Algo definido como exótico é aquilo que não é nativo, típico, é excêntrico ou extravagante. Por isso, as carnes exóticas costumam causar estranheza, pois saem do consumo alimentar rotineiro. Mas vale à pena “sair da caixinha” e expandir os horizontes do seu paladar, aprendendo receitas com carnes variadas, como pato, cordeiro e até mesmo rã. Confira!

Aqui você vai ver:

O que é uma carne exótica?

A definição de carne exótica é intimamente ligada às tradições de um povo. Enquanto certas carnes podem parecer estranhas para o consumo sob o olhar de uma cultura, para outra pode ser comum e estar presente nos preparos cotidianos.

Um exemplo seria a carne de canguru na Austrália, um costume herdado dos aborígenes. Já a carne de pombo é frequentemente encontrada nas refeições do Egito. Entretanto, a criação de pombos para a alimentação ocorre de maneira muito específica, adequada ao consumo humano. No Peru, você poderia comer um cuy sem saber que a carne de origem vem do porquinho-da-Índia.

Você toparia? Carne de canguru é uma exclusividade australiana de consumo popular.

E os exemplos seriam infinitos mediante a pluralidade de hábitos em escala global. Por isso, é importante lembrar que a definição de carne exótica para o brasileiro está relacionando com os animais que não fazem parte do ranking das carnes mais consumidas no país, que são as aves, suínos e bovinos (fonte: Companhia Nacional de Abastecimento – Conab).

As carnes exóticas são denominadas assim por serem proveniente de animais de caça ou silvestres. Lembrando que a comercialização de carnes exóticas deve ser regularizada junto ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e, de acordo com a lei 9.605/98, o comércio ilegal de animais é crime.

As carnes exóticas no Brasil

De acordo com o GEPEA, empresa Júnior da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas – SP), a listagem das carnes exóticas mais consumidas no Brasil conta com variedades como avestruz, pato, javali, rã, coelho e o jacaré, o qual tem conquistado os chefs ao redor do mundo.

Você sabia que a rã e o jacaré são classificados como pescado?

Receitas com carnes exóticas para fazer em casa

Se você ainda não conhece essas variedades de carnes exóticas e deseja provar o sabor da novidade, a dica é garantir sua carne de qualidade no supermercado mais amado do Rio. E para se inspirar no preparo de um prato incrível para apreciar o máximo da sua carne, confira as receitas dos Experts e Chefs Zona Sul selecionadas especialmente pra você.

Cordeiro

A carne de cordeiro, ou carne ovina, é comercializada em diversos e variados tipos de cortes. Entre os mais tradicionais estão o carré curto, costela, paleta, pernil e os cortes nobres como t-bone, filé mignon, entrecôte, carré francês, picanha, entre outros.

O carré francês é o corte mais famoso entre os chefs, o que se explica, além do seu sabor e textura, pela sua apresentação única.

A carne ovina pode ser preparada de diversas formas, seja assada, grelhada, cozidos ou, como não o brasileiro não poderia deixar de considerar, na churrasqueira, claro!

Pernil de cordeiro (Gigot de 7 horas)

O pernil de cordeiro é a perna traseira do animal, enquanto a paleta é a dianteira. Suculenta, pode ser preparada com ou sem osso, o qual realça ainda mais o seu sabor. Opte pela carnes vermelho rosadas com gordura esbranquiçada. forno, cozido ou na churrasqueira. 

Quer fazer um pernil de cordeiro inesquecível? Aperte o play e confira a receita do Expert Christophe Lidy:

Pernil de cordeiro por Christophe Lidy.

T-Bone de cordeiro com purê de batata baroa

Certamente você já viu um t-bone em algum desenho animado! O nome do corte “t-bone” refere-se ao formato da letra T do osso aparente. O corte contém o final do contrafilé e o miolo do filé mignon, macio e saboroso.

É perfeita para grelhar, e vai bem quando preparada na churrasqueira ou em frigideira, pois seu osso é um ótimo condutor de calor, fazendo a carne cozinhar rapidamente sem ressecar.

Que tal um t-bone de cordeiro feito em casa? Aprenda a fazer o seu com o Expert Jimmy Ogro:

T-Bone de cordeiro por Jimmy Ogro.

Pato

Entre as aves exóticas, a carne de pato se destaca pelas vitaminas do complexo B, importantes para o sistema nervoso e imunológico, além de fornecerem energia ao organismo. Considerada uma carne branca, o pato possui mais gordura do que o peru, ganso ou o já conhecido frango, o que deixa a textura bem suculenta. Seu sabor marcante é marca registrada.

No Brasil, o Estado que mais se destaca na produção e exportação de patos para consumo é Santa Catarina.

Arroz de pato

Aprenda a preparar um arroz de pato com o Expert Christophe Lidy, uma receita tradicional portuguesa. Para harmonizar, vá de vinho tinto português Flor D’Penalva ou de RAR Collezione Pinot Noir, um brasileiro envelhecido em barrica de carvalho francês.

Arroz de pato por Christophe Lidy.

Coxa de pato confit

A coxa e a sobrecoxa de pato são conhecidas pela maciez e apreciadas na culinária européia e o confit de pato é um prato francês que você provar sem sair de casa. Aprenda a receita com o Expert Christophe Lidy:

Ingredientes

  • 4 coxas e sobrecoxas de pato
  • 500g de banha de pato ou banha de porco
  • 300g de sal grosso
  • Tomilho
  • Louro
  • Pimenta em grãos
  • 3 dentes de alho

Modo de preparo

  1. Na véspera, colocar as coxas no sal grosso com tomilho e louro, guardar na geladeira.
  2. No dia seguinte, lavar as coxas e cobrir com a banha, acrescentar o alho, louro e tomilho.
  3. Cozinhar com o fogo baixo por 2 horas junto com o louro e tomilho.
  4. A carne deve se soltar do osso.
  5. Antes de servir dourar a pele no forno ou frigideira.

Carne de rã

A carne de rã é extremamente proteica, rica em nutrientes e benefícios para a saúde. A rã é um anfíbio, mas é classificada como pescado enquanto alimento. O seu sabor lembra bastante de peixe e se empanada e frita, servida com limão, fica uma delícia.

Para empanar sua carne de rã

Para fazer sua carne de rã empanada, o processo é muito parecido do preparo de um peixe: tempere-as com sal, alho e limão. Misture em um recipiente fubá e farinha de trigo. Aqueça o óleo em uma panela, e frite as rãs passadas na mistura de farinha e fubá. Espere dourar e sirva com limão.

Para conhecer os sabores do mundo

Além das carnes exóticas, você pode conhecer outras receitas e ingredientes típicos de outros países acompanhando o conteúdo do Gastronomia Carioca. Veja o que já rolou por aqui e viaje o mundo através da culinária!