A carioca Tamires Christine sempre gostou do encanto de histórias passadas de geração em geração. Não por acaso, Tamires seria uma historiadora se não fosse fisgada pelo amor à gastronomia. Atualmente, a nova Chef Zona Sul conta suas histórias através dos sabores, cores e aromas de cada prato preparado com sabor de afeto. Conheça mais sobre Tamires Christine e aprenda receitas exclusivas que ela preparou para os cariocas de coração.

Aqui você vai ver:

Quem é Tamires Christine?

Tamires Christine é uma capricorniana carioca da gema. Formada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Tamires também passou pelo curso de História, mas foi a gastronomia que conquistou seu coração.

Com profundo interesse pela cozinha e cultura afro-brasileira, Tamires também adora apreciar cervejas artesanais, e destaca que seus estilos preferidos são IPA e Witbier.

Uma workaholic apaixonada, como ela mesma define, Tamires já passou por diversos restaurantes – a maioria com foco em comida brasileira, frutos do mar e culinária japonesa -, liderou equipes, trabalhou em eventos e com cozinha industrial.

Atualmente, Tamires Christine faz parte do seleto grupo de Chefs Zona Sul, responsáveis por criar os cardápios dos serviços de Salada Bar e café da manhã Zona Sul, com muita variedade e a alta qualidade que o carioca de coração conhece bem!

Uma história com sabor de afeto

Tamires conta que sua relação de afeto com a comida se originou do contato com as preparações simples em família. Foi das receitas divertidas e despretensiosas que nasceu a curiosidade por entender os sabores dos alimentos e suas possibilidades.

“Brincava de fazer biscoitos com minha mãe, adorava manipular a massa, mas nunca havia pensado na gastronomia como uma possibilidade de carreira.”

Chef Zona Sul Tamires Christine

Apesar de ninguém na sua família atuar profissionalmente com gastronomia, algumas receitas marcaram a vida de Tamires, como a “carne assada da Bisa Luiza”, sempre lembrada e comentada na família. Feita na panela de pressão, com bastante cebola, alho e ervas, a carne assada não tinha nenhum segredo especial, exceto pelo tempero do amor e zelo de vó.

“Não tive tempo de aprender com ela essa receita, infelizmente, mas acho que o segredo era deixar a carne dar uma tostadinha no final, que quase fazia a gente acreditar que ia queimar, mas nunca queimava. Sempre que a Bisa sabia que a gente estava indo pra casa dela, logo preparava essa carne assada pro almoço.”

Chef Zona Sul Tamires Christine

O segredo está no tempero

O apreço pelo tempero “com cheiro de casa de vó” faz parte da identidade de Tamires, que adora utilizar tomilho e coentro nos seus preparos. Além das ervas frescas, a Chef revela sua paixão pelo hondashi, o tempero tradicionalmente usado para peixes e frutos do mar na culinária japonesa, mas que Tamires garante que vai bem em diversos pratos.

Tomilho é tão maravilhoso que as vezes eu gosto até de colocar uns galhinhos embaixo do travesseiro, pois ajuda muito a relaxar, além de ser delicioso em chás, drinks e preparações.

Chef Zona Sul Tamires Christine

A Chef confessa que no grande leque de opções da gastronomia, sua preferência está na cozinha quente em geral, com foco em cozinha brasileira, com toques e técnicas de cozinha clássica. Contudo, Tamires também gosta de passear pelos caminhos da confeitaria e da cozinha japonesa.

A rotina fora da caixinha: como é ser Chef Zona Sul

Ser Chef Zona Sul é uma tarefa diferente das experiências dos chefs em geral, pois nos serviços de café da manhã e Salada Bar da rede os cardápios mudam diariamente, de acordo com os insumos disponíveis nas lojas.

“Nosso trabalho vai além do restaurante e envolve a participação em outros setores, como açougue, peixaria, laticínios, hortifruti, entre outros.”

Chef Zona Sul Tamires Christine

Tamires conta que sua experiência profissional foi tão importante quanto sua formação para aperfeiçoar sua atuação como Chef Zona Sul. Afinal, a prática em lidar com muitas pessoas ao mesmo tempo e administrar diferentes situações são características essenciais para um chef, adquiridas com a prática na área.

“Comecei como estagiária, fui a ajudante de cozinha, cozinheira, cozinheira líder, sous chef e chef de cozinha. Fui aprendendo e crescendo aos poucos e aprendendo a gestão de pessoas, o que é extremamente importante na nossa área.”

Chef Zona Sul Tamires Christine

Faça você mesmo: as receitas favoritas

Entre as receitas queridinhas dos clientes da loja em que a nova Chef Zona Sul atua, estão as receitas de frutos do mar, com destaque para o camarão na moranga, sucesso total! Quer repetir na sua casa a receita da Chef? Anote o passo a passo!

Camarão na moranga por Tamires Christine

Ingredientes

  • 1 moranga pequena
  • 2kg de camarão limpo
  • 150g de cebola branca picada
  • 50g de alho picado
  • 4 caixinhas de creme de leite
  • 300g de mussarela ralada
  • 300g de catupiry original
  • 40g de coentro
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Azeite
  • Galhos de tomilho

Modo de preparo da abóbora

  1. Abra a parte de cima da moranga fazendo uma tampa que dê acesso ao miolo da abóbora. Retire todas as sementes.
  2. Tempere com sal, pimenta, azeite e galhos de tomilho. Envolva em papel alumínio e coloquei em forno pré-aquecido a 180°C até que a abóbora fique macia. Tire os galhos de tomilho e reserve.

Modo de preparo do creme

  1. Em uma panela aquecida com o azeite grelhe os camarões e reserve.
  2. Na mesma panela, refogue a cebola e o alho até que fiquem levemente dourados. Coloque o creme de leite, catupiry e o queijo (se preferir pode diluir com um pouquinho de caldo de camarão que sai quando está grelhando, é ótimo para agregar sabor).
  3. Quando os queijos estiverem derretidos e homogeneizado, tempere com sal, pimenta, coentro e deixe ferver suavemente.
  4. Misture os camarões e coloque o creme dentro da moranga assada. Se quiser pode separar uns camarões com casca para decorar a moranga em volta, com ajuda de palitinhos de dente – é só espetar os camarões na borda da moranga. Sirva bem quentinho.

Spaguetthi al nero, lagostim grelhado e molho de moqueca por Tamires Christine

Ingredientes

  • 100g pimentão amarelo em cubos pequenos
  • 100g pimentão vermelho em cubos pequenos
  • 150g cebola branca em cubos pequenos
  • 60g de alho batido
  • 5g de hondashi
  • 50ml de dendê
  • 500ml de leite de côco
  • 30g de coentro picado
  • 250g de spaguetthi al nero
  • 400g de lagostim com casca e cabeça
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • 100ml de suco de limão siciliano

Modo de preparo

  1. Em uma panela com água fervente com bastante sal, cozinhe a massa seguindo o tempo indicado pelo fornecedor na embalagem e reserve.
  2. Em uma panela aqueça o azeite de dendê e refogue a cebola branca, alho e pimentões, nessa ordem, até que fiquem levemente dourados. Acrescente o leite de coco e deixe ferver. Tempere com sal, pimenta, hondashi e finalize com coentro. Bata o molho no liquidificador até que fique um molho liso e homogêneo. Reserve.
  3. Em uma frigideira com azeite pré-aquecido, corte os lagostins ao meio, com casca e cabeça, no sentido longitudinal, tempere as metades com sal, pimenta, suco de limão siciliano e hondashi a gosto. Grelhe os lagostins até que mudem de cor e comecem a dourar suavemente. Sirva a massa com o molho de moqueca e os lagostins grelhados do lado.
  4. Se quiser, pode finalizar com folhas de coentro para trazer ainda mais frescor ao prato. Delicioso!

Conheça os Chefs Zona Sul

Você conhece os Chefs Zona Sul? Os chefs cariocas de coração criam receitas saborosas e inesquecíveis para o café da manhã e Salada Bar das lojas Zona Sul, além de compartilhar dicas, novidades e conteúdos interessantes.

Cada um deles domina diversas áreas da gastronomia e imprimem o seu toque pessoal, experiência e história em cada prato. Afinal, comer é uma arte e uma forma de expressão

Conheça esse time composto por Tarsila Lima, Beth de Sá, David Eleutério, Lucélia Barros, Gabriel Pinheiro, Raquel Moura, Bia Souza, Thays Costa e muitos outros!