O que é melhor do que um churrasco? Mais do que uma refeição, um churrasco é uma ocasião especial, que reúne gastronomia, bate-papo, música e bebida boa. Não tem como curtir um churrasco sem aproveitar todo o clima que ele proporciona. Mas para um churrasco dar certo de verdade, ele precisa ser bem planejado. E o que gera mais dúvida é: quanto de carne ou bebida comprar? Fique ligado nas dicas dos Experts Zona Sul e aprenda a fazer suas contas.

Calculando as carnes para o churrasco

De acordo com o Expert em Carnes Jimmy Ogro, para um churrasco de 3 a 4 horas de duração, deve-se considerar uma média de 300g de proteínas (carnes) por pessoa: 50 a 60g de entradas como coração e linguiça e 250g de carnes como fraldinha e picanha. Caso você seja fã de suínos, inclua a porcentagem da carne nos mesmos 300 g.

Já para um churrasco de 5 a 6 horas essa quantidade vai para 500g, sendo 100g de entradas e petiscos e 400g de carne.

Não se esqueça de comprar carnes de qualidade, como as opções da linha Corte D’Oro, exclusiva para os cariocas de coração. E para prepará-las, siga as dicas para o churrasco perfeito.

Acompanhamentos

Além das carnes, é importante pensar nos acompanhamentos, que no caso de um churrasco bem carioca, incluem farofa, arroz branco, molho vinagrete, salada de batatas e o aromático pão de alho. O queijo coalho também entra na fila dos queridinhos do churrasco e pode ser servido em espetinhos ou em cubos.

Para acompanhar a picanha, Jimmy Ogro ensina a receita de uma farofa bem colorida com farinha panko, que confere uma crocância sem igual ao seu churrasco.

E para conferir o toque cítrico ao seu prato, o vinagrete é aquele tipo de molho que vai bem por cima do arroz, da farofa e das carnes, incluindo a suína. Por isso, anote a receita do Expert em Carnes para preparar um vinagrete rápido com limão siciliano e pimentões variados.

Calculando a cerveja

Além dos acompanhamentos e carnes, não pode ter churrasco sem bebidas!

Mas em primeiro lugar, por mais clássica que seja a combinação “cerveja + churrasco”, não se esqueça da importância de se manter bem hidratado, bebendo água alternadamente ao consumo de alcoólicos, sejam eles cervejas, vinhos ou drinks em geral. A ingestão de água entre os goles de bebidas alcoólicas evita até mesmo uma desagradável ressaca. Sendo assim, sirva água à vontade para seus convidados.

Ingerir água entre um copo ou outro de bebida alcoólica ajuda a evitar a ressaca.

Já para calcular a quantidade de cervejas, leve em consideração que uma pessoa consome, em média, 1,4 litros de cerveja durante o tempo de duração do churrasco (4 horas em média), o que corresponde a 4 latinhas de 350mL. Todavia, dependendo do calor e da vontade de beber, inclua uma pequena margem “de segurança” nas suas contas, adicionando 1 lata extra por pessoa.

Sobre os estilos de cervejas, o estilo Pilsen costuma ser o mais popular, mas as cervejas mais leves de trigo (Witbier) também entram na lista, além de outros tipos que vão bem com carnes de porco, linguiças etc. Saiba também quais os estilos de cerveja você pode escolher para o seu churrasco além da Pilsen e aperte o play no podcast com o Expert José Padilha.

Não deixe de incluir também sucos e outros tipos de bebidas, como drinks de verão ou ainda um gin tônica, que você pode preparar com cerveja no lugar da água tônica.

“A cerveja como ingrediente no gin tônica serve para substituir o gás e o amargor provenientes da água tônica.”

Expert José Padilha

Kits para churrasco: a conta certa

Com todas as dicas dos Experts já é possível planejar um churrasco bem sucedido, sem deixar faltar nada tampouco desperdiçar alimentos. Mas se você quiser garantir, além do cálculo certo de quantidades, a seleção dos melhores ingredientes, o Zona Sul conta com kits prontinhos para você unir sabor à praticidade. Conheça os kits disponíveis e peça já o seu para um “churras” perfeito!