A baunilha é uma especiaria de sabor marcante e altamente aromática, que tem o poder de realçar as qualidades da sua receita. Muito valorizada no mercado internacional, a especiaria não era tão simples de ser encontrada pelo consumidor brasileiro e se tornava ainda mais cara, não só pelo complexo processo de produção como devido à importação. Entretanto, já é possível obter a iguaria 100% nacional! Conheça a Vanilla Brasil e aprenda como utilizar a baunilha nas suas receitas.
Aqui você vai ver:
- O que é a baunilha
- Vanilla Brasil, a baunilha cultivada no nosso país
- Receitas com os Chefs Zona Sul
- Peça a sua Vanilla Brasil
O que é a baunilha
Todo mundo conhece a baunilha na gastronomia. Geralmente associada ao produto vendido em forma de essência, o sabor da baunilha está em sorvetes, bolos e sobremesas em geral, e seu aroma em perfumes, sabonetes e outros cosméticos.
Mas o que nem todo mundo sabe é que a baunilha de verdade é um tipo de orquídea, e todo o processo que envolve desde o cultivo até a utilização das sementes e favas na gastronomia é complexo e meticuloso, tornando o ingrediente uma iguaria de alto valor no mercado. Suas favas são conhecidas de ouro da confeitaria e as sementes, como caviar.
Você sabia que a baunilha é um tipo de orquídea e as suas sementes são chamadas de caviar da confeitaria?
De acordo com a Embrapa, a baunilha é uma orquídea trepadeira nativa do sudeste do México, da Guatemala e outras regiões da América Central, cujos plantios estão mais difundidos na Ilha de Madagascar, Indonésia, China e Comoros. Existem algumas espécies nativas do Brasil cujo aroma é diferente das espécies internacionais.
Vanilina: o aldeído da baunilha
A substância química que dá o aroma da baunilha é um aldeído chamado vanilina. O nome lembra bastante a forma como se chama a baunilha em outros idiomas, como vanille em francês e vanilla, em inglês.
A vanilina é uma substância muito utilizada na indústria de alimentos e também na fabricação de itens de perfumaria. Porém, devido ao alto preço da baunilha natural, a utilização de aromatizantes sintéticos que simulam seu sabor e aroma é mais empregado.
Quantas comidas você já provou com essência de baunilha?
Entretanto, quando se utiliza a baunilha natural, outras substâncias além da vanilina são aproveitadas, afinal, são mais de 250 compostos químicos naturais presentes na planta!
Como é o processo de extração da baunilha?
Geralmente, o que se utiliza na gastronomia é a fava, fruto de uma orquídea do gênero Vanilla. O processo de obtenção das favas para o consumo é bem complexo, delicado e demorado.
Muito diferente da forma química como é feita a essência de baunilha, a obtenção da vanilla natural envolve os seguintes processos: mudas; plantio; ciclo da planta; floração; colheita e maturação. Todo acontece de forma manual: o fruto fica 9 meses no pé, mais 5 a 6 meses maturando, entre outras etapas. No total, o ciclo completo entre cultivo e produto pronto para consumo leva cerca de 4 anos.
O extrato é a extração do aroma por um solvente (álcool) das vagens de baunilha. Essência: mistura de corantes e aromatizantes artificiais produzidos em laboratório.
Vanilla Brasil, a baunilha cultivada no nosso país
Todo este complexo processo produtivo explica o alto valor da baunilha natural no mercado, porém, o preço fica ainda mais “salgado” levando em conta que as orquídeas da espécie, com a finalidade da produção das favas da baunilha, não são cultivadas no país.
Todavia, hoje em dia isso se torna possível graças à inovação da Vanilla Brasil, uma marca baiana que atua no beneficiamento de favas de baunilha, extraídas de orquídeas cultivadas na Bahia.
As favas da Vanilla Brasil são 100% naturais e classificadas como Grade A: são favas separadas e selecionadas, com 4g, 17 cm de comprimento, flexíveis e não muito secas.
Conheça um pouco sobre o processo de cultivo e extração das baunilhas Vanilla Brasil:
- Mudas: adquiridas diretamente de produtores da América central;
- Plantio: estufa de 20.000 m² em um sistema de ambiente controlado (temperatura, umidade relativa do ar e os suprimentos das plantas), para simular o clima de floresta. É uma orquídea trepadeira, por isso o manejo das plantas é feito em estacas;
- Ciclo da planta: do 2º para o 3º ano começa a floração da planta. Após a floração, é feita a polinização manualmente, flor por flor;
- Fava: Após a floração nasce a fava (o fruto) que fica 9 meses no pé até o ponto de colheita;
- Maturação: após a colheita, a empresa criou um processo exclusivo de secagem e maturação das favas, onde ela fica por 5 meses até atingir o valor ideal de vanilina e todos os outros compostos aromáticos, ficando ideal para uso. Ainda assim, é feita uma seleção de favas, pois são utilizadas apenas favas de 4g e 17cm.
Agora ficou muito mais fácil utilizar a baunilhas nos seus preparos culinários, por um valor mais acessível e com a qualidade e cuidado da Vanilla Brasil. Além das favas, você encontra o extrato e a pasta de baunilha à venda no supermercado mais amado do Rio.
Fava de baunilha
A fava é a baga com sementes da orquídea baunilha. Para usá-la, é preciso fazer um corte no meio e logo raspar as sementes para misturá-las à receita que você está preparando, como um pudim, uma torta ou um bolo, por exemplo.
O sabor da baunilha é liberado quando a fava é aquecida.
Você também pode utilizar as cascas das favas já utilizadas na gastronomia! A dica é colocar no forno as cascas por 20 minutos, trituras e misturar o pó no açúcar, no rum e até no sal grosso, para aromatizar suas receitas. Afinal, aqui a gente ama fazer um aproveitamento total de alimentos!
Extrato de baunilha
Já o extrato de baunilha é a infusão da fava de baunilha com álcool. Por isso é tão aromática e com sabor intenso.
Não é essência, é extrato natural feito através da fava de baunilha.
Pasta de baunilha
A pasta de baunilha da Vanilla Brasil é fabricada com extratos e sementes naturais de frutos (favas) de baunilha, sem adição de aromatizantes ou corantes artificiais, numa base de creme levemente pastosa. Deve ser consumido diluído.
Além disso, dá visibilidade às sementes de baunilha, especialmente em receitas de tom claro. Em receitas que passam por processo térmico (forno, entre outros) para melhor aproveitamento do aroma é preferível misturar com a fração gordurosa.
Receitas com os Chefs Zona Sul
Que tal aprender a preparar receitas com a baunilha natural da Vanilla Brasil com os Chefs Zona Sul? Fique de olho e escolha a sua delícia de hoje:
Creme de confeiteiro
O creme de confeiteiro é uma clássica receita da confeitaria que serve pra rechear doces como sonhos, carolinas, bombas e muitos outros doces que todo mundo ama. A Chef Zona Sul Beth de Sá ensina a preparar o creme de confeiteiro com o sabor natural da baunilha Vanilla Brasil. Confira:
Ingredientes
- 1 litro de leite
- 150 g de açúcar
- 2 ovos
- 4 gemas
- 125 g de farinha
- 50 g de manteiga
- 1/2 fava de baunilha Vanilla Brasil
Modo de preparo
- Raspe as sementes da fava de baunilha partida ao meio e ferva junto com o leite. Bata em um bowl com um fouet, energicamente os ovos, as gemas e o açúcar, até que essa mistura esteja totalmente incorporada.
- Coloque, pouco a pouco, a farinha peneirada e mexa sem parar, para não empelotar.
- Despeje o leite quente nessa mistura, aos pouquinhos e mexa sem parar.
- Volte para a panela e leve ao fogo baixo, misturando constantemente.
- Pegue uma colherada desse creme, da borda da panela. Quando o restante do creme demorar para se espalhar no espaço vazio, significa que ele está no ponto correto.
Cheesecake com frutas vermelhas
Uma sobremesa fácil e irresistível. Aprenda a preparar sua cheesecake com a Chef Zona Sul Beth de Sá utilizando a pasta de baunilha Vanilla Brasil.
Ingredientes para a cheesecake
- 1 pacote de biscoito de maisena
- 100g de Manteiga
- 450g de Cream cheese
- 450g de requeijão
- 5 ovos inteiros
- 200g de açúcar
- 10g de pasta baunilha Vanilla Brasil
Geleia de frutas vermelhas
- 1 kg de frutas vermelhas para
- 1 kg de açúcar
Modo de preparo
Forre o fundo com a farofa de biscoitos maisena com manteiga. Faça o creme misturando cream cheese, requeijão, ovos e baunilha. Monte a cheesecake e asse por 40 minutos.
Para a geleia, misture os ingredientes e leve ao fogo até chegar à consistência de geleia.
Você pode cobrir sua cheesecake com a geleia de frutas vermelhas e ainda optar pela goiabada, geleia de morango ou preparar sua geleia de uva com a receita da Expert Lorena Abreu. Use a criatividade!
Peça a sua Vanilla Brasil
Agora ficou muuuito fácil encontrar sua baunilha natural para utilizar nas suas receitas: os produtos Vanilla Brasil estão disponíveis pelo site, pelo app ou nas lojas Zona Sul. Bom apetite!