticados.

A cada loja que passo, vejo o que o cliente coloca em sua cestinha. Como sou muito comunicativa, descubro o que eles buscam para seu lar e sua refeição. Hoje estou no Leblon, onde tem um público bem saudável e muitos veganos! Então sempre tenho uma carta na manga para surpreender até quem procura se alimentar melhor de maneira apetitosa.

Criar para o Zona Sul é perceber a necessidade do cliente e oferecer praticidade.

Chef Zona Sul Thays Costa

Você atuou em programas de TV. O que a experiência “global” trouxe para a chef Thays de hoje?

A Thays de hoje percebe que hoje em dia as pessoas gostam de se aventurar na cozinha e querem se arriscar, mas a gastronomia ainda sofre o estigma de ser muito complicada! Penso em transformar pratos em refeições mais acessíveis para execução. De uma forma saborosa, gourmetizada e prática.

A Chef Thays Costa deseja mostrar que é possível transformar pratos em receitas mais acessíveis para execução.

Foto: Renato Wrobel / Zona Sul

Você já era consultora de queijos formada pelo André Guedes. A troca entre você e o Expert ainda continua?

Claro! O André é mestre! E sempre troco figurinhas com ele. Até hoje passo muito do que aprendi com ele na prática com os consultores.

Você sempre pensa em inovações que tragam praticidade na gastronomia. Pode citar algumas delas?

O Zona Sul sempre oferece o melhor aos clientes, produtos de qualidade que podem ser aproveitados também para o consumo local. Vi na empresa que há oportunidades de fazer um belo trabalho e ser sustentável, como aproveitar pães da padaria para criar um delicioso pudim de pão, ou usar legumes e verduras do nosso hortifruti para oferecer sopas e caldos em formato “to go” para o público que passa na rua e também para consumo em loja.

Além disso, adoro estar em contato com pessoas e aprender sempre mais com elas. Dou aula para crianças em colônias de férias dos Pequeno Experts, iniciativa do Zona Sul em manter as crianças em contato com a gastronomia e sempre que possível, faço degustações de receitas para mostrar como é o preparo delas.

Pão canoa: criação da Chef Thays Costa, exclusividade Zona Sul.

Foto: acervo Thays Costa.

Uma frase sobre o que é ser chef pra você.

Compartilhar experiências e técnicas adquiridas com chefs e apreciadores de alta gastronomia, ter um olhar intimista, ser descontraída e sofisticada, mesclar sustentabilidade e saudabilidade.

Se você quer conhecer de perto o trabalho da Chef Zona Sul Thays Costa, dê uma passada na loja da Rua Dias Ferreira 290, Leblon. E fique ligado nas novidades das redes sociais do @zonasulsupermercado.

O time de Chefs Zona Sul

Para agregar ainda mais conteúdo e talento ao nosso time de chefs Zona Sul composto por David Eleutério, Roberto Neves, Bia Souza, Thiago Rossetti e Beth de Sá, a chef Thays Costa (@southayscosta) chega com seu toque especial para cuidar do Salada Bar do Zona Sul da Rua Dias Ferreira, 290 – Leblon.