Sustentabilidade não é moda. Pelo menos não deveria ser. É uma questão de hábito e de atitudes que representem cuidado com o meio ambiente, considerando pequenos detalhes da rotina que podem ser feitos de maneira diferente.

Nós do Zona Sul, já sabemos que pensar verde é um pilar do Zona Sul desde a sua fundação, há mais de 60 anos. Por isso, para nós, ser carioca de coração é sinônimo de respeitar a natureza.

Algumas iniciativas estão mais perto do que você imagina, e outras estão fora dos holofotes, mas nos bastidores da nossa produção. Fazemos isso porque sabemos que os futuros cariocas de coração ainda têm muito para aproveitar deste planeta. Confira:

Energia limpa e sustentável

Você sabia que a loja Zona Sul Santa Mônica é coberta por painéis solares? O sistema de painéis solares fornece 1/3 da energia consumida pela loja. O restante vem do mercado livre de energia, que só é utilizada para suprir a diferença de consumo necessário.

Paineis solares na loja Santa Mônica.

O mercado livre de energia é um ambiente de negócios onde vendedores e compradores podem negociar energia elétrica voluntariamente, permitindo que os consumidores contratem o seu fornecimento de energia elétrica diretamente das empresas geradoras e de comercializadoras.

Hoje estamos com todas as lojas sendo abastecidas pelo mercado livre de energia, e a energia que contratamos vem 100% de geração de usinas limpas (éolica, hídrica, solar).

Além disso, há três anos que estamos com todas as lojas usando somente lâmpadas LED. As lâmpadas LED reduzem em até 90% o consumo de energia elétrica e não levam metais pesados como o mercúrio das lâmpadas convencionais em sua composição.

Uma lâmpada de LED usa menos energia que 25 lâmpadas incandescentes.

E não é só de energia que estamos falando. A água também entra neste time. Atualmente, temos duas lojas com coleta de água das chuvas que é usada para os banheiros, chamada “água de reuso”.

Fachada Verde

Você sabia que o Zona Sul tem várias lojas com a adoção de jardins verticais em muros e fachadas? Uma fachada repleta de plantas, que além de deixar a frente de loja ainda mais linda, ainda contribui para reduzir a temperatura, o barulho e a concentração de poluentes.

Não acredita que a iniciativa funciona? Segundo pesquisas internas realizadas, em dias quentes, o prédio com muro verde diminuiu a temperatura interna em até seis graus Celsius. E reteve o calor em até três graus Celsius em dias frios! E, além disso, deixou o cenário muito mais bonito.

Móveis com madeira de reuso

Você é fã de criar seus móveis com pallets, ou reaproveitar materiais para decoração, no maior estilo DIY (do it yourself)? Então anota esta dica: o Zona Sul reaproveita caixas de bacalhau da Noruega para criar móveis de escritório e mobiliário de loja. E sabe de uma coisa? Fica lindo demais!

A confecção de móveis com caixas de bacalhau tem o objetivo de contribuir para um ecossistema mais sustentável. Reciclando o insumo da madeira, evitamos desmatamento, propagando o consumo consciente em toda rede Zona Sul.

Felizmente, hoje em dia está em alta o reaproveitamento de caixotes e pallets para a criação de móveis e decoração. Outras ideias são garrafas de vidro como luminárias ou “vasos” de plantas e embalagens recicláveis como PET ou caixas de papelão como organizadores. Faça você também sua parte!

Felizmente, hoje em dia está em alta o reaproveitamento de caixotes e pallets para a criação de móveis e decoração.

Ecobags

Você já conhece as nossas ecobags! Coloridas, exclusivas e, sobretudo muito úteis, as sacolas Amo Rio fazem sucesso nas compras e nas ruas. Mas você sabia que uma ecobag equivale a dez sacolas pláticas a menos no planeta?

1 eco bag = 10 sacolas plásticas a menos no planeta. Zona Sul Sustentável.

Mas de onde nasceu essa ideia?

Desde muito tempo que o Zona Sul já adota alternativas sustentáveis para as tradicionais sacolinhas plásticas. Porém, plástico ainda é plástico e o objetivo é que as lojas tirem totalmente de circulação as antigas sacolinhas. Um exemplo é a loja Zona Sul na Urca, que utiliza somente sacola de papel, sem plásticos.

Você sabia? O Zona Sul é o único supermercado que não é sustentável às custas do cliente. O cliente não paga pelas sacolas plásticas.

Falando em Urca, a loja Zona Sul na Urca (Rua Marechal Cantuaria, 178) é um modelo de loja verde, com diversas iniciativas de sustentabilidade e reciclagem, que resultaram em números bem legais. Veja só:

  • 136 L de óleo foram coletados, sendo transformados em sabão;
  • 40 kg de baterias foram coletadas;
  • 200 orquídeas foram plantadas no bairro.
Resultados de ações sustentáveis na loja 28.

Sacolas de papel

É natural que as sacolas plásticas sejam substituídas por sacolas de papel, completamente recicláveis. Entretanto, as ecobags são a nossa futura aposta da sustentabilidade.

O Zona Sul disponibiliza para venda as ecobags em tamanho P, G, térmicas, de tecido e até mesmo carrinho de feira para fazer das susas compras uma experiência sustentável.

Muito práticas de guardar, de usar e higienizar, as sacolas servem não só para as compras, mas para muitas outras ideias. Agora, só não vale esquecer a sua em casa na hora de ir ao Zona Sul! Anote essas dicas pra não esquecer sua ecobag em casa.

Compostagem e reciclagem

Já teve a experiência de comprar uma das flores da nossa floricultura? Se você gosta de natureza, vai gostar mais ainda de cuidar delas sabendo que o adubo utilizado no Zona Sul é proveniente de compostagem orgânica.

Compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, substituindo o uso de produtos químicos.

As orquídeas são famosas nas nossas lojas! Confira o vídeo abaixo e saiba por quê.

Reciclagem

Você sabia que atualmente existem 65 colaboradores dedicados exclusivamente para reciclagem e sustentabilidade?

O Zona Sul é o único supermercado do Rio que tem uma central de reciclagem própria para gerenciar os próprios resíduos, que são comercializados. O valor do reciclado vendido retorna para o Zona Sul para operações mais sustentáveis. Ou seja, um ciclo verde de benefícios para você e para o meio ambiente.

O Zona Sul é o único supermercado do Rio de Janeiro que tem mão de obra exclusiva para sustentabilidade.

Produtos orgânicos e produtores locais

Você sabe a diferença de um produto orgânico para um não orgânico? Produzido de forma menos “química” possível, sem agrotóxicos e sem danos ao meio ambiente, os orgânicos são produzidos sob uma filosofia de respeito à natureza.

Aqui no Zona Sul trabalhamos com fornecedores de orgânicos exclusivos que plantam exclusivamente para a rede. Apoiamos também pequenos produtores locais e agricultores, pois acreditamos que vale mais a pena apoiar marcas que não causam impactos ambientais, como causam alguns grandes fabricantes.

E não estamos falando de sustentabilidade somente no plantio. O processo é pensado como uma todo. Muitas embalagens dos orgânicos não vêm em isopor, pois é um resíduo que não se recicla. Por isso, são utilizadas bandejas de papel recicladas na comercialização destes produtos.

Conheça mais sobre os orgânicos Bio Vida e sobre os ovos orgânicos obtidos de galinhas livres do nosso galinheiro.

Entregas sustentáveis

Por fim, mesmo quando a sua compra está finalizada, a sustentabilidade não termina. Nossas entregas para endereços nos arredores das lojas são realizadas em veículos “verdes”, como triciclos elétricos e bicicletas. E até em drones terrestres! Sem queima de combustível, sem poluição. Faça seu pedido pelo WhatsApp e descubra a loja mais próxima com entregas sustentáveis.

Ser o supermercado mais amado do Rio não envolve somente prezar por um atendimento de qualidade ou produtos selecionados. É muito mais do que isso, é adotar o estilo de vida carioca de coração, e manifestar, em todos os pilares de atuação, o amor pela cidade maravilhosa!