A gastronomia é inegavelmente uma das grandes atrações italianas. A Itália é conhecida por suas clássicas receitas, regadas a molhos incríveis e una bella pasta. Sendo assim, é praticamente impossível não apreciar pelo menos algumas das mais famosas receitas italianas. Entre pizzas, polenta e macarronadas, está um antepasto muito apreciado: a bruschetta. Conheça mais sobre esta democrática entrada e aprenda a preparar receitas irresistíveis com os Experts.

Bruschetta: o que é

Geralmente, uma refeição tipicamente italiana é composta de três partes: o antepasto (antes da refeição), o prato principal e a sobremesa. A bruschetta se encaixa na classificação de antepasto, ou no mais corriqueiro carioquês, a nossa “entradinha”.

A bruschetta é classificada como um antepasto, a nossa “entradinha”.

Em primeiro lugar, a palavra bruschetta vem de bruscare, que significa basicamente “torrar” ou “tostar” no dialeto toscano. Acredita-se que a bruschetta surgiu como uma maneira de aproveitar as sobras de pão. A receita se popularizou em diversos países e foi se tornando, gradualmente, parte da gastronomia italiana. Uma curiosidade é que, na região da Toscana, esse antepasto é chamado fettunta, que vem de “fetta+unta”, que significa fatia untada.

Variações

Existem incontáveis maneiras de se preparar bruschettas, com os mais variados ingredientes. Tradicionalmente, entretanto, a receita original leva torrada, azeite extravirgem e sal. Além disso, é comum, também, a presença de pimenta, alho, orégano e manjericão. No recheio ou cobertura, é comum o uso de tomates.

O Zona Sul tem cerca de 75 rótulos de azeites de 11 países, classificados entre clássicos, especiais e premium.

Expert em azeites e temperos, Marcelo Scofano

Prática e mega fácil de fazer, a bruschetta é, desse modo, a opção ideal para servir como petiscos naquele happy hour com os amigos.

As possibilidades de variação da receita são inúmeras. Vale usar a criatividade e usar seus ingredientes favoritos como cobertura. Há quem prepare bruschettas com cogumelos, bacon, queijos, cebola caramelizada, legumes e patês. Até mesmo bruschettas agridoces são possíveis.

Dicas

Algumas dicas básicas são essenciais para preparar uma bruschetta deliciosa:

  1. Escolha pães de casca dura, em fatias de aproximadamente 1 cm de espessura;
  2. Ingredientes sempre frescos, e tomates maduros;
  3. Você pode utilizar um grill, forno (na função grill) ou uma frigideira antiaderente para torrar os pães;
  4. Sempre escolha azeites de qualidade.

Receitas

Para provar a versatilidade deste ícone italiano, os Expert prepararam diversas receitas para você preparar rapidamente na sua casa. Escolha a sua favorita:

Bruschetta de queijo de cabra com salada provençal, por Stan Brito

Se você gosta de uma saladinha, esta combinação é perfeita. Uma bruschetta leve e torradinha pelo Expert Stanislas Brito. Veja a dica:

https://www.youtube.com/watch?v=E4G8NbjkeW0
Receita de bruschetta com salada provençal

Bruschetta di Capri, por André Guedes

Se falou em André Guedes, você já sabe que tem receita com queijo! Nosso Expert em queijos e frios traz uma receita deliciosa de bruschetta di Capri, com mozzarella de búfala, tomate e manjericão sobre uma fatia torrada de pão integral ou italiano.

Bruschetta de presunto cru e burrata, por Christophe Lidy

O pão de fermentação Santa Mônica por si só já é uma delícia. Mas para uma bruschetta, este pão exclusivo do Zona Sul vai muito, muito bem. É utilizando esse pão como ingrediente que o Expert Christophe Lidy ensina uma receita elegante de bruschetta de presunto cru e burrata, com figo e vinagre balsâmico, para combinar com o seu momento especial.

Bruschetta de presunto cru e burrata

Bruschetta agridoce, por Stanislas Brito

Para quem gosta de combinar morangos em receitas que não se resumem somente a sobremesas, a dica é esta receita do Expert em pães Stanislas Brito. A combinação perfeita entre aspargos, burrata, balsâmico e morango. Um toque especial de Expert com a praticidade da gastronomia carioca.

Bruschetta agridoce por Stan Brito

Harmonizações

Como entrada ou até mesmo um jantar leve, as bruschettas vão muito bem com vinhos brancos, espumantes e tintos leves. Se você gosta de cervejas, uma Pilsen ou German Pilsener vai bem com uma receita clássica da bruschetta al Pomodoro.

padilha_cervejas_expert

A escolha da melhor bebida depende diretamente dos ingredientes e da combinação entre eles. Cada caso é único.

José Padilha, Expert em cervejas

Se você é chegado em uma receita italiana e ainda é apaixonado por Gastronomia, vai gostar de conhecer todos os Sabores da Gastronomia Zona Sul. Bom apetite!