Entre a técnica e as histórias de cozinha, a chef Jane Pereira construiu uma trajetória marcada pelo calor da brasa e a paixão pelas carnes. Parte integrante do time de Chefs Zona Sul, Jane compartilha um pouco da sua vivência, experiências, receitas e diversas dicas preciosas em um gostoso bate-papo. Confira!

Aqui você vai ver:

Quem é Jane Pereira

A relação com a carne, com o fogo e com a cozinha começou cedo. Aos 14 anos, nos açougues da família, Jane Pereira descobriu o interesse pelas possibilidades que a gastronomia oferece. No entanto, foi após estudar medicina veterinária que Jane Pereira percebeu que a paixão pela cozinha falava mais alto e que o futuro teria um sabor especial.

Primeiro veio a experiência em diversos restaurantes no Rio de Janeiro até a formação técnica como chef. A partir daí, a trajetória de Jane foi construída entre cozinhas profissionais, grandes eventos e experiências que ajudaram a moldar uma visão prática e profunda sobre o churrasco e a gastronomia brasileira.

Ao longo da carreira, a chef esteve à frente de eventos que se tornaram referência no universo do churrasco, como o Maior Churrasco do Mundo, no Estádio Serra Dourada, e o maior churrasco cooperativo do Rio de Janeiro.

Também produziu as duas primeiras edições do churrasco do chef Felipe Bronze e participou de programas de televisão como Estrelas e Mais Você, além de marcar presença em festivais e eventos corporativos.

Com passagens pela montagem e reestruturação de restaurantes em todo o estado do Rio de Janeiro, atuando em fluxo de cozinha, gestão de produção, ajustes de CMV e eficiência operacional, a experiência foi se consolidando para além da brasa.

Hoje em dia, atuando como Chef Zona Sul, Jane conecta esse extenso repertório ao supermercado do coração, provando que comida boa tem sabor de afeto.

Um bate-papo com a Chef Zona Sul

A equipe Gastronomia Carioca bateu um papo com a chef do Zona Sul Jane Pereira @chefjanepereira para conhecer de perto sua trajetória, sua relação com a brasa e com o dia a dia das criações para o Café da Manhã e Salada Bar Zona Sul.

Você diz que o interesse em carnes nasceu da vivência nos açougues da família. Como era o seu dia a dia e o que, em especial, “plantou” em você essa semente da gastronomia?

Quando eu era criança, boa parte da nossa família trabalhava nos açougues que tínhamos. Com a família grande, tínhamos muitas celebrações de aniversários, fora as datas comemorativas do nosso calendário. Em todas as oportunidades, o cardápio era um bom churrasco. Até no Natal era ceia e churrasco.

Minhas tias vinham de Minas Gerais para cozinhar os banquetes. Lembro de uma festa com mais de 300 convidados e toda alimentação era preparada pela minha família. Eu cresci vivendo nesse ambiente. Minha mãe sempre foi minha principal referência na cozinha.

Em que momento você percebeu que a medicina veterinária não seria a sua carreira?

No momento em que comecei a fazer estágio. A vivência em consultórios não era o que eu buscava.

Você tem conhecimento em gestão executiva. Quais são os pontos importantes para o sucesso de uma equipe na cozinha?

Para o sucesso de de uma equipe na cozinha ou fora dela, é muito importante ter um espírito de equipe unido a muita organização, limpeza e paixão pelo que faz. Criar estratégias para um fluxo mais justo possível e tentar fazer com que as pessoas se sintam valorizadas e estimuladas.

Como o Zona Sul entrou na sua vida e como veio a oportunidade de se tornar Chef da rede?

O Zona Sul entrou na minha vida há mais de vinte anos, quando fui morar em Ipanema e virei uma cliente assídua. Sempre fui apaixonada por este mercado. Durante minha carreira de chef, foi o Zona Sul que me salvou com itens que só tem nas lojas da rede.

Todos os cozinheiros que conheço amam o Zona Sul.

Nos petit comitês que preparei ao longo desses anos, quase todos os clientes me solicitam que o fornecedor dos insumos seja o mercado de confiança deles. O Zona Sul é garantia dos melhores insumos, sem falar no atendimento.

A oportunidade de virar chef Zona Sul veio por meio da minha experiência com carnes Parrilla e outras técnicas de preparo. Decidi aceitar esse desafio e me dedicar 100 % a ele. Tenho certeza que iremos juntos fazer esse projeto crescer muito!

Falando em churrasco, você e o Expert Zona Sul em Carnes Jimmy Ogro se conhecem?

Sim, conheço o Jimmy e somos muito amigos. Estamos juntos na gastronomia desde 2014 quando nos conhecemos fazendo gastronomia de rua. A sintonia foi imediata. O carinho e respeito só cresce desde então. É um amigo muito amado. Eu e ele estamos atuando no projeto de churrasco da rede Zona Sul. Meu sentimento é de que somos pai e mãe desse projeto.

Como é a sua rotina para dar conta da rotina de Chef em um supermercado movimentado?

Minha rotina é cuidar do setor de grelhados e do projeto Parrilla no consumo local. Então na loja onde atuo hoje, eu preparo muitas vezes as carnes grelhadas na Parrilla e também alguns acompanhamentos que amo fazer.

Qual a maior diferença entre ser Chef Zona Sul e ser chef em restaurantes ou eventos?

A principal diferença pra mim são os valores da empresa. A gestão é acolhedora, correta e extremamente profissional. Quem me conhece sabe a importância que dou à forma de tratar os colaboradores e clientes. Já estive  em restaurantes e em eventos nos quais a equipe não tinha peso, e alguns sem objetivos claros, que acabam atrapalhando o passo a passo para o sucesso dos projetos.

Quais pratos você costuma preparar que são sucesso certo entre os clientes?

Pratos com carnes de todo tipo. Gosto de cozinhar na brasa e fora dela, sobretudo pratos de “uma panela só”: um bom arroz de costela, uma paella. Longos assados como uma costela, um leitão ou um cordeiro inteiro no fogo de chão também são minha paixão.

Pratos tradicionais como um bom roastbeef ou até uma salada oriental com carne também entram na lista e vale ressaltar que esses dois pratos serão ensinados nas aulas da Estação Sabores.

E sobre gosto pessoal: qual seu corte de carne favorito, e aquele temperinho que não pode faltar?

Meu corte favorito do momento é o ancho e um sal de qualidade para realçar o sabor.

Já que todo carioca ama… Qual seria um conselho infalível para um churrasco ficar perfeito?

Churrasco é um ritual delicioso que reúne as pessoas por um tempo razoável. Então dois ingredientes que não podem faltar são carnes excelentes e boas companhias!

Receita da Chef: arroz de abóbora com carne seca

Que tal aprender a preparar uma receita da Chef? Mais do que um preparo, é um convite para transformar ingredientes em encontros para guardar na memória e no coração. O toque especial fica por conta de uma boa pimenta para acompanhar.

“Um prato que criei para preparar na casa de amigos muito especiais em uma ocasião de afeto que me marcou.”

Chef Zona Sul Jane Pereira

Ingredientes

  • 500 g de arroz parboilizado
  • 2 kg de abóbora moranga
  • 3 kg de carne-seca em cubos
  • 300 g de cebola em cubos
  • 100 g de alho picado
  • 2 unidades de cheiro-verde picado
  • 3 bandejas de tomate-cereja
  • 200 g de óleo de coco
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  • Dessalgue a carne-seca em água gelada, trocando a água 3 vezes, com intervalos de 2 horas entre cada troca.
    Mantenha sempre na geladeira durante todo o processo.
  • Cozinhe a abóbora até ficar bem macia. Bata no liquidificador com um pouco da água do cozimento, formando um creme de abóbora. Reserve.
  • Pique todos os ingredientes conforme indicado.
  • Em uma panela grande, aqueça o óleo de coco e refogue a cebola e o alho até ficarem levemente dourados. Adicione a carne-seca e refogue bem.
  • Acrescente o arroz e misture para envolvê-lo no refogado.
  • Hidrate o arroz gradualmente com o creme de abóbora e cozinhe em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, até o arroz ficar macio.
  • Com o arroz cozido, ajuste o sal e acrescente pimenta-do-reino branca moída na hora.
  • Finalize com os tomates-cereja e o cheiro-verde picados. Sirva em seguida.

Os Chefs Zona Sul

O time de Chefs Zona Sul é formado por especialistas que vivem a cozinha no dia a dia e colocam o coração em tudo que fazem. São responsáveis por pensar e desenvolver pratos para o Café da Manhã, Salada Bar e projetos gastronômicos, sempre com variedade, sabor e a qualidade que o carioca merece.

Além disso, esse conhecimento ganha vida nas aulas da Estação Sabores, eventos especiais e nos canais @zonasulsupermercado, levando inspiração e boas ideias para quem acredita que comer bem é mais do que uma necessidade, mas uma forma de demonstrar afeto.