Carlos Eduardo trabalhou como professor antes de se tornar Chef, mas foi a gastronomia quem lhe ensinou uma grande lição: as melhores receitas têm sabor de afeto. Nascido no Rio, mas com família amazonense, Kadu coloca em cada criação o sabor de um Brasil rico em ingredientes e diversidade cultura. Conheça mais sobre o novo Chef Zona Sul e aprenda receitas exclusivas.

Aqui você vai ver:

Quem é Kadu Motta?

Carlos Eduardo Motta da Silva, ou Kadu “para os íntimos”, é carioca e filho de amazonenses. Muito antes de se tornar Chef, o professor Kadu lecionava geografia profissionalmente, mas sabia que a gastronomia um dia o levaria a novos horizontes.

Em 2015, após muitos anos trabalhando como professor, Carlos Eduardo se tornou aprendiz e começou a estudar gastronomia. A partir de então, trocou os quadros pelos pratos e começou a trabalhar em restaurantes. Versátil, Kadu viveu a experiência de trabalhar em restaurante vegano, estudou aproveitamento integral dos alimentos, concluiu uma pós-graduação em gastronomia brasileira e gestão de empreendimentos gastronômicos.

“Gastronomia brasileira é minha base profissional e um amor incondicional. Consigo unir história, geografia e gastronomia em uma preparação ou prato. Para mim gastronomia vai muito mais que uma profissão, é uma imersão cultural.”

Chef Zona Sul Kadu Motta

Sua história com o supermercado mais amado do Rio começou há seis anos, quando Kadu começou na rede como estagiário em gastronomia, passando por diversas categorias como padaria, entre outros, até entrar para o time de Chefs que faz o menu do café da manhã e do Salada Bar acontecer todo dia com primor nas lojas Zona Sul.

Uma entrevista com o Chef

Que tal conhecer mais sobre o dia a dia do mais novo Chef Zona Sul? Sinta-se convidado para esse bate-papo e aprenda os segredos da gastronomia brasileira por Kadu Motta.

Como foi sua relação com a gastronomia até ela fazer parte da sua vida profissional?

A gastronomia sempre esteve presente em minha vida. Minha família é amazonense, então desde criança estive na cozinha acompanhando minha mãe e avó nos preparativos das comidas. Assistia muitos programas de televisão relacionados a gastronomia e turismo, assuntos dos quais o Brasil é exemplo.

“A gastronomia brasileira, é abundante e muito variada. Temos ingredientes comuns em todo país porém com preparos completamente diferentes.”

Chef Zona Sul Kadu Motta

Pra você, o que significa ser um Chef?

Gastronomia é um ato de amor e afeto com a alimentação. Ser Chef, além de liderar, é compartilhar experiências. É trazer inovação e diversificação para os pratos. Por fim, é saber lidar com o cliente e tratá-lo bem.

“A gastronomia leva as pessoas a diversos lugares e culturas sem precisar viajar.”

Chef Zona Sul Kadu Motta

Qual o seu toque de chef? Aquele tempero especial que nunca pode faltar nos pratos?

Utilizo temperos simples, porém com personalidade, como lemon pepper e páprica. Gosto de finalizar pratos com bastante cor. Acredito que antes de mais nada, as pessoas “comem com os olhos”. Apresentação é primordial.

Tem alguma receita que marcou a sua vida?

Apesar da minha origem amazonense, algumas receitas que marcaram a minha infância fogem das características típicas alimentares da região, como os almoços de domingo que avó fazia, em especial a carne assada recheada com nhoque de batata doce.

Entre as receitas típicas, uma que marcou muito minha vida e eu amo que é o pirarucu de casaca. Pirarucu é o maior peixe de água doce. Esse peixe é exclusivo de nosso país, mais precisamente na bacia amazônica. Este prato leva o peixe pirarucu refogado com tomate, cebola e pimentões, a farinha d’água (farinha de mandioca grossa) hidratada no leite de coco e banana da terra frita. É montado em camadas alternadas os ingredientes.

Como é a sua rotina como Chef Zona Sul?

Minha rotina é bastante agitada e, particularmente, eu amo esse ritmo. Como Chef Zona Sul tenho grande responsabilidade na loja em que trabalho.

Assim que chego pela manhã converso com a equipe para nos planejarmos com o serviço diário. E cada dia é completamente diferente do outro. Realizo treinamentos frequentes com a equipe, desenvolvo degustações e aproveito para tirar as dúvidas dos clientes.

Monto o cardápio do Salada Bar, avalio as produções, tanto na qualidade quanto nos padrões. Me preocupo em avaliar também o layout da loja, o abastecimento, o bom atendimento ao cliente e o bem-estar do mesmo.

“Acredito que o trabalho em equipe e o bom diálogo nos faz chegar a patamares extraordinários. O mérito, o sucesso e a conquista é de todos.”

Chef Zona Sul Kadu Motta

O que tem de diferente em trabalhar como Chef para o Zona Sul em comparação a um restaurante ou evento?

Trabalhar como Chef para o Zona Sul é de uma satisfação muito grande. Temos liberdade para colocarmos nossa criatividade e autenticidade em nosso buffet Salada Bar. Podemos investir no diferencial que atrai pessoas todos os dias: as inovações, priorizando a satisfação do cliente, com quem criamos uma relação de amizade, parceria e confiança.

Alguma receita favorita dos clientes?

Os clientes amam quando fazemos peixes no Salada Bar, principalmente paella (aprenda a receita a seguir), ou alguma salada que possua frutos do mar como um vinagrete de frutos mar. Salada integrais como cevadinha com grãos e arroz 7 grãos fazem grande sucesso.

Receitas do Chef Kadu Motta pra quem ama pescados

Que tal colocar mais brasilidade no seu dia com as receitas do Kadu? Anote alguns pratos selecionados à dedo pelo Chef e faça você mesmo.

Filé de tilápia com crosta de castanha de caju e legumes salteados com ervas finas

Ingredientes

  • 250g de filés de tilápia (Companhia do Peixe)
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal
  • 2 colheres de sopa de castanha de caju trituradas
  • 1/2 de sopa de salsinha picada
  • 2 colheres de sopa de azeite extravirgem
  • 2 batatas inglesas cortadas em cubos pequenos (brunoise)
  • 2 cenouras cortadas em cubos pequenos (brunoise)
  • 200g de vagem francesa
  • 1 colher de chá de ervas finas

Modo de preparo

  1. Tempere o peixe com sal e pimenta. Reserve .
  2. Em uma tigela, junte manteiga, as castanhas de caju e salsinha. Cubra os filés de tilápia com essa mistura, formando uma crosta fina.
  3. Em uma assadeira, espalhe 1 colher de sopa de azeite, coloque os filés e leve ao forno preaquecido, a 180 graus, por 15 minutos.
  4. Em uma panela, cozinhe separadamente a batata, a cenoura e a vagem francesa em água e sal. Depois de cozidas, escorra-as.
  5. Em uma frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite e refogue os legumes por 5 minutos, adicionando as ervas finas.
  6. No centro de um prato, disponha os legumes refogados e arrume os filés de tilápia por cima.

Paella com camarão e cordeiro

Ingredientes para a paella

  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 200g de carne de cordeiro em cubos
  • 1/3 de xícara de cebola picada
  • 1/3 de xícara de pimentão vermelho picado
  • 1/3 de xícara de pimentão verde picado
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 2 e 1/2 xícaras de caldo de camarão
  • 1 colher de chá de açafrão
  • 200 g de camarões
  • 4 vagens de ervilha torta

Ingredientes para o molho aioli

  • 1 xícara de (chá) de leite frio
  • 1/2 dente de alho picado
  • Sal a gosto
  • 1/2 xícara de azeite frio
  • 1/4 de xícara de chá de óleo de girassol frio

Ingredientes para decorar

  • 3 camarões grandes VG
  • 4 costeletas de cordeiro
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • 1 ramo de alecrim
  • Vagens de ervilha torta

Modo de preparo da paella

  1. Aqueça o azeite em uma paellera em fogo alto. Adicione a carne de cordeiro e espere dourar um pouco. Junte as cebolas e os pimentões, tempere com o sal e a pimenta e deixe refogar por 5 minutos. Junte o arroz, misture bem e adicione o caldo de camarão e o açafrão.
  2. Baixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Coloque os camarões e as ervilhas e cozinhe por mais 3 minutos.
  3. Desligue o fogo, acerte o tempero e tampe a paellera, abafando por 2 minutos antes de servir.

Modo de preparo do molho aioli

No liquidificador, coloque o leite, o alho e o sal. Bata e adicione, aos poucos, o azeite e o óleo até se obter uma textura firme. Sirva a parte.

Finalização

Tempere os camarões e as costeletas de cordeiro com sal e a pimenta. Grelhe-os em uma frigideira bem quente. Arrume-os por cima da Paella, junto com o ramo de alecrim e as 4 vagens de ervilha torta, para decorar, e sirva.

Conheça os Chefs Zona Sul

Assim como Kadu Motta, o time de Chefs Zona Sul é composto por profissionais especializados em criar histórias e experiências em forma de receitas, disponibilizando todas elas nos serviços de Café da Manhã e Salada Bar Zona Sul.

Entre os integrantes dessa equipe carioca de coração estão Jéssica OliveiraTarsila LimaLeonardo SalgueiroThays CostaBia SouzaAna Paula LegeyDavid Eleutério, e outros chefs que você vai adorar conhecer. Afinal, o Zona Sul é muito mais que um supermercado, mas um lugar para comer e viver bem!