Sabor de afeto é o que resume essa parceria do bem entre Zona Sul e Gastromotiva. Para celebrar um ano de Refettorio Gastromotiva aberto ao público, a Chef Zona Sul foi convidada a criar um menu comemorativo para a ocasião. E tudo foi feito com aproveitamento de alimentos fornecidos pelo Zona Sul! Conheça essa história e ainda aprenda a receita da sobremesa irresistível preparada nesse dia especial.
Aqui você vai ver:
- Zona Sul + Gastromotiva
- Chef Zona Sul Tarsila Lima: um elo de coração
- Menu da Chef Tarsila: da entrada à sobremesa
- Quer visitar o Refettorio Gastromotiva?
Zona Sul + Gastromotiva
Você conhece a Gastromotiva (@gastromotiva)? É uma organização não governamental que usa a gastronomia como um motor de transformação social. A ONG visa levar refeições saudáveis e completas para população em situação de vulnerabilidade social e já atendeu mais de 2 milhões de pessoas, distribuiu mais de 5 milhões de refeições e já capacitou mais de 8 mil alunos!
Funciona assim: a instituição vende o almoço, o qual é sempre preparado por chefs, e oferece gratuitamente o jantar para 72 pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Chefs renomados já participaram do projeto, como Kátia Barbosa e João Diamante. E, neste mês de novembro, a Chef Zona Sul Tarsila Lima @tarsilalima.gastronomia foi convidada a preparar o menu comemorativo de um ano de Refettorio Gastromotiva aberto ao público.
Para deixar essa comemoração ainda mais especial, a ação contou com a participação do Zona Sul, que forneceu todos os insumos necessários para o preparo dos pratos, a partir dos ingredientes excedentes em loja, praticando assim, o aproveitamento total de alimentos.
Chef Zona Sul Tarsila Lima: um elo de coração
A atual Chef Zona Tarsila Lima tem uma história de amor com o projeto Gastromotiva. Confira o depoimento da Chef nesse rápido bate-papo e saiba como ela se tornou um elo entre duas marcas que conhecem bem o poder da gastronomia como gesto de carinho.
Qual é a sua experiência com o Gastromotiva?
Fui coordenadora do curso da Gastromotiva em Salvador e fui convidada para participar da inauguração do Refettorio Gastromotiva no Rio de Janeiro em 2016, durante o período das Olimpíadas. Quando voltei para o Rio, eles me convidaram para cozinhar lá novamente, e marcamos para novembro, o mês de aniversário do Reffetorio aberto ao público.
Como se deu a parceria Zona Sul e Gastromotiva?
Como sou Chef Zona Sul, achei o convite uma ótima oportunidade de unir forças, aplicando o aproveitamento de alimentos e levando insumos excedentes da loja Zona Sul em que atuo, fazendo do projeto uma grande rede sustentável e do bem.
“Foi muito emocionante levar alimentação e dignidade para uma população vulnerável e também falar em nome do Zona Sul, sobre como estávamos felizes de poder participar.”
Chef Zona Sul Tarsila Lima
Menu da Chef Tarsila: da entrada à sobremesa
O menu escolhido pela Chef Tarsila Lima no dia da sua participação foi:
- Entrada: legumes gratinados
- Prato principal: arroz de costela com ovos mollet e couve frita.
- Sobremesa: bolo de banana com farinha de rosca de pães que não foram utilizados.
Receita de bolo de banana por Tarsila Lima
Você pode reproduzir um pouco dessa deliciosa experiência em casa. Aprenda a receita original da Chef Tarsila Lima e aprecie seu bolo de banana no café da manhã, no lanche ou como sobremesa. Quer uma dica? Vai bem com um café Me Bebe, que só tem no Zona Sul!
Ingredientes para a calda
- 300 g de açúcar
- 60 ml de água
- 4 bananas
Ingredientes para a massa
- 12 bananas
- 12 ovos
- 500 ml de óleo
- 500 g de açúcar mascavo
- 80 g de fermento químico
- 5 g de canela em pó
- 500 g de farinha de rosca
Modo de preparo
- Bater no liquidificador as bananas, ovos, óleo, açúcar.
- Em seguida, com ajuda de um fouet, misturar a farinha de rosca, fermento, canela em pó.
- Levar para assar a 150 °C por 50 minutos a 1 hora.
Quer visitar o Refettorio Gastromotiva?
O Refettorio Gastromotiva está localizada no boêmio bairro da Lapa, no Rio de Janeiro (Rua da Lapa, 108), e funciona de segunda a sexta, das 11h30min às 15h. Todo dia é oferecido um menu diferente, assinado por chefs renomados, ao custo fixo de R$ 45 (entrada + prato principal + sobremesa + 1 bebida). A partir das 17h, eles servem o mesmo menu à população que se encontra em vulnerabilidade, sem cobrar por isso.
E quando sobra comida e falta espaço, ainda fazem quentinhas! O Zona Sul tem muito orgulho em fazer parte desta historia!
Conheça mais projetos sustentáveis que promovem o amor em forma de gastronomia com a participação do Zona Sul: