Nada de carne dura no churrasco. Para quem ama uma boa carne sabe que a escolha do corte ideal e a forma de preparo influenciam muito no resultado. Mas em meio a tantos nomes de cortes bovinos, como saber o que escolher? O Expert Jimmy Ogro vai sanar suas dúvidas e mostrar o preparo dos principais cortes especiais. E o melhor: todos eles você encontra no Zona Sul!

Aqui você vai ver:

O que é uma carne nobre?

Uma carne nobre se refere diretamente ao corte das partes mais macias e saborosas do boi. A maciez e a qualidade da carne também sofrem influência direta da origem da carne, como a raça do animal, a alimentação oferecida, o manejo e armazenamento.

Em um segundo momento, o preparo desse corte nobre também faz toda a diferença. Além de todas resultarem um super churrasco, alguns preparos assados também são bem conhecidos na gastronomia. Por isso, além de conhecer os cortes nobres mais famosos, fique de olho nas dicas e receitas do Expert em Carnes Jimmy Ogro.

Entre os cortes nobres mais famosos estão:

Picanha

A picanha é aquela carne querida e aclamada por todos os que amam um churrasco. A camada de gordura externa e a maciez da carne que quase não possui fibras lhe confere um paladar especial. O corte da picanha está localizado na parte traseira do boi, entre o lombo e a coxa, logo após o contrafilé, junto à maminha.

Por ter aquela capinha de gordura, ela é perfeita para o churrasco, mas pode fazer muita fumaça se preparada erradamente. O segredo para evitar fazer muita fumaça é selar ambos os lados da peça antes de fazer um corte longitudinal (leia-se de uma ponta à outra), deixando-a como um “bife de tira” (apenas com uma capa de gordura lateral). Após isso, a peça deve ser selada novamente.

A picanha é uma peça mais ampla que o bife de tira, permitindo o preparo além da churrasqueira, como assada, grelhada ou frita.

Par saborear sua picanha preparada na frigideira, inspire-se na receita do Expert Jimmy Ogro e rapidamente tenha uma refeição completa e irresistível para compartilhar:

Assado de Tiras

O assado de tiras é um corte nobre retirado da parte mais saborosa da costela, formando tiras na direção das fibras da carne, explicando o nome do corte. O assado de tiras é saboroso e suculento, vai muito bem quando servido com molho chimichurri.

Assim como em outros cortes bovinos, também é possível encontrar o assado de tira Wagyu, produzido a partir do gado da raça Wagyu, oriunda do Japão.

O sabor e a textura do assado de tira Wagyu são inigualáveis, pois a carne é enriquecida com gordura intramuscular que derrete durante o cozimento, resultando em uma carne extremamente macia e saborosa. É uma escolha ideal para quem busca uma experiência gastronômica diferenciada e de alta qualidade.

Short Rib

Pedaço de osso retirado da parte dianteira entre as costelas do boi. Altamente macia devido à gordura entremeada (marmoreio), o shortrib é conhecido pelo sabor, que chega a ser levemente adocicado. Os ossos pequenos presentes no corte são característicos e ajudam a manter o sabor da carne e a umidade durante o preparo. É uma excelente opção para churrascos, e conquista pela sua suculência.

Ossobuco

O corte do ossobuco é retirado da parte dianteira do boi, logo abaixo do joelho do animal. No centro da carne, localiza-se o tutano, responsável pelo sabor marcante e pela suculência do prato. Sua textura macia é perfeita para o preparo de pratos cozidos e assados, como a receita de ossobuco na pressão por Jimmy Ogro:

Ossobuco com polenta por Jimmy Ogro.

O ossobuco alla milanese é um famoso prato italiano feito com o corte.

Tomahawk Steak

O tomahawk steak é uma variação do prime rib, também conhecido como bife ancho. Retirado da costela do boi, ele vem acompanhado de um grande osso em formato de machado, o que lhe confere o nome “tomahawk”, um tipo de machado americano.

A carne próxima ao osso é especialmente saborosa e marmoreada e a apresentação do prato é impactante devido ao formato do osso longo.

Corte D’Oro: só tem no Zona Sul

Se você procura carnes nobres de qualidade, não precisa ficar buscando em butiques de carne caríssimas e de procedência duvidosa. Tudo que você precisa está no Zona Sul: a marca Corte d’Oro é exclusiva para os cariocas de coração e cada carne tem sua procedência verificada cautelosamente pela equipe de profissionais que cuida de tudo que passa pelo Zona Sul para chegar à sua mesa.

Além das carnes nobres como picanha, tomahawk, short ribs, ossobuco, entre outros, a linha Corte d’Oro oferece aqueles cortes que não podem faltar no churrasco de todo dia como alcatra, maminha, contrafilé, além de suínos e carnes para os amantes de hambúrguer.

Peça já a sua carne favorita pelo site ou diretamente pelo WhatsApp. Ou vá até o Zona Sul mais perto de você. E fique de olho em mais dicas para o preparo de carnes: