Ocasiões especiais sempre combinam com um bom vinho, e a Páscoa, certamente, é uma delas. Nesta Páscoa, momento de ficar em casa com a família para um delicioso almoço – geralmente com bacalhau e, é claro, chocolate – saber escolher o vinho adequado para harmonizar com suas receitas faz toda a diferença.
Pensando em te ajudar na escolha do cardápio e mostrar os vinhos que combinam com cada prato, nossos Experts prepararam um e-book com receitas deliciosas! Para baixar o e-book, clique aqui.


Veja, a seguir, como harmonizar as receitas disponíveis no e-book com o vinho ideal, de acordo com o Expert em vinhos Dionísio Chaves,


A seleção de Páscoa é uma excelente degustação de diferentes vinhos, castas, regiões e produtores do mundo todo. Aproveite essa viagem e boa degustação.
Dionísio Chaves, Expert em vinhos
Saladas e entradas
Confira quais os vinhos que combinam com o famoso bolinho de bacalhau e outras saladas deliciosas para iniciar o clima de festa.
Salada especial de bacalhau
Esse prato leve combina com o vinho chileno Rayuela Chardonnay Reserva. Na boca, este é um vinho de grande frescor, frutado, intenso, prolongado e sutilmente mineral.
Rayuela Chardonnay Reserva Salada especial de bacalhau
Salada de bacalhau Santa Mônica
O vinho sul africano Gôiya Chardonnay / Sauvignon é ideal para esse prato, criado pelo Expert Marcelo Scofano. Caracterizado por um ácido relativamente forte, com um sabor de frutas cítricas, fresco e leve e rico em minerais.
Gôiya Chardonnay / Sauvignon Prato por Marcelo Scofano: salada de bacalhau Santa Mônica.
Salada de grãos com bacalhau
Se você prefere algo mais leve, essa receita é a ideal, especialmente com o vinho chileno Casa Silva Cool Coast Riesling.
Este Riesling apresenta uma tonalidade amarelo palha com reflexos verdes. No nariz apresenta aromas de frutas cítricas, flores brancas e bastante mineralidade. Na boca, tem bom corpo, equilíbrio, retrogosto longo e harmonioso. Acompanha muito bem frutos do mar, peixes gordurosos e queijos mais cremosos.
Vinho Branco Chileno Casa e Silva Lago Ranco Riesling Salada de grãos com bacalhau
Bolinho de Bacalhau
Bolinho de bacalhau é sempre uma delícia e, sem dúvidas, é a cara da Páscoa! Para acompanhar o bolinho de bacalhau ensinado pelo Expert Piero Cagnin no e-book de receitas, aposte no vinho verde Casal Mendes.
Seu aroma apresenta-se notavelmente frutado com notas cítricas e florais, seguido por um paladar ligeiramente acídulo, o que lhe confere um frescor com final de boca suave.
Vinho verde Casal Mendes Bolinho de bacalhau
Pratos principais
Se existe um protagonista no tradicional almoço de Páscoa, certamente é o peixe. Bacalhau, então, nem se fala… Mas saiba que existem diversas formas de inovar na sua receita. Inspire-se nas dicas abaixo.
Cavaquinha grelhada com creme de baroa
Esse prato com sabor único, criado pelo Expert Carlos Ohata, vai bem com o vinho branco chileno Volada Chardonnay, um vinho amarelo claro com tons esverdeados perfeito para o dia a dia e refeições leves. No nariz, apresenta intensas notas de frutas tropicais e no paladar se mostra fresco e equilibrado.
Vinho Volada Chardonnay Cavaquinha com creme de baroa, por Carlos Ohata
Escondidinho de batata baroa e bacalhau
Caso escolha esse receita do Expert Piero Cagnin, aposte no vinho francês Nic Rager Chardonnay. Um forte perfume floral lidera o buquê deste vinho, com notas de maçã rosa, pera madura e óleo cítrico.
O vinho Nic Rager Chardonnay faz parte da categoria de vinhos varietais Vin de France. Entenda mais sobre eles aqui.
Nic Rager Chardonnay Escondidinho de batata baroa e bacalhau
Bacalhau mediterrâneo com polenta de colher
Para esse prato, aposte no vinho italiano Tomaresca Primitivo. Na boca, esse vinho é macio e potente, com taninos redondos e bem integrados com a estrutura do vinho.
Vinho Tomaresca primitivo Bacalhau mediterrâneo com polenta de colher
Baccalà alla Vicentina com polenta
Para esse prato delicioso, o vinho francês Monsieur de Portillon é a pedida certa. Encorpado, deve ser servido de 16 a 18°C.
Vinho francês Monsieur de Portillon Baccalà alla Vicentina
Risoto de bacalhau, cogumelos frescos e tomates secos
Para harmonizar com este prato, aposte no vinho francês Domaine Clos de Chevigne Macon Serrieres Gamay. De corpo leve, deve ser servido entre 16 e 18º C.
Vinho Domaine Clos de Chevigne Macon Serrieres Gamay Risoto de bacalhau, cogumelos e tomates
Bacalhau confit com tomilho, alho e purê de batata
Esse prato, criado pelo Expert Christophe Lidy, vai bem com o vinho português Esporão Reserva tinto. Em boca, esse vinho é potente, tem taninos firmes, mas maduros. Sabor frutado com evocações de café torrado. Boa acidez e bom equilíbrio alcoólico.
Vinho português Esporão Reserva Bacalhau confit com tomilho, alho e purê de batata
Bacalhau no azeite com mousseline de baroa
Caso escolha esse prato para sua Páscoa, o vinho Falcoaria tinto clássico é o ideal. Nariz intenso, persistente, com aromas de frutas maduras, ligeiro tostado, especiarias e tabaco. Na boca tem ótimo corpo, taninos presentes, bom equilíbrio e final de boca longo e ligeiramente tânico.
Vinho Falcoaria Tinto Bacalhau com mousseline de baroa
Lombo de bacalhau confit com berinjelas
Aprecie esse saboroso prato de lombo de bacalhau confit em camisa de berinjelas e molho de tomate fresco, azeitonas e alcaparras com uma taça do vinho português Peccatore Portal Tinto.
Vinho Peccatore Portal Tinto Lombo de bacalhau confit com berinjelas e molho de tomate
Dica de ouro: como dessalgar bacalhau
Uma dica de ouro é assistir o vídeo abaixo para aprender a dessalgar o lombo de bacalhau, pelo Expert Piero Cagnin. Você vai precisar retirar a pele, lavar em água salgada e deixar de molho por 3 dias para um processo completo.
Doces e sobremesas
O chocolate da Páscoa pode estar presente não só em forma de ovos, barras e bombons, mas também em forma de ingrediente para receitas maravilhosas de sobremesas. E para cada sobremesa, um vinho diferente para harmonizar. Confira:
Bolo de café, chocolate e cachaça
Esse bolo, de sabor único, criação do Expert em cafés Paulo Tassinari, merece um vinho à altura. Nesse caso, o vinho Porto Romariz Fine Ruby é o ideal. Para combinar o suave aroma do café com um encorpado vinho do Porto.
Vinho tinto do Porto Romariz Fine Ruby Bolo de chocolate com café e cachaça
Brigadeiro Azeitado
Esse brigadeiro diferenciado, criado pelo Expert Marcelo Scofano, combina super bem com o vinho Porto Romariz Fine Tawny.
Vinho tinto do Porto Romariz Fine Tawny Brigadeiro azeitado
Pots Creme de Chocolate
Aqui, assim como no caso do bolo de café com chocolate e cachaça, aposte sem medo no vinho português Porto Romariz Fine Ruby.
Vinho tinto do Porto Romariz Fine Ruby Pots Creme de chocolate
E aí, qual receita chamou mais a sua atenção? Agora, então, é só aproveitar a ocasião e surpreender quem você mais ama com um prato caprichado e um delicioso vinho. Com certeza, seguindo nossas dicas harmonização de vinhos e preparando sua receita com os ingredientes de qualidade do Zona Sul, sua Páscoa será um sucesso!