Você já ouviu falar de uma cerveja feita com uvas Chardonnay? A Leopoldina Italian Grape Ale já foi eleita a melhor Italian Grape Ale do Mundo! Separe sua taça de vinho branco e aprecie um novo sabor que une o melhor dos mundos: a cerveja e a enologia. Conheça mais sobre essa experiência em forma de bebida e aprenda com o time de Experts e Chefs Zona Sul a harmonizá-la com diferentes pratos e receitas.

Aqui você vai ver:

O estilo Italian Grape Ale

O estilo de cerveja conhecido como Italian Grape Ale (IGA) nasceu na Itália, mas rapidamente ganhou fãs pelo mundo, conquistando também o coração dos brasileiros.

Tudo começou com uma ideia diferente do italiano Nicola Perra, proprietário da cervejaria Barley em Sardenha, um dos pioneiros do estilo. Ele resolveu misturar o mosto da uva Grenache (chamada de Cannonau na Sardenha) e outras cepas locais, dando origem à cerveja batizada de BB10.

A ideia deu tão certo que outras cervejarias começaram a desenvolver suas próprias versões de Grape Ale, com processos distintos de fermentação e utilizando castas locais e criando blends.

Modo de produção

O grande diferencial desse estilo de cerveja está no fato de incorporar uvas viníferas no processo de fermentação ou maturação. O malte utilizado para sua produção pode ser Pilsen ou de base clara. Já as leveduras são Ale, belgas, inglesas ou de vinho, dependendo do objetivo desejado pelo mestre cervejeiro. O lúpulo é adicionado moderadamente para que o amargor não sobressaia na cerveja.

Já o mosto das uvas pode ser adicionado em diferentes etapas da fabricação da cerveja: durante a fervura, na fermentação ou durante o envelhecimento da bebida. O resultado depende do equilíbrio entre os ingredientes e o acompanhamento das etapas, dando origem a bebidas que podem ir do leve ao complexo.

Leopoldina Italian Grape Ale Chardonnay

No Brasil, quem produz a marcante Italian Grape Ale Chardonnay é a Cervejaria Leopoldina (@brewineleopoldina), do Grupo Famiglia Valduga, na região da Serra Gaúcha. A cerveja leva o mosto da uva Chardonnay, dos reconhecidos vinhos da Casa Valduga. Produzida pelo método tradicional com segunda fermentação na garrafa, é elegante e seca.

A Leopoldina Italian Grape Ale Chardonnay possui premiações importantes pelo mundo: classificada como melhor do mundo no concurso Brut Beers 2021, medalha de ouro no Country Winner 2021 e bronze na premiação do Brussels Beer Challenge 2021, na Bélgica.

Cervejaria Leopoldina por José Padilha.

Características

  • IBU:5
  • Teor alcoólico: 8,5
  • Cor: Ouro velho
  • Temperatura de serviço: 4º a 6ºC

“Para apreciar sua Grape Ale, utilize uma taça de vinho!”

Expert em Cervejas José Padilha

Além da Grape Ale Chardonnay, a Cervejaria Leopoldina fabrica cervejas do mesmo estilo utilizando, contudo, outras uvas, como Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Moscato, entre outras.

Receitas para harmonizar

A cerveja Italian Grape Ale Chardonnay Leopoldina harmoniza com pratos como steak tartare, tartare de salmão (ou de peixes em geral), carne de porco assada e queijos maturados (Grana Padano, Roquefort). Para viver essa experiência sensorial, que tal preparar algumas dessas receitas em casa e aprimorar o sabor com sua Grape Ale?

Tartar de atum nipo-mexicano por Carlos Ohata

Se você prefere um tartar de peixes, o Expert Carlos Ohata ensina a preparar uma receita inspirada na culinária japonesa, mas com alguns detalhes da gastronomia do México, como as tortillas e o avocado. O tartar de atum nipo-mexicano é fácil de fazer. Acompanhe as etapas:

Tartar de atum nipo-mexicano do Expert Carlos Ohata.

Pernil suíno assado por Jimmy Ogro

Carne de porco assada também combina com sua Italian Grape Ale. Para um casamento digno de “felizes para sempre”, basta seguir a receita do Expert em Carnes Jimmy Ogro e surpreender o seu paladar. Aperte o play:

Pernil suíno por Jimmy Ogro

Tábua de queijos por André Guedes

Sua Grape Ale harmoniza com queijos maturados, que podem compor uma deliciosa tábua de queijos e frios. A ordem de degustação dos queijos e bebidas faz toda a diferença na experiência, começando por queijos cremosos como mozzarella de búfala e queijo de cabra, seguido por queijos de mofo branco, como brie ou camembert.

Em um segundo momento, queijos como o Gouda ou Emmental, seguido por queijos maturados como os Minas curados. Por fim, os queijos mais marcantes como os de mofo azul.

Siga a dica do Expert em Queijos e Frios André Guedes e não decepcione!

A cerveja Leopoldina Grape Ale Chardonnay faz parte da seleção de bebidas de primavera Zona Sul 2024, que contém vinhos, cervejas e destilados selecionados pelos Experts Zona Sul. E, além das bebidas, você ainda conta com receitas, harmonizações e curiosidades para fazer da primavera uma estação ainda mais gostosa.

Catálogo de primavera Zona Sul 2024.