O que você sabe sobre vinhos brancos? Eles são todos iguais? Será que espumante é vinho branco? Saiba mais sobre essa categoria com o Expert Zona Sul Claudio Pinto e escolha o seu rótulo para brindar a primavera!
Aqui você vai ver:
Eles não são todos iguais
Os vinhos brancos são feitos, em geral, com uvas de casca clara, mas também podem ser elaborados com uvas tintas — desde que as cascas sejam retiradas antes da fermentação. Como são produzidos sem as cascas das uvas, onde ficam concentrados os taninos, os vinhos brancos são menos adstringentes e mais leves no paladar.

Vinho branco também pode ser feito com uva tinta, mas não possui taninos, por estarem concentrados na casca.
Taninos são substâncias naturais encontradas sobretudo na casca das uvas — especialmente nas tintas. Eles são responsáveis por aquela sensação de secura na boca, como quando você come uma banana-verde ou um caqui menos maduro. Eles ajudam a dar estrutura ao vinho e auxiliam na harmonização com comidas mais gordurosas porque “limpam” o paladar.
No entanto, nem todo mundo gosta dessa sensação, e com os vinhos brancos, não há risco de sentir a adstringência dos taninos.
Vinho branco para refrescar
Os vinhos brancos são conhecidos por serem leves, refrescantes e tropicais. A boa acidez faz deles ótimas companhias para pratos como peixes, frutos-do-mar, saladas e queijos suaves. A maioria dos vinhos brancos apresenta corpo leve e deve ser servida gelada, entre 6 °C e 12 °C, ideais para consumo imediato.
Vinhos brancos de uvas como Pinot Grigio, Riesling, Sauvignon Blanc, Trebbiano ou Albariño geralmente possuem essas características.


Vinho branco estruturado existe?
Os vinhos brancos não são todos iguais. Além das diferenças entre as castas utilizadas, o terroir e o processo de fermentação, alguns passam por envelhecimento em barris — o que os torna mais estruturados (também chamado de encorpados) e complexos. Esses estilos são ideais para dias mais frios e pratos mais untuosos, como um bom fondue de queijo ou risotos cremosos.
Vinhos brancos podem ser leves e cítricos, aromáticos e florais, estruturados e complexos, doces e licorosos. Só escolher!
Quer um exemplo de um vinho branco “fora da caixinha”? O vinho branco chileno Doña Dominga Late Harvest é um vinho branco chileno estruturado, elaborado com as uvas Gewürztraminer, Semillon e Viognier, colhidas tardiamente para maior concentração de aromas e açúcares.
Com textura aveludada e acidez equilibrada, é ideal para acompanhar sobremesas, queijos azuis ou simplesmente ser apreciado como vinho de meditação. Servido gelado (8 °C a 10 °C), revela toda sua elegância e frescor e possui tempo de guarda de até 5 anos.


Vinhos regionais
Alguns vinhos brancos se destacam não somente pelo sabor, mas pela forte ligação com suas origens geográficas, que garantem identidade e qualidade. O Petit Chablis, por exemplo, é produzido na região de Chablis, na Borgonha (França), e expressa a mineralidade dos solos calcários com a elegância da uva Chardonnay.


Já o Vinho Verde, da região do Minho, no noroeste de Portugal, é elaborado com variedades locais como Loureiro e Alvarinho. Essas indicações geográficas não são apenas rótulos: são selos de tradição, terroir e autenticidade, conferindo identidade aos vinhos.
Mais regiões também são reconhecidas pelos vinhos brancos com a identidade regional, como vinhos da região da Alsácia (França), Napa Valley (Estados Unidos), Soave (Vêneto, Itália), entre outras.
Espumantes
Os espumantes são vinhos brancos ou rosés que apresentam bolhas, conhecidas como perlage, formadas durante a segunda fermentação. Dependendo de onde e como essa fermentação ocorre, eles recebem nomes diferentes: o Champagne e o Cava são produzidos com fermentação dentro da garrafa (método tradicional), enquanto o Prosecco é elaborado em tanques de inox (método Charmat).
Além disso, os espumantes são classificados conforme o nível de açúcar residual, indo do mais seco Nature aos mais doces, como Moscatel e Doux.

ODE: só tem no Zona Sul
Para os fãs de espumantes, o Zona Sul conta com uma linha exclusiva, pensada para o carioca de coração.
Em parceria com a vinícola Courmayeur, o Zona Sul decidiu produzir espumantes com o melhor da tecnologia da vitivinicultura brasileira. A família ODE conta com os integrantes ODE Brut, ODE Brut rosé, Blanc de Blancs, Prosecco e ODE Brisa, um Moscatel rosé elegante para sobremesas.


Confira a linha completa e garanta um ODE para cada momento!
Baixe o catálogo de vinhos Zona Sul
Há sempre um vinho ou espumante branco adequado para cada estação do ano. E para descobrir a seleção ideal de rótulos para harmonizar o clima, você conta com os catálogos de vinhos Zona Sul. A cada estação, a Zona Sul lança uma nova seleção de vinhos pelo Expert Claudio Pinto, trazendo rótulos nacionais e internacionais exclusivos que harmonizam com os sabores e sensações do momento.
Baixe agora o catálogo de vinhos da primavera e encontre o rótulo ideal para cada ocasião — do almoço leve ao jantar especial, além de dicas e receitas dos Experts e Chefs Zona Sul.
