Preferência nacional, o cafezinho que está no dia a dia de quase todo brasileiro, além de ser uma delícia, também faz muito bem à saúde. Agora, imagine juntar café com maracujá e criar um drink completamente inovador? O Expert Paulo Tassinari ensina a fazer esta combinação “fora da caixa” que vai surpreender você!

Benefícios do café e do maracujá

No café, há vários antioxidantes que protegem o corpo dos malefícios de radicais livres, moléculas que causam envelhecimento e estão associadas a doenças como câncer e problemas cardíacos.

Além do mais, a cafeína é comprovadamente benéfica para nosso organismo, melhorando o cansaço físico e mental, auxiliando a memória, melhorando o desempenho nas atividades físicas e o humor. Sem contar que o café é um potente termogênico.

No café, há vários antioxidantes que protegem o corpo dos malefícios de radicais livres.

Depois da colheita, o grão passa por um processo de maturação, secagem, torra e moagem para assim gerar toda a linha de produtos como os especiais e cápsulas que você encontra no Zona Sul.

Já o maracujá, além do sabor marcante, é fonte de vitaminas e um ótimo calmante natural.

O Drink Cara-Metade

Nesse sentido, sabendo que o café faz parte da vida de milhões de brasileiros, o Expert Paulo Tassinari desenvolveu uma bebida deliciosa: o drink Cara-Metade. Nesse drink, há a perfeita união de dois ingredientes que, embora diferentes e aparentemente antagônicos, se complementam.

drink cara-metade
Infográfico drink Cara-Metade. Crédito: Zona Sul.

Além disso, se você quiser dar a essa mistura uma sinérgica combinação de calor, energia e sedução, que tal acrescentar vodca? Sem sombra de dúvidas, essa bebida vai conquistar você!

Dica: no Zona Sul você encontra, também, a linha de cafés Tassinari, empresa que está há mais de 40 anos produzindo história e levando o melhor do café até você.

“Através do nosso Expert em Cafés Paulo Tassinari, trabalhamos provando, testando cafés e fazendo escolhas para que os clientes possam sempre acertar na compra. Nosso propósito é mostrar que café é muito mais do que café: é cultura, técnica, história e poesia”.

História – Tassinari Cafés

Receita do Drink Cara-Metade

Você tem diferentes formas de preparar o seu drink. Aprenda o passo a passo e surpreenda o seu paladar!

Ingredientes

  • Café duplo extraído bem curto (50 mL).

Caso você não tenha uma máquina de Espresso, use 3 cápsulas (20 mL) de bebida extraída bem curtinha para cada cápsula (60 mL). Sugestão: Colômbia da Cia das Arábicas que você encontra em nossas lojas. Ou, também, até mesmo preparando um Moka de 3 cafés;

  • 80 gramas de gelo (se desejar, coloque metade do gelo para bater e adicione o restante depois na bebida pronta);
  • 70 gramas de polpa de maracujá;
  • 20 gramas de açúcar orgânico
drink cafe cara-metade

Uma sinérgica combinação de calor, energia e sedução. Sem sombra de dúvidas, essa bebida vai conquistar você! (foto: Rodrigo Azevedo / Zona Sul)

Para aproveitar mais receitas de bebeidas criadas por nossos Experts e barman, baixe o catálogo de drinks de verão gratuitamente.

Preparo

Para o preparo, primeiramente coloque o gelo no liquidificador (todo ou metade, se desejar adornar o drink com o gelo). Depois, coloque o café por cima do gelo juntamente com a polpa extraída de um maracujá com as sementes.

Por fim, adicione o açúcar e bata tudo até obter uma mistura homogênea. Coe se preferir, mas não use uma peneira muito fina, pois vai reduzir a cremosidade da bebida. Depois, é só aproveitar e se deliciar com essa bebida única e refrescante. Essa receita rende 200 ml (serve de duas a três pessoas).

Sugestão: você ainda pode usar copos como o da foto de destaque do artigo e adornar com lascas e sementes de maracujá e alguns grãos de café.

Harmonização

Para acompanhar seu drink Cara-Metade, que tal um sanduíche de lombinho? O caramelado dos aromas formados nas reações de Maillard do café certamente combinará com os do lombinho assado.  É através da reação de Maillard que o grão do café adquire sua cor e aromas característicos.

Em outras palavras, as notas dos gostos ácidos do café e do maracujá vão arredondar a textura da carne do lombinho.

Confira algumas receitas com carne suína e aproveite para conhecer os benefícios da carne de porco na sua alimentação.

Se você gosta da ideia de consumir o cafezinho de um jeito diferente, conheça mais sobre tipos de café gelado para refrescar o seu verão neste artigo.