De norte a sul, a mesa do brasileiro é repleta de sabor, aroma e diversidade de alimentos que encantam, nós brasileiros e os turistas que por aqui chegam. Pensando nisso, o Zona Sul preparou um especial Sabores do Brasil, com uma seleção de produtos com o gostinho que só a nossa gastronomia tem.
Queijo de coalho do Nordeste, o açaí do Norte, o pequi no Centro-Oeste, o churrasco do Sul, a feijoada no Sudeste. Alguns exemplos das delícias do nosso país.
Um país tão grande e farto de pratos tradicionais, que é até difícil lembrar de todos eles. Sendo assim, melhor se deliciar com a peculiaridade de cada uma das regiões e a todo tempo repetir “esse é o meu prato favorito”.
A variedade é grande: tem o queijo de coalho no café da manhã no Nordeste e cheio de charme do Baião de Dois; açaí acompanhando pratos salgados no Pará; Pequi presente nas receitas do Centro-Oeste, arroz carreteiro e o churrasco gaúcho ou a tradicional feijoada preta no Rio de Janeiro, e o feijão tropeiro de Minas Gerais. Ah, não podemos deixar de falar da Cachaça, que só é cachaça se produzida aqui na nossa terrinha.
São inúmeras receitas de família que passam de geração em geração e são repletas de sabores, memórias e afetos. Por isso, nós te convidamos para viver essa experiência de conhecer os produtos tipicamente brasileiros que temos o compromisso de levar pra sua mesa, valorizando a gastronomia local e regional. Aproveite!
Do cultivo do café ao audacioso vinho tinto Maria Maria
Na tradicional região cafeeira do sul de Minas Gerais, berço de uma família apaixonada e orgulhosa em produzir os melhores grãos, nasceu o vinho Maria Maria.
O cultivo da videira Syrah seguiu o princípio de excelência empregado nos cafezais: condições climáticas ideais para amadurecimento e colheita de suas uvas durante o outono e o inverno do sudeste brasileiro. As características climáticas, somadas a princípios de sustentabilidade e respeito socioambientais, proporcionaram um Syrah de caráter jovem e com discreta maturação em madeira. Conheça mais sobre a uva Syrah neste artigo.
Neste vinho Maria Maria, predominam os aromas frutados que lembram compotas de amoras e morangos e também aromas de tabaco e especiarias. Um vinho audacioso e singular. Vai bem com carnes vermelhas, aves e caças.
Queijo de coalho: do espetinho na praia ao arroz carreteiro
De origem nordestina, o Queijo de Coalho faz muito sucesso no Brasil inteiro por conta do seu sabor e textura inconfundíveis. Vai bem no forno, grelhado, ensopados e sobremesas. Se você procura um queijo que se mantenha firme durante o preparo, então essa é a escolha perfeita.
Tonka: a deliciosa semente que nasce no norte do Brasil
A Fava Tonka, também conhecida como Cumaru, é uma semente extremamente aromática e um excelente substituto para a baunilha. Por ser tão versátil, vai bem com: receitas com frutas, chocolates, sobremesas a base de leite, cremes brulées, bolos, tortas, biscoitos doces, compotas e mousses.
Fava Tonka Bombay Fava tonka ou Cumaru
Dica Bombay: para ser utilizada, rale em um ralador fino – igual ao da noz moscada – em pequena quantidade.
Faça suas escolhas e misture a diversidade dos sabores do Brasil na sua mesa!