Ocasiões especiais sempre combinam com um bom vinho, e a Páscoa, certamente, é uma delas. Nesta Páscoa, momento de ficar em casa com a família para um delicioso almoço – geralmente com bacalhau e, é claro, chocolate – saber escolher o vinho adequado para harmonizar com suas receitas faz toda a diferença.

Pensando em te ajudar na escolha do cardápio e mostrar os vinhos que combinam com cada prato, nossos Experts prepararam um e-book com receitas deliciosas! Para baixar o e-book, clique aqui.

E-book Sabores da Páscoa, por Zona Sul.

Veja, a seguir, como harmonizar as receitas disponíveis no e-book com o vinho ideal, de acordo com o Expert em vinhos Dionísio Chaves,

A seleção de Páscoa é uma excelente degustação de diferentes vinhos, castas, regiões e produtores do mundo todo. Aproveite essa viagem e boa degustação.

Dionísio Chaves, Expert em vinhos

Saladas e entradas

Confira quais os vinhos que combinam com o famoso bolinho de bacalhau e outras saladas deliciosas para iniciar o clima de festa.

Salada especial de bacalhau

Esse prato leve combina com o vinho chileno Rayuela Chardonnay Reserva. Na boca, este é um vinho de grande frescor, frutado, intenso, prolongado e sutilmente mineral.

Salada de bacalhau Santa Mônica

O vinho sul africano Gôiya Chardonnay / Sauvignon é ideal para esse prato, criado pelo Expert Marcelo Scofano. Caracterizado por um ácido relativamente forte, com um sabor de frutas cítricas, fresco e leve e rico em minerais.

Salada de grãos com bacalhau

Se você prefere algo mais leve, essa receita é a ideal, especialmente com o vinho chileno Casa Silva Cool Coast Riesling.

Este Riesling apresenta uma tonalidade amarelo palha com reflexos verdes. No nariz apresenta aromas de frutas cítricas, flores brancas e bastante mineralidade. Na boca, tem bom corpo, equilíbrio, retrogosto longo e harmonioso. Acompanha muito bem frutos do mar, peixes gordurosos e queijos mais cremosos.

Bolinho de Bacalhau

Bolinho de bacalhau é sempre uma delícia e, sem dúvidas, é a cara da Páscoa! Para acompanhar o bolinho de bacalhau ensinado pelo Expert Piero Cagnin no e-book de receitas, aposte no vinho verde Casal Mendes.

Seu aroma apresenta-se notavelmente frutado com notas cítricas e florais, seguido por um paladar ligeiramente acídulo, o que lhe confere um frescor com final de boca suave.


Pratos principais

Se existe um protagonista no tradicional almoço de Páscoa, certamente é o peixe. Bacalhau, então, nem se fala… Mas saiba que existem diversas formas de inovar na sua receita. Inspire-se nas dicas abaixo.

Cavaquinha grelhada com creme de baroa

Esse prato com sabor único, criado pelo Expert Carlos Ohata, vai bem com o vinho branco chileno Volada Chardonnay, um vinho amarelo claro com tons esverdeados perfeito para o dia a dia e refeições leves. No nariz, apresenta intensas notas de frutas tropicais e no paladar se mostra fresco e equilibrado.

Escondidinho de batata baroa e bacalhau

Caso escolha esse receita do Expert Piero Cagnin, aposte no vinho francês Nic Rager Chardonnay. Um forte perfume floral lidera o buquê deste vinho, com notas de maçã rosa, pera madura e óleo cítrico.

O vinho Nic Rager Chardonnay faz parte da categoria de vinhos varietais Vin de France. Entenda mais sobre eles aqui.

Bacalhau mediterrâneo com polenta de colher

Para esse prato, aposte no vinho italiano Tomaresca Primitivo. Na boca, esse vinho é macio e potente, com taninos redondos e bem integrados com a estrutura do vinho.

Baccalà alla Vicentina com polenta

Para esse prato delicioso, o vinho francês Monsieur de Portillon é a pedida certa. Encorpado, deve ser servido de 16 a 18°C.

Risoto de bacalhau, cogumelos frescos e tomates secos

Para harmonizar com este prato, aposte no vinho francês Domaine Clos de Chevigne Macon Serrieres Gamay. De corpo leve, deve ser servido entre 16 e 18º C.

Bacalhau confit com tomilho, alho e purê de batata

Esse prato, criado pelo Expert Christophe Lidy, vai bem com o vinho português Esporão Reserva tinto. Em boca, esse vinho é potente, tem taninos firmes, mas maduros. Sabor frutado com evocações de café torrado. Boa acidez e bom equilíbrio alcoólico.

Bacalhau no azeite com mousseline de baroa

Caso escolha esse prato para sua Páscoa, o vinho Falcoaria tinto clássico é o ideal. Nariz intenso, persistente, com aromas de frutas maduras, ligeiro tostado, especiarias e tabaco. Na boca tem ótimo corpo, taninos presentes, bom equilíbrio e final de boca longo e ligeiramente tânico.

Lombo de bacalhau confit com berinjelas

Aprecie esse saboroso prato de lombo de bacalhau confit em camisa de berinjelas e molho de tomate fresco, azeitonas e alcaparras com uma taça do vinho português Peccatore Portal Tinto.

Dica de ouro: como dessalgar bacalhau

Uma dica de ouro é assistir o vídeo abaixo para aprender a dessalgar o lombo de bacalhau, pelo Expert Piero Cagnin. Você vai precisar retirar a pele, lavar em água salgada e deixar de molho por 3 dias para um processo completo.

Como dessalgar bacalhau, por Piero Cagnin.

Doces e sobremesas

O chocolate da Páscoa pode estar presente não só em forma de ovos, barras e bombons, mas também em forma de ingrediente para receitas maravilhosas de sobremesas. E para cada sobremesa, um vinho diferente para harmonizar. Confira:

Bolo de café, chocolate e cachaça

Esse bolo, de sabor único, criação do Expert em cafés Paulo Tassinari, merece um vinho à altura. Nesse caso, o vinho Porto Romariz Fine Ruby é o ideal. Para combinar o suave aroma do café com um encorpado vinho do Porto.

Brigadeiro Azeitado

Esse brigadeiro diferenciado, criado pelo Expert Marcelo Scofano, combina super bem com o vinho Porto Romariz Fine Tawny.

Pots Creme de Chocolate

Aqui, assim como no caso do bolo de café com chocolate e cachaça, aposte sem medo no vinho português Porto Romariz Fine Ruby.

E aí, qual receita chamou mais a sua atenção? Agora, então, é só aproveitar a ocasião e surpreender quem você mais ama com um prato caprichado e um delicioso vinho. Com certeza, seguindo nossas dicas harmonização de vinhos e preparando sua receita com os ingredientes de qualidade do Zona Sul, sua Páscoa será um sucesso!

Aproveite para conferir mais dicas sobre Páscoa!