Se a gente juntar pão, carne, alface e tomate você pensa em quê? Hambúrguer, certo? Mas você sabia que dá pra fazer um hambúrguer maravilhoso e muito mais light retirando o pão? Quer saber o que entra no lugar deste ingrediente? Vem conferir o artigo completo com a dica do projeto Emagrecida!

De onde veio esta ideia?

Em primeiro lugar, é importante saber que esta receita faz parte do Projeto Emagrecida, iniciativa criada por 3 profissionais do ramo da gastronomia, medicina e nutrição, que tem o objetivo de ajudar as pessoas a emagrecerem sem abrir mão de comer bem.

Os participantes do projeto Emagrecida recebem cardápios completos contendo receitas fáceis, práticas e deliciosas, além de listas de compras (que você pode fazer com apenas um clique diretamente pelo site Zona Sul) e de substituição de alimentos. O Zona Sul apoia esta ideia!

emagrecida equipe
Na foto, Carol Antunes (chef), Karla Confessor(médica) e Helena Villela(nutricionista), projeto Emagrecida. Foto: divulgação.

E o hambúrguer sem pão?

Na versão emagrecida, o hambúrguer fit e muito gostoso fica assim: sai o pão e um delicioso guacamole. Para os amantes de folhas, vale colocar uma folha de alface, ou uma folha de couve, ou até mesmo apenas uma fatia de queijo, alface, tomate e cebola.

O segredo do hambúrguer é utilizar uma carne gostosa e bem selecionada, além de temperos. A dica do Zona Sul é a linha de carnes Corte D’Oro, que você pode conhecer melhor neste artigo aqui.

Pode ser a carne que você mais gosta. Vale patinho, picanha, filet mignon, cordeiro, ou ate mesmo um “blend” de diferentes tipos. O que importa é ser uma carne “limpa”, ou seja, sem aditivos químicos, e sem açúcar.

Por mais incrível que pareça, existem versões de carnes para hambúrguer nas quais a indústria adiciona açúcar.

Carne de qualidade para o seu sanduíche com a linha Corte D’Oro, que você encontra aqui no Zona Sul.

Modo de preparo

Para fazer seu hambúrguer Emagrecida, é muito fácil. Basta preparar a carne escolhida numa frigideira ou até num grill com um fio de azeite.

Versão com folhas

Para a versão mais fit, com folhas, coloque o queijo de sua preferência por cima e deixe derreter. Depois de pronta a carne, coloque sobre ela uma folha grande de alface ou couve, adicione tomate e cebola roxa. Depois basta “fechar” a folha de couve ou alface e está pronto um delicioso hambúrguer que entra na sua dieta.

Versão com guacamole

Para a opção com gacamole, não coloque o queijo. Basta amassar um abacate, colocar azeite, sal, limão e pimenta a gosto e colocar por cima da carne de hambúrguer de sua preferência! Teremos ai um sanduíche delicioso de um jeito que você nunca viu igual!

Uma ótima sugestão é o hambúrguer Corte D’oro feito de apenas carne e sal! A versão dele de cordeiro fica espetacular.

Helena Villela, nutricionista do projeto Emagrecida

Depois disso tudo, fica a pergunta: precisamos mesmo de pão no hambúrguer?