Comer, beber e… assistir filmes! Quem ama o frio do inverno para ficar enrolado no cobertor, vendo filmes e apreciando uma boa bebida vai amar essa lista de títulos imperdíveis para ver com a taça na mão. Afinal, cada um deles fala de alguma forma sobre o mundo dos vinhos! Escolha o filme pra hoje e convide quem vai dividir uma garrafa (e o sofá) com você!
Um filme e um vinho pra cada dia da semana
A gente sabe: o corre corre da rotina é cansativo. E chegar em casa pede um momento de paz e descanso, ainda mais no frio, quando bate aquela moleza… Por isso, a dica para terminar bem suas noites é chamar aquela pessoa especial que ama vinho para assistir filmes que falam sobre o tema e ainda poder degustar comes e bebes juntos no friozinho.
Confira a lista de 7 filmes, um pra cada dia da semana, para se divertir e se conectar com o melhor da gastronomia.
Escolha o seu filme pra hoje:
- Entre vinho e vinagre (2019)
- Sob o sol da Toscana (2003)
- Combinação perfeita (2022)
- O que nos liga (2017)
- Red Obsession (2013)
- Saint Amour: na rota do vinho (2016)
- Notas de rebeldia (2020)
Entre vinho e vinagre (2019)
Essa dica é para reunir as amigas e colocar o papo em dia. “Entre vinho e vinagre” é um filme dirigido por Amy Poehler disponível na plataforma Netflix que conta a história de uma viagem de amigas feita às vinícolas californianas de Napa Valley, nos EUA.
Como é de se imaginar, nem tudo sai como o planejado, mas o resultado são reflexões muito mais profundas do que simples confusões e aventuras. Um brinde à amizade!
Para receber as amigas em casa, uma tábua de queijos, frios, pastinhas e pães é democrática e infalível. Além de prática, para quem quer gastar tempo mesmo é enchendo a taça e apertando o play.
Aproveite para saber como combinar queijos com vinhos de inverno e deixar sua recepção ainda mais saborosa.
Sob o sol da Toscana (2003)
Um filme com sabor de vida e notas de romance. “Sob o sol da Toscana” (disponível no Starz+) é um filme de 2003 baseado em livro homônimo, dirigido por Audrey Wells que conta o renascimento da escritora Frances Mayes que, após uma traição, viaja para a Toscana, impulsivamente compra uma vila local em ruínas e descobre um novo rumo cheio de surpresas para sua nova vida. Tudo regado a muito vinho e gastronomia italiana, claro.
A região da Toscana é conhecida por produzir vinhos de qualidade, reconhecidos entre os melhores da Itália.
Experimente assistir a um filme sobre a Toscana experimentando vinhos toscanos renomados e perfeitos para sua noite de inverno.
Combinação perfeita (2022)
Nem só na Itália se passa um romance regado a vinho. “Combinação perfeita”, lançado em maio na Netflix, conta a história de uma executiva americana que corre atrás dos seus objetivos, nem que para isso ela precise viajar para o outro lado do mundo. O filme se passa em uma vinícola na Austrália, um dos países de destaque do novo mundo dos vinhos.
Para fazer jus ao cenário do filme, que tal apostar nos rótulos australianos De Bortoli? Indicados pelo Expert Dionísio Chaves, os vinhos da linha Sacred Hills De Bortoli são versáteis e fáceis de beber.
Tem branco, rosé e tinto para combinar com os mais variados pratos. Para conhecer mais vinhos indicados para o friozinho carioca, baixe o catálogo de inverno Zona Sul.
O que nos liga (2017)
Uma sugestão de filme para um dia tranquilo e gostoso. “O que nos liga” é um drama francês dirigido por Cédric Klapisch, que conta a história de Jean, que após uma ausência de dez anos, volta à sua cidade natal quando seu pai fica doente.
O reencontro com os irmãos traz à tona questões sobre relacionamento familiar e aborda a confiança que precisam reconstruir para dar continuidade à vinícola da família.
Para tocar no coração da criança que existe dentro de você, aposte em receitas bem comfort food, como aquela sempre querida pizza ou um delicioso macarrão feito em casa. Uma sobremesa também pode ser bem aconchegante. Se for uma tartelette de peras ou frutas secas, vai muito bem com o vinho húngaro Sauska Tokaji Aszù 5 Puttonyos.
Red Obsession (2013)
Para aqueles que buscam um pouco mais de realidade frente à tela. O documentário “Red Obsession” é narrado por Russel Crowe e mostra todo o processo complexo de elaboração de famosos vinhos de Bordeaux, na França, e como o mercado chinês em rápida expansão está mudando irreparavelmente a natureza da indústria vinícola francesa.
Para apreciar todo o conteúdo de um documentário como este preparando alguma delícia na cozinha, você é daqueles que sabe que o vinho pode ir além da taça e fazer parte da lista de ingredientes de uma boa receita.
Saint Amour: na rota do vinho (2016)
Um filme francês/belga que conta com ninguém menos que Gérard Depardieur no elenco.
A história de “Saint Amour: na rota do vinho”, Jean e Bruno, pai e filho, decidem deixar o seu cotidiano na agricultura para trás para realizar uma viagem pela região vinícola da França, uma jornada inesperada que fará com que os três repensem suas próprias vidas e aprendam mais sobre si mesmos.
Mencionada no trailer, Pouilly Fuissé é uma região na França com um terroir peculiar, que produz um tipo específico de vinho branco envelhecido em barris de madeira ou inox, mais encorpado e marcante.
No Zona Sul você encontra o vinho Jean Bouchard, que combina perfeitamente com todos os tipos de peixe e frutos do mar. A dica de ouro é apreciar este vinho com um queijo de cabra.
Notas de rebeldia (2020)
Disponível na plataforma Netflix, “Notas de rebeldia” (Uncorked) conta a história de um jovem chef que desafia seu pai e a expectativa de gerir os negócios da família para correr atrás do seu sonho: tornar-se sommelier.
Para apreciar o filme, que tal uma das harmonizações citadas no trailer? A dica é combinar um Pinot Noir com carnes. Um churrasquinho em casa pode ser uma boa pedida!
Peça seu vinho sem sair do cobertor
Depois de escolher o seu filme, você nem precisa sair debaixo do seu cobertor para pedir seus vinhos de inverno ou seus petiscos. Basta fazer seu pedido no supermercado mais amado do Rio e garantir tudo com rapidez e muito conforto.