Todo mundo ama, é democrática, serve pra qualquer hora do dia e vai bem até na sobremesa? Só pode ser a pizza! E para degustar o prato mais versátil de todos os tempos, preparamos o roteiro da pizza no Rio, com dicas de restaurantes que vão surpreender os amantes deste prato que se tornou um símbolo carioca! Chame os amigos e faça o dia acabar em pizza!

Pizza, um prato com história

Falar que todo mundo ama pizza pode ser um pouco generalista, mas falar que quase todo mundo ama é mais do que certo. De acordo com dados da rede iFood, a pizza está entre os top 10 pratos mais pedidos pelo serviço de delivery em 2021!

Porém, a fama da pizza redonda com seus toppings, como conhecemos atualmente, vem de tempos mais remotos. Sua origem está em Nápoles, na Itália, no século XVII.

A pizza surgiu como um alimento barato e fácil, para alimentar os mais pobres. Mas de popular e corriqueiro, o prato passou a frequentar a alta sociedade. Em 1889, um padeiro chamado Raffaele Espósito fez uma pizza em homenagem à rainha Margherita, a serviço do rei Humberto I da Itália, utilizando ingredientes com as cores da bandeira italiana: queijo muçarela, tomate e manjericão. A rainha gostou tanto do prazo que o padeiro resolveu batizar a sua criação de pizza Margherita.

Margherita, a pizza criada em homenagem à rainha da Itália com as cores da bandeira.

Muitas margheritas e variedades depois, a pizza se consolidou como uma paixão global. E todo dia surge um novo sabor de pizza e mais opções para customizá-la em casa.

Pra provar o melhor da pizza no Rio

Para quem ama pizza em todas as suas formas, seja doce, salgada, com massa fina, grossa, tradicional ou bem moderninha, a dica é convidar os amigos para fazer um passeio gastronômico pelo Rio de Janeiro!

As dicas dos restaurantes são de quem entende do assunto: seguidores do Insta do @zonasulsupermercado. Quem já visitou, provou as pizzas e aprovou garante que o tour vale à pena.

Escolha o seu point e bom apetite:

  1. Zona Sul
  2. Restaurante Oliva
  3. Bratza
  4. SOVA Natural
  5. Capricciosa D.O.C
  6. Bráz Pizzaria
  7. Ella Pizzaria
  8. Vezpa
  9. Mamma Jamma
  10. Eccellenza

Aproveite para escolher o vinho perfeito para acompanhar sua pizza, baixando o catálogo de vinhos de inverno 2022 Zona Sul.

Vinhos de inverno 2022 Zona Sul.

Zona Sul, claro!

Pra começar a lista, não tem como deixar de fora a pizza fininha mais crocante e amada pelos cariocas de coração. Criada nos anos 2000, a inconfundível massa Zona Sul dá origem aos mais variados sabores, incluindo aqueles sazonais e especiais que você só encontra na pizzaria do supermercado mais amado do Rio.

Aperte o play, conheça a história da pizza que é já história no Rio e veja a loja mais próxima com o serviço disponível.

Chiquinho, o criador da pizza Zona Sul.

Restaurante Oliva

O @restauranteoliva oferece buffet variado aos comensais, mas também oferece rodízio de pizza após as 17h. Com massa fina, as pizzas assadas no forno à lenha são um festival à parte, com destaque para combinações surpreendentes como pizza de maçã verde com chocolate branco e pizza de abacaxi, destacadas pelos seguidores do @zonasulsupermercado.

Você encontra o Restaurante Oliva em diversos shoppings do Rio: Barra Shopping, Carioca Shopping, Shopping Boulevard, Bangu Shopping e Shopping Metropolitano.

Bratza

A @bratzapizzaria é aquela surpresa boa pra quem deseja unir os benefícios de uma massa de fermentação natural com sabores gourmet e ainda a facilidade do delivery. Entre as opções estão brie com geleia de pimenta, presunto de parma, cogumelos, e até mesmo pizza de banoffe com doce de leite Rocca.

Entre os benefícios da massa de fermentação natural estão a maior facilidade na digestão, baixo índice glicêmico, sabor mais marcante, maior maciez e valor nutricional, devido à baixa utilização de conservantes.

“Produzidas com muito carinho e amor desde a fabricação feita por fermentação natural, ingredientes de produtores locais escolhidos a dedo até o momento que ela sai do forno para ir em direção a sua casa.”

Bratza Pizzaria

Você pode fazer seu pedido através do site oficial Bratza ou retirar sua pizza nas lojas mais perto de você.

SOVA Natural

Indicada ao prêmio Veja Rio Comer & Beber, a @sovanatural é uma padaria especializada em pães, sanduíches e pizzas de fermentação natural, feitos à mão e sem aditivos químicos.

O segredo? Ingredientes de qualidade (blend de farinha italiana, farinha integral natural do cerrado, centeio e malte alemães), fermento natural, zero conservantes e tempo, muito tempo! São 48 horas para a massa fermentar. E é isso que faz toda a diferença na leveza, digestibilidade e, claro, no sabor complexo e característico das pizzas.

A Sova Natural fica na Rua Xavier da Silveira, 34 (Copacabana). Aproveite que todo mês um sabor novo rotativo aparece no cardápio. Qual será o deste mês?

Capricciosa D.O.C

Premiada diversas vezes como a melhor pizzaria da cidade em várias edições de concursos badalados do Rio, a pizzaria Capricciosa segue o padrão das autênticas pizzarias italianas, utilizando mistura de farinha 00 e exposição no forno à lenha com temperatura acima de 400ºC.

Os ingredientes seguem o padrão do Sul da Itália e garantem o selo D.O.C. (denominação de origem controlada).

O carro-chefe da casa é a Margherita Gourmet, feita com mozzarella de búfala artesanal, tomate pachino, lascas de queijo parmesão e manjericão.

A carta de vinhos também é variada e a pizzaria oferece opções vegetarianas e sem glúten. Uma ótima opção para um encontro romântico com um brinde à gastronomia italiana!

Com serviço de entregas, a @capricciosapizzadoc está localizada no Jardim Botânico (Rua Maria Angélica, 37), Ipanema (Rua Vinícius de Moraes, 134) e em Búzios! Saiba mais no site oficial.

Bráz Pizzaria

Não tem como falar em pizzaria sem falar da Bráz Pizzaria.

Com mais de 20 anos de história e o posto entre as 10 melhores pizzarias do mundo – segundo o prêmio 50 Top Pizza 2019, em Nápoles, Itália – a Bráz oferece pizzas de sabores variados e autorais e ainda 3 opções de massas: tradicional, fermentação natural e sem glúten.

“Já se passaram 23 anos desde o dia em que criamos a pizza mais famosa da Bráz e, mesmo depois de tanto tempo, ela continua sendo a mais pedida da casa: a Caprese!”

Bráz Pizzaria

Com diversas lojas espalhadas por São Paulo, seu local de origem, a @brazpizzaria também está em Campinas e no Rio de Janeiro, na Rua Maria Angélica, 129.

Ella Pizzaria

De massa fina e borda alta, a pizza da Ella Pizzaria é feita para comer com os olhos e com as mãos, como manda a tradição napolitana. Foi eleita a melhor pizza do Rio pelo prêmio Comer & Beber da Veja Rio nos anos de 2018 e 2019, pelo prêmio Rio Show de Gastronomia, do O Globo, em 2019.

A receita respeita a tradição italiana, desde os ingredientes da massa aos molhos. No comando da @ellapizzaria estão os chefs Pedro Siqueira, que busca trazer o conforto da memória afetiva nas receitas, e Raimundo do Vale, pizzaiollo.

Para fazer sua visita, o endereço é Rua Pacheco Leão, 102 – Jardim Botânico. Também é possível fazer pedidos delivery.

“A Ella tem clima intimista e descontraído. Apresenta ainda uma outra combinação até então inusitada no mercado: pizza com drinques. A casa tem carta assinada pelo mixologista Alex Mesquita e pela bartender Gaby Moraes.”

Ella Pizzaria

Vezpa

Para os que curtem um estilo Nova Iorque com massa mais grossa, a dica é a @vezpapizzas. Com sabores clássicos e queridos por todos, a Vezpa também oferece pizza de abobrinha (sucesso!) e opções veganas. E para sobremesa, entre outros, está o sabor doce de leite com Paçoquita.

Com clima informal, a Vezpa não tem “mimimi”: é pra retirar sua pizza no balcão e apreciar com os amigos bebendo uma boa cerveja.

Mamma Jamma

A pizzeria rústica Mamma Jamma coleciona prêmios e indicações de quem entende do assunto.

Inaugurada em novembro de 2009 em um casarão no bairro do Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, a pizzaria Mamma Jamma @mammapizzeria rapidamente caiu no gosto de cariocas e turistas. Hoje em dia está presente em vários bairros do Rio (veja os endereços) e já extrapolou as fronteiras da cidade maravilhosa.

Além dos sabores gourmet e da deliciosa massa rústica, a Mamma Jamma possui azeites saborizados produzidos artesanalmente para realçar o sabor do seu prato.

Eccellenza: la vera cucina italiana

Localizada no VillageMall, a Pizzaria Eccellenza é temperada por doses generosas de sabor e tradições veramente italianas. O ambiente é elegante, aconchegante e um convite a um momento especial.

As criações são exclusivas da Chef Alejandra Faúndez e entre os sabores disponíveis também estão opções veganas e vegetarianas.

“Uma autêntica pizza artesanal de massa levinha e crocante.”

Eccellenza Pizzaria

Para fazer em casa

Para quem quer colocar o lado pizzaiollo em ação e experimentar fazer sua massa 100% autoral, a dica é seguir o passo a passo do Expert da Pizzaria e Spaghetteria Zona Sul Piero Cagnin.

Solte sua criatividade e conecte-se ao amor pela gastronomia:

Pizza por Piero Cagnin, Expert Zona Sul.